segunda-feira, 27 de outubro de 2008

O ALANDROAL NA COMUNICAÇÃO SOCIAL

No: http://jn.sapo.pt/

Reabilitar fortaleza custa 20 milhões

00h30m
TEODÓSIO CAEIRO


A antiga Fortaleza de Juromenha, na margem direita do Alqueva, vai ser recuperada e reabilitada com um projecto turístico "inédito", que prevê um investimento de 20 milhões de euros, a concretizar pelo município em parceria com privados.
O presidente da Câmara Municipal de Alandroal, João Nabais, explicou à agência Lusa que o projecto, além da recuperação da fortaleza, abrange a construção de uma pousada, restaurante panorâmico com instalações para acolher congressos, posto de turismo, lojas e 71 habitações de turismo em espaço rural.
O investimento, de 20 milhões de euros, a concluir até 2013, é, segundo o autarca, "inédito" a nível nacional.
"É inédito porque estamos a falar de um património do Estado, que nada fez e se sentiu impotente, ao longo de todos estes anos, para fazer", aparecendo agora um município, associado a um grupo privado, que o pretende recuperar, disse o edil.
O presidente do município considerou ainda que o projecto, de "grande dimensão", é importante para o desenvolvimento económico e social do concelho, permitindo também dar um "salto decisivo para reanimar a vila de Juromenha". "Vai trazer, seguramente, uma outra dinâmica ao concelho e à região", vaticinou.
Apostado em colocar Juromenha no mapa, João Nabais espera que o projecto, que tem sido "moroso" e data de 2004, contribua ainda para que "muita gente" visite a localidade. Juromenha, "banhada" pelas águas do rio Guadiana e com Espanha do outro lado, a escassos quilómetros da auto-estrada A6, do aeroporto de Badajoz e da futura estação do TGV Caia/Badajoz, deverá apresentar-se como "um dos "importantes destinos do Regolfo de Alqueva".
Esperançada em que a sua terra natal ganhe novo fôlego está também Susana Algarvio, de 25 anos, uma das 150 pessoas que ainda moram em Juromenha, a maior parte idosos, depois de a vila ter contado 1.500 habitantes na década de 60.
"Vai trazer, certamente, muitos turistas, o que vai ser muito bom, e vai dar um bocado de vida a esta terra porque, como tem poucos habitantes e não tem muitas actividades", afirmou.
O projecto vai obrigar à criação de uma empresa municipal de capitais mistos, com 51 % de capital do município e 49 % de investidores privados.
Em precário estado de conservação, a Fortaleza de Juromenha é propriedade do Estado, que cedeu à autarquia, a título definitivo, a área interior, designada por "Castelo", com 20.500 metros quadrados, para desenvolver o projecto turístico, beneficiando da recuperação do património.
http://jn.sapo.pt/

4 comentários:

Anónimo disse...

veja as tr~es equipas do conceho em:http://terena.bloguepessoal.com/

Anónimo disse...

Boa Nabais.
Alandroal avança e os abutres nem piam.
Se fosse negativo já havia aqui dezenas de comentários.
Porque será que deixaram de aparecer notícias a falar do Alandroal como a região mais pobre?
Será que os abutres que aqui costumam esvoaçar, ainda não perceberam porquê?

Anónimo disse...

Heeee!!!!!Em não se dizendo nada lá vem algum logo a mexer na merda.Gostas de chafurdar ou é só do cheiro????
Já chega ...

Anónimo disse...

Contiuamos a espera...
Ainda ca vamos estando para ver...
Recuperem-me porra.