domingo, 3 de maio de 2009

EU ASSINO POR BAIXO

Várias associações ambientalistas portuguesas e espanholas lançaram este mês uma petição contra a construção de uma refinaria de petróleo na província e Badajoz. O documento que será enviado ao Parlamento Europeu, Assembleia da Republica portuguesa e Parlamento espanhol, visa sensibilizar o poder politico e a opinião publica para os impactos ambientais que se prevêem vir a existir para Portugal e Espanha caso avance o projecto. “ A construção da refinaria é altamente nefasta, quer para a Estremadura espanhola, quer para o território português, em especial para as zonas raianas do Alentejo.
O eurodeputado Miguel Portas e a deputada Alda Macedo ambos do Bloco de Esquerda, estão entre os primeiros subscritores da petição, que se espera vir a reunir mais de 250 mil assinaturas dos dois lados da fronteira.
A liga para a Protecção da Natureza ou o Fundo para a protecção dos animais Selvagens estão também entre os promotores desta iniciativa.
Jornal Linhas de Elvas

6 comentários:

Anónimo disse...

Esta refinaria só não é prejudicial na opinião de uma mente iluminada, refiro-me ao actual presidente do municipio do Alandroal.

Anónimo disse...

Até agora ainda não vi nenhum Partido responsável ou qualquer entidade individual ou colectiva com reconhecidos méritos técnicos ou científicos manifestar-se publicamente.
Até agora, para além do Roquete, que me cheira a desculpa para não passar à prática os seus compromissos, ainda não consegui ver uma posição fundamentada contra a barragem.
A idéia que tenho (e que mudarei logo que apareçam posições fundamentadas ou quando conhecer pormenores do projecto)é que, tirando os eco-patetas do nosso país que vivem em Lisboa e arredores (eu bem vejo o que é o seu dia-a-dia "ecológico", nos seus "carrinhos" topo de gama")que estão sempre contra tudo e contra todos que fazem alguma coisa, ainda não vi, dizia eu, posições claras e objectivas.
O simples facto de ser o Bloco de Esquerda e meia-dúzia de pretensos ambientalistas com sede de protagonismo, retira qualquer credibilidade a esta petição.
É que eu gostava de perguntar ao Bloco de Esquerda e aos "ambientalistas da treta" qual é a sua solução para as populações do interior, caso fosse avante o seu objectivo de transformar estas regiões em reservas de animais selvagens. Será para as transformarem nas suas reservas?
É que nenhum destes "eco-patetas" como de forma muito feliz um professor universitário lhes chamou na TV, reside e trabalha de forma permanente nestas regiões.
Eu não quero destruir a qualidade ambiental da região onde estã as minhas origens e onde me desloco sempre que possomas, também sei que quando o Alentejo tinha 5 vezes mais população era ambientalmente mais rico porque era protegido pelas pessoas.
Agora o que vejo é grandes cercas e as margens do Alqueva transformado numa grande reserva de meia-dúzia de senhores que vivem em Lisboa ou nas cidades do litoral.
Nunca vi o Bloco de Esquerda ou os "eco-patetas" fazer uma petição ou sequer uma tomada de posição pública contra este estado de coisas.
O mesmo acontece com os "ambientalistas" locais que só se preocupam quando acham que o tema pode dar algum protagonismo.
Uma aparição, mesmo que por 3 segundos na TV é muito apelativo, de facto e é isso que a maioria destes senhores e senhoras procuram.
É cada vez mais importante preservar o que existe e recuperar o que foi destruido mas, de forma séria e em conjunto com as pessoas, não contra as pessoas, como amaioria destes senhores faz.

no interese do alandroal disse...

Mas que propaganda tão chata.
Eu quero lá saber do BE e dos outros políticos manhosos, venham eles de onde vierem a tentar fazer-nos crer que este é um assunto de menor importância para nós...
O que se passa é que se trata duma refinaria espanhola. Façam-na dentro de Espanha lá mais para o interior, Espanha é muito grande.
Respeitem-nos e deixem de deitar o lixo em cima de nós.
Todos os que não se insurgirem contra este abuso ou são parvos ou estão comprados seja de que modo for.
A nossa voz firme contra um empreendimento que vai prejudicar a nossa qualidade de vida é necessária. Temos que fazer ver aos políticos dorminhocos que nós não estamos a dormir e sabemos bem o que é bom para nós e de nada serve virem com falinhas mansas a defender os interesse de quem nem tão pouco conhecem.

Anónimo disse...

Valem muito mais três segundos numa qualquer tv para dizer que não do que páginas inteiras em jornais de dúbia imparcialidade para dizer que sim...Os contribuintes que ajuizem.

Anónimo disse...

Que comentário tão lamentável o do Sr do dia 03 ás 23,46.
Dá um sinal de desespero, não se furtando tão pouco a usar termos que em nada o dignificam (eco-patetas?) e pondo em causa o côr politica de quem tenta defender o nosso meio ambiente.
Não é necessário atirar areia para os olhos dos outros.
Disse.

Anónimo disse...

Não consigo perceber o que é que o comentario das 23.46 do dia 3 de Maio tem a ver para o caso.
É que eu estou pouco preocopado com as richas politicas, no meu caso estou mais preocupado com o desemvolvimento da região.

O sr. Roquete se não quisesse investir não tinha nessesidade de inventar desculpas, quem assim pensa deve ser mais uma das mentes iluminadas.