
E, anunciada porquê? Só aqueles que não se deslocavam ao velhinho campo do J.S.A. poderão ficar surpreendidos pelo facto de o Futebol Sénior a nível da Divisão de Honra ter acabado no Alandroal.
A realidade aí está. A Alandroalense desistiu de disputar futebol a nível Sénior.
È triste, muito triste mesmo.
O futebol ao nível a que as Equipas do J.S.A. nos habituaram, trazia grande projecção para o Alandroal. Sou testemunha disso mesmo não só porque qualquer conversa de café, estando ou não eu presente, a palavra Alandroal era várias vezes prenunciada. Porque mal me atrasava na colocação dos resultados choviam os telefonemas de Alandroalenses que tal como eu encontravam neste meio uma maneira de ficarem ligados à sua terra.
Mas, tal como comecei este escrito, repito: só quem não se deslocava ao Campo Municipal poderá estranhar. Impossível manter uma Equipa onde a média e espectadores rondava habitualmente a dezena. Impossível manter uma Equipa onde o Comércio e Industria não prestam o seu contributo. Impossível manter uma Equipa, onde os seus jogadores, dirigentes e auxiliares são muitas vezes ofendidos sem razão aparente.
E, não me venham para cá dizer que a culpa é dos Dirigentes, que os jogadores ganham muito, que a Autarquia não prestava o devido apoio, que os jogadores são de fora (nas outras Equipas são de dentro?), que o Campo está mal situado. Digam antes que os Alandroalenses não gostam de futebol, que não têm chama clubista, que não sabem dar valor àquilo que os engrandece e torna a sua terra mais conhecida, não dão o devido apoio a quem sujeitando-se muitas vezes a criticas ferozes, sacrifica a sua vida pessoal para que os outros, que nada fazem, possam desfrutar de certos e determinados prazeres.
Vejamos, por exemplo o que se passa no Fórum (um dos melhores em termos de conforto, infra estruturas e programação) – meia dúzia de gatos-pingados a assistir a concertos com nomes excepcionais, e muitas dezenas no bar homenageando Baco.
Lamentável e a carecer de justificação plausível: Agora que tanto dinheiro se gastou (embora com gordo subsídio do Estado) na construção de novo Campo, termina o Futebol a sério no Alandroal.
Foi uma mais valia que se acabou. Outras se seguirão? Não sei. Mas enquanto se continuar a politizar qualquer iniciativa será mais um passo dado para a extinção do que de bom se faz no Alandroal.
Chico Manuel

P.S. – Ocorre-me uma pergunta: Será o Tony Carreira (45.000€ ???) que depois de num curto espaço de tempo ter actuado em Reguengos, Évora, Montemor vem dar mais nome ao Alandroal ou seria uma Equipa de Futebol, mencionada em todos os jornais durante vários meses que nos tornaria mais conhecidos?
Com o “cachet” deste artista quantos ordenados se poderiam pagar a jogadores que nos representassem?
19 comentários:
obrigado CHICO MANUEL tanto dinheiro gasto para fora do alandroal.e cá o que fica dividas tenham táto.
ISTO NÃO É CONSTRUIR O FUTURO É DESTRUIR O PASSADO E O PRESENTE.
ISTO NÃO É POR TI ALANDROAL É CONTRA TI ALANDROAL.
VAMOS VÊR O QUE SE SEGUE.
Uma vergonha que nos deixa a todos humilhados perante as outras terras.
Não há desculpa sabendo os balurdios que se gastam em touradas, e concertos.
Por estas e outras mais se vê o destino deste Alandroal sem futuro e só obras de fachada e despesismo inútil.Um dia pagarémos bem caro, mas serão os nossos filhos e netos ainda mais.Já não me preocupo não vale a pena resmungar, estou farto.
Mais uma triste noticia, mas normal no Alandroal. Aliás no Alandroal somos especialistas em destruir, quando temos algo ninguém apoia, quando acaba todos lamentamos e assim tudo acaba com muita tristeza dos habitantes locais mas ao domingo ninguém ia ao campo assistir, era longe, mas os mesmos que dizem ser longe, não acham longe ir comer uma caldeita a Juromenha e apanhar uma bebedeira no mesmo dia. Assim tudo acaba, um constrói 100 destroem.
Quantas vezes viram o Sr Presidente a assistir a um jogo de futebol no nosso campo? e quantas vezes o viram a assistir a touradas não só cá mas noutras que a televisão mostrou. Por isso um Grupo de pseudo forcados que nos envergonham e uma equipa que nos honrava os forcados continuam e o futebol acaba.
Gostos não se discutem e quem pode manda.
Zé Manuel
o que fazer a um estadio que custa mais de 1 milhão?
é verdade, 1 milhão para a rua...
ao anónimo das 17h15m.
qual é o problema de ir comer uma caldeta e não caldeita a juromenha, sempre é bem melhor do que ir ver um jogo do Elvas "B", ao menos fica satisfeito...
Chico Manel
Permite-me discordar contigo num ponto sobre o post escrito com o titulo "CONSUMAÇÃO DE UMA MORTE ANUNCIADA".
Passo a citar: "Digam antes que os Alandroalenses não gostam de futebol, que não têm chama clubista".
Agora pergunto eu: e o que dizer dos áureos anos em que o JSA tinha uma equipa só com jogadores do concelho, excepção feita para o guarda-redes que era do Redondo, subiu à Divisão de Honra e arrastava consigo dezenas e dezenas de Alandroalenses? Eu também fiz parte dessa grandiosa equipa de amigos e posso afirmar que nessa altura os Alandroalenses gostavam de futebol e tinham chama clubistica. Eu sei que muita coisa mudou de então para cá, mas não creio que os Alandroalenses tenham deixado de gostar de futebol e da sua equipa. Talvez o que acaba por se consumar neste momento, a extinção do JSA como equipa sénior, possa abrir portas para a formação de equipas de escalões inferiores e também, despertar algumas consciências adormecidas para o facto que a formação de atletas na área do desporto é a base fundamental para exitos desportivos a médio e longo prazo. A formação de atletas com orientação creditada, mais cedo ou mais tarde, acabará por dar os seus frutos e mostrar que afinal nesta terra gostamos de futebol e temos amor à camisola.
VIVA O JSA!
Um dos fundadores do JSA, neste caso aquele que sugeriu o nome para a equipa de futebol numa reunião de café com outros amigos,
KABÉ
"Por ti Alandroal". Faz-me rir João Nabais. Cairia melhor se fosse "Por mim Alandroal". Quem precisa de ti não é o Alandroal já agora o Nabais, este sim precisa do Alandroal. Vais trabalhar onde??? Faz-me rir...
Alandroalense atento.
Eu sei Kabé e muitas vezes te fui acordar e chamar a casa dos teus pais para ires jogar. E como eras bom jogador! Mas os tempos mudaram. Se mudaram! e esse futebol que disputàvamos já não é o mesmo e o amor à camisola acabou.
Se deres uma vista de olhos pelos plantéis que disputam os distritais todos têm jogadores quase profissionais. Que figura poderíamos fazer se apenas nos apresentassemos com "prata da casa"?
Sou o primeiro a concordar com a formação, mas também sei que se algum excepcional aparecer outros clubes os vêm buscar de imediato. Aliás sabes tão bem como eu que dessa boa equipa logo alguns se marcharam para outros clubes de maior nomeada.
Não duvido que há gente no Alandroal que gosta de futebol e tenha chama clubista (talvez a indignação me fizesse exagerar), mas então diz-me lá porque a assistência se resumia sempre a meia duzia de "gatos pingados" em casa e dois três, no máximo nos jogos fora.
Um abraço
Chico
Coitado de quem dirige o nosso concelho.Preso por ter cão preso por não ter.O Alandroal vê-se dia a dia a crescer e a população o que quer? Vejam o Alandroal à 10 anos atrás e vejam agora! Força Governante do Nosso Concelho
Votem Nabais!...
Ele há timings que não lembram ao diabo!!! Então agora que iamos ter estádio não temos equipa? o que ficava mais em conta, ter estádio ou ter equipa? já tendo um estádio.
Bela gestão!!!!!!!!!!
Tens um sol com toiros
Que até dá nas vistas
Para comeres com fado
Olhando os turistas
Com toiros e com fado
Com sol e com bola
Que mais queres ingrato
Para enchers a tola
Ora,ora...e então o parque desportivo Luís Figo, servirá para?
Esse confessar, defende a sua causa,parece-me contudo que a sua apologia está preparada.
Eu sei, que repugna constatar a evidência, mas os Alandroalenses por vezes acreditam em explicações mágicas,embarcam em delírios,e renunciam à realidade.
Porque, não nos devolvem a sombra tranquila das laranjeiras?O chilrear dos pintassilgos? A fonte por inteiro? O caiado das casas?
De que nos servirá as árvores secas?
ai está porque Portugal não vai para a frente...investimentos malucos para nada...
Apostar na formação, sem duvida a melhor solução para estabilizar e desenvolver um clube, mas porque só agora??Se já existissem camadas jovens certamente havia jogadores, e assim havia condições para dar continuidade ao futebol sénior no Alandroal.Como diz o Sr. Francisco todas as equipas têm jogadores que não são da terra, mas ao contrário do Alandroalense que só tinha 2 jogadores da terra/concelho(na época passada), as outras equipas têm 10/12 jogadores da terra.Com 3 equipas no concelho a disputarem os campeonatos distritais torna-se dificil, para qualquer uma delas, fazer uma equipa competitiva com pessoal só da terra ou do concelho, por isso teria de haver sempre jogadores de fora.O Alandroal precisa da equipa de futebol, como da banda, dos forcados e de todas as outras associações que levam o nome do Alandroal a outras paragens, porque todas as pessoas que integram essas associações, sacrificam um pouco da vida pessoal, para dignificarem o nome do Alandroal.E ainda assim a quem só se limite a criticar!!
Esta é só a minha opiníão!
Paulo Gervásio
Enviar um comentário