domingo, 17 de maio de 2009

DUQUES E...CENAS - (PELO Dr. JOÃO LUÍS NABO)

Crise = €?



É humano que muitos dos peregrinos que se deslocam aos mais variados Santuários Marianos na Europa utilizem a sua fé e peçam, através da oração e donativos, auxílio divino para a crise económica que se abateu sobre eles. É humano que, em desespero, se entreguem nas mãos dos seus deuses. Não é humano que os "gestores" desses deuses aceitem das mãos desses desesperados o pouco que ainda têm. O meu respeito pela fé dos outros é inabalável. Mas há coisas que me fazem muita confusão.

A importância da pontualidade



Contaram-me hoje esta história:

Um velho padre foi a um jantar de despedida pelos seus 25 anos de trabalho ininterrupto à frente da paróquia. Um importante político da região e membro da comunidade, convidado para entregar o presente e proferir um pequeno discurso, atrasou-se. Para "empatar", o sacerdote decidiu proferir umas palavras: "A primeira impressão que tive da paróquia decorreu da primeira confissão que ouvi. A primeira pessoa que se confessou disse-me que tinha roubado um aparelho de TV, tinha roubado dinheiro aos seus pais, tinha roubado a firma onde trabalhava e tivera aventuras amorosas com a esposa do patrão. Dedicara-se ainda ao tráfico de drogas e até tinha transmitido uma doença à própria irmã. Fiquei assustadíssimo... Pensei que o bispo me tinha enviado para um lugar terrível. Mas fui confessando mais gente, que em nada se parecia com aquele homem... Constatei a realidade de uma Paróquia cheia de gente responsável, com valores, comprometida com a sua fé. Vivi aqui os 25 anos mais maravilhosos do meu sacerdócio."
Neste momento, chegou o político e o padre passou-lhe então a palavra. Este, depois de pedir desculpas pelo atraso, disse: "Nunca vou esquecer o dia em que o sr. padre chegou à nossa Paróquia. Como poderia? Tive a honra de ser o primeiro a confessar-me!"

Nota: É um orgulho para o Al Tejo saber que este nosso colaborador ombreia com nomes como: TEOLINDA GERSÃO, MARIA TERESA HORTA, JANE TUTIKIAN, MARIA AUGUSTA SILVA, TERESA RITA LOPES, HENRIQUE LEVY, URBANO TAVARES RODRIGUES, CARLOS NEJAR, TERESA ALVES, OLGA SAVARY, DIMITER ANGUELOV, JORGE REIS-SÁ, MIGUEL REAL, ROSA LOBATO DE FARIA, FLÁVIO MOREIRA DA COSTA, MOACYR SCLIAR, MARIA DO SAMEIRO BARROSO, SÉRGIO FARACO, JOÃO AGUIAR, RITA TABORDA DUARTE, PEDRO SENA-LINO, INÊS VINAGRE, ANA CRISTINA ALVES, HUGO SANTOS, LUIZ RUFFATO, ANA COSTA RIBEIRO, ALDYR GARCIA SCHLEE, RUI ZINK, FERNANDO DACOSTA, CATARINA FONSECA, FILIPA LEAL, ANA ZANATTI, HENRIQUE MANUEL BENTO FIALHO, GUILHERME TRINDADE, MARIA LUCÍLIA MELEIRO, ALEXANDRE BONAFIM,MARCELO PUGLIA, MARIANA IANELLI e VICTOR OLIVEIRA MATEUS, de entre outros..." numa edição a lançar pela Editorial Tágide de uma colectânea de contos que se vai chamar : "UM RIO DE CONTOS". Organização: CELINA VEIGA DE OLIVEIRA E VICTOR OLIVEIRA MATEUS. Posfácio: DO SR.EMBAIXADOR DO BRASIL JUNTO DA C.P.L.P., DR. LAURO MOREIRA.
Parabéns e obrigado por ser nosso amigo

F. Tátá

13 comentários:

Anónimo disse...

Esta da pontualidade trás agua no bico porque será?

Anónimo disse...

Só um reparo ao seu primeiro pensamento Mc 12,42-44: «Vindo, porém, uma pobre viúva, deitou duas pequenas moedas, que valiam meio centavo. E, chamando os seus discípulos, disse-lhes: Em verdade vos digo que esta pobre viúva deitou mais do que todos os que deitaram na arca do tesouro; Porque todos ali deitaram do que lhes sobejava, mas esta, da sua pobreza, deitou tudo o que tinha, todo o seu sustento.»
Como cristão, e convidado a ser luz do mundo, não posso ficar indiferente a estes artigos.

Anónimo disse...

se o tribunal do Céu não condenou o futuro politico, como é que o tribunal da terra os há-de condenar? é um ver que te avias, cada vea mais e melhor

Anónimo disse...

No Alandroal em termos de pontualidade temos do melhor e do pior.
Comecemos pelo melhor – O VINHO PONTUAL
O pior é mesmo a - PONTUALIDADE DO SR. PRESIDENTE

Anónimo disse...

É má a pontualidade do Senhor Presidente no atendimento aos seus municípes, mas o que me diriam da sua pontualidade quando é para viagens e festas????
Essa pontualidade é exacta!!!!!
Senão acabava mts vezes por perder o avião.... E afinal de contas o piloto não conhece o Senhor Presidente para esperar por ele.....
Ih! Ih! Ih!

Anónimo disse...

não digam essas coisas do Sr. Nabais!

desde k se encontra 'sozinho' na camara esta sempre a tempo e horas para atender o seu tao amado povo (k nem conhece).

Anónimo disse...

Vi na televisão uma reportagem sobre as marchas de Lisboa 2009 e o rapaz do cabelo comprido ali do fórum foi convidado para ser padrinho de uma marcha .
Deve ir ganhar pouco é preciso é ter padrinhos.

Anónimo disse...

Olhe que a inveja mata o que é que o Sr., ou alguém tem haver com o que cada um ganha.
É muita falta de educação e de outras muitas coisas.
Ainda bem que há pessoas no Alandroal com algum prestigio .
Eu não gosto de marchas mas este ano até vou ver na televisão para ver o nosso conterrâneo.

Anónimo disse...

Se vás ver na televisão, parabéns para ti...
Agora que é uma vergonha terem o seu ordenado e mesmo assim andarem a gastar dinheiros de todos nós é uma grande verdade...
Pessoas com algum prestigio... sim, sim...

Anónimo disse...

qual é a marcha?

Anónimo disse...

é a marcha dos cágados prá India

Anónimo disse...

O sr das 00:41 mas valia ter estado calado e não revelar a ignorancia porque quando fiz a pergunta era para mais fa´cil identificar a pessoa que em principio representará o meu concelho. Não conheço as pessoas pelo cabelo.

Anónimo disse...

Li no diário de noticias de sexta - feira o nome dos padrinhos das marchas de Lisboa 2009 e de facto lá estava o nome do nosso conterrâneo José Carvalho como padrinho da marcha da Baixa.
Inventa-se tanta boato nesta minha terra mas este é verdade.
Tal como disse um blogista também eu não gosto de marchas mas este ano vou ver pela televisão e também vou apoiar a marcha do nosso conterrâneo e confesso que o faria se fosse outra qualquer pessoas do Alandroal independentemente de politicas ou credos.
Sempre defendi que o ditado – santos da terra não fazem milagres está errado – acho que devemos todos apoiar todos os filhos do Alandroal que de alguma forma se destaca e é conhecido.
Ao tal senhor que diz em tom de gozo – prestigio prestigio – pode não ser por prestigio ou simplesmente por ser conhecido na musica mas o que é um facto é que foi ao Zé Carvalho que o convite foi feito mas ao Sr. Ninguém o convidou pois não só não tem prestigio nenhum como ninguém o conhece.
Se calhar este ano vamos ter dois padrinhos do Alandroal nas marchas de Lisboa um já sabemos quem é e o outro deve ser o Sr. que tanta inveja tem do prestigio ou outra coisa qualquer que graças a Deus algumas pessoas do Alandroal ainda vão tendo.
Olhe que a inveja mata.