segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

BILHETES POSTAIS

A Espuma Anónima dos Zé Maneis

1.A minha intervenção sobre o caso das fotografias que mostram as estado e as condições lastimáveis em que vive “o Chanfrio” é a seguinte: os pretensos tiros pessoais e anónimos do “Zé Manuel” pouco ou nada têm a ver com o problema real dado que apenas se dirigem ao seu amigo Chico Manuel chegando ao ponto de invocar a ajuda de terceiros.
E não chegam a fazer a análise mínima de um problema socialmente bastante grave em si mesmo.
Os termos em que o faz são impróprios de quem tenha um mínimo de lucidez e respeito por si próprio. É afinal uma questão de educação. E já agora de saber manter e cultivar as amizades. Tão simples quanto isto: sem comércio de valores e sem oportunismo.

2. A verdade é que a assistência e a segurança social não vão bem no país. Toda a gente o reconhece. O sistema não oferece nem pratica as condições sociais mínimas que deve obrigar-se a prestar a todos os cidadãos portugueses especialmente aos totalmente desprotegidos.
E no Alandroal como será? O caso do “Chanfrio” será apenas mais um caso isolado? Ou existirão mais casos idênticos? A Autarquia e as instituições de solidariedade social locais, já fizeram um levantamento eficaz da situação? Estão atentas a todo Concelho? As fotografias são as únicas culpadas? Ou qualquer dia, aparecem por aí novas fotografias?

3. É que a ser assim, é caso para lembrar a célebre passagem de A. Lincoln, (1809-1869) o mentor de B. Obama quando sobre “o Engano” disse: “Podem-se enganar algumas pessoas o tempo todo e todas as pessoas durante algum tempo, mas não se consegue enganar todas as pessoas o tempo todo”.
Será o que, ao fim e ao cabo, se está a passar por cá e no país? No BPN como no BPP com buracos financeiros desmesurados e somente com um único preso?
E será por causa da verificação deste facto social e político local do
amigo “Chanfrio” que os apoiantes incondicionais e sem nenhum poder e sentido critico da actual gestão camarária como todos os “Zé maneis” estão subrepticiamente incomodados e preocupados?...

4. Portanto, a bem das pessoas que realmente precisam de ajuda seja de uma psicóloga, seja de uma assistente social como é o caso do “Chanfrio”, dir-se-á que já basta e já chega daqueles que apenas usam o balso, o cabo e a amarra para em seguida servirem exclusivamente interesses próprios. Aqui e mais além sempre bem sucedidos. Se bem que para tanto vão parecendo mais ou menos silenciosos, anónimos e bem disfarçados.
Vimos não podemos ignorar. Os avisos locais do “Chanfrio” ou outros aí estão apelando à consciência social de cada um de nós. Por outras palavras, em matéria de ajuda social e prestações humanas, é caso para perguntar se vai tudo bem na Autarquia? Ninguém de uma forma ou de outra é incorruptível, por acção ou mesmo por omissão, quanto ao verdadeiro sentido de humanismo e respeito que é necessário ter pelos outros como o “Chanfrio” pelas suas trágicas e desumanas condições de vida?

5. Já agora será que o “Zé Manel” terá pensado uma vez que seja em varrer o próprio chão menos limpo… face a uma certa entrada em relações internacionais na Universidade Autónoma através de um processo menos linear e pouco asseado.
Será que só já vai valendo difamar repetidamente para ver se a moda pega? Seja por insegurança e por medo do mais que pode vir a acontecer e a descobrir-se.
Ou tratar-se-á simplesmente e mais uma vez da sua já conhecida e atávica pequenez social? Afinal continuamos todos enganados e apenas o “Zé Manel”, imagine-se, é que está no bom caminho e vai sendo certeiro e certinho na escura defesa dos seus pequenos interesses?...

António Neves Berbém
IX/II/MMIX

7 comentários:

Anónimo disse...

Podes dar-lhe á vontade,não merecem outra coisa...
Os problemas sérios,que deveriam preocupar todo o tecido social do concelho,como sejam os idosos a assitência de saúde,os transportes urbanos,a rede de água potavel, o saneamento básico,etc, isso, estes anónimos de meia tijela,municipes sem capacidade alguma, não tem tempo de comentar ou debater, para eles o tempo é empregue em vir a este blog ,ofender quem temha a coragem e o saber de apresentar alguma critica.Esquecem-se ou não sabem, que é através do debate e da troca de opiniões, que a sociedade evolui.
Bom,não digo mais nada...
Um abraço,
HOMERO

Anónimo disse...

é só cientistas

Anónimo disse...

O "Sr.Dr."berbém é o caso mais caricato de ajuda humanitária.Sem Dúvida!
Ajuda as Tascas em tempo de crise...e as alunas do ensino universitário,sabemos bem como...é do conhecimento público,lá para Lisboa.
Não sejam demagogos,só falam ssim para ficarem bem na fotografia.
Isto serve para ti também,Chico.
Os idosos,(porque foram o pilar do passado), e as crianças (porque são o relançamento dum melhor futuro), não são meras maionetas para serem utilizadas em tempos de eleições,ou para atigitem determinados objectvos.
Tenham vergonha!!!
Realmente há "pessoas" muito cínicas e sem escrúpulos.
O Sr. Manuel Rita só vive assim desde que foi noticiado neste blog?
Que se saiba,etá nessa situação há muito tempo!Mas porventura,o inergúme (e outros) que lavrou o presente texto,alguma vez fizeram alguma pelo homem???
Nada,até gozavam do homem, e lhe chamavam maluco!!!
Que se ajude o Homem,concordo plenamente!Agora querem dar uma de cordeirinhs e sensíveis...são sim uns abutres e ns lobos!
Haja vergonha!!!

Anónimo disse...

O José manuel tem razão...enfim.
Comentários para quê.

Anónimo disse...

Isto é que há cada artista.
Vem o outro dizer que o blog não se responsabiliza por não sê quê e nã sê que mais.
se souberem um poucochinho de informática vais buscar o IP á china,depois á rússia etc...
são os chicos espertos que por falarem com os porcos que dão pérolas que ficam mais espertos.
isto é que há cada borrego...porra

Anónimo disse...

Serão ameaças que se pendem no ar?
Há uma grande diferença entre homens e "abortos",esboços mal rabiscados.
O medo é um sentimento tão ambíguo,quanto traiçoeiro.
Por vezes há que encará-lo de frente,mas para isso é preciso coragem,e concluindo...é preciso tê-los no sítio.

Anónimo disse...

Serão ameaças que se pendem no ar?
Há uma grande diferença entre homens e "abortos",esboços mal rabiscados.
O medo é um sentimento tão ambíguo,quanto traiçoeiro.
Por vezes há que encará-lo de frente,mas para isso é preciso coragem,e concluindo...é preciso tê-los no sítio.