terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

CORREIO RECEBIDO C/ PEDIDO DE DIVULGAÇÃO

Manuerl Rita de seu nome

Muito se tem falado ultimamente do"Chão-frio". Eu prefiro chamar-lhe Manuel da Rita com o respeito que me merecem as pessoas mais velhas que eu. Tem-se falado muito e dito muito pouco. Não foi certamente com essa ideia que as fotos em causa foram publicadas: alimentar polémicas entre comentadores a maioria sem grande formação e com muito menos educação.
Alguém no meio de tanto barulho já parou para pensar um bocadinho quantos Maneis da Rita existirão hoje no Alandroal (concelho)??? Por acaso já alguém pensou que num concelho como o nosso com uma população maioritariamente envelhecida, o que pode e deve ser feito??. Há quantos anos se "luta" em Ferreira de Capelins para a abertura de um lar da terceira idade? Aqui mesmo no Alandroal existe um equipamento pronto há algum tempo enredado em burocracias e politiquices de trazer por casa, há espera quem sabe, de uma próxima campanha eleitoral para ser inaugurado com pompa e circunstância.
Quando não conseguimos, não queremos, ou não podemos criar instrumentos que possam minorar este tipo de situações aos nossos idosos não devemos menosprezar o trabalho que as poucas instituições no Alandroal estão a fazer para minorizar as suas carências (se bem ou mal não me reconheço conhecimentos para avaliar). Penso isso sim que seria muito mais útil para todos perguntarmo-nos como cidadãos o que podemos fazer, ou que podemos exigir àqueles que, por força dos cargos públicos que ocupam deveriam ter responsabilidade de os defender. Foi para isso que os elegeram. Quando se fala do Sr. Manuel da Rita já alguém se terá perguntado se quererá o mesmo ser institucionalizado num lar ou num abrigo ou outra qualquer instituição que lhe aprisione a ultima réstia de dignidade que lhe resta? Estará o mesmo interessado em receber ajuda como quem pede esmola? Que tipo de ajuda lhe poderia ser prestada? Em que moldes e por quem? Já alguém se terá perguntado se porventura a pessoa em causa (sim porque se trata de uma pessoa) poderá ter algum familiar e se sim porque não terá pedido ajuda a esses mesmos familiares?
Parece-me ser importante que o blogue denuncie casos como este e outros que existem, mas parece-me também muito mais importante que os leitores do mesmo tenham muito respeito quando se trata de falar da condição humana. E daquilo a que a mesma se pode ver reduzida amanhã. Pode ser um de nós a necessitar de ajuda por variadíssimas razões. Tanta leviandade ao tratar assim os nossos idosos não nos torna mais humanos antes pelo contrário diminui-nos.

Recebido por e-mail de Leitor devidamente identificado.

1 comentário:

Anónimo disse...

Tenho quase a certeza de que não vai aparecer nenhum daqueles comentários de "lana caprina",infelizmente quando deveriam aparecer e por a sua opinião de forma adulta e responsavel,ficam de bico calado.
Já percebi! não sabem cantar...
só ladram...
Por mim, agradeço este texto e concordo integralmente com ele,
um abraço,
HOMERO