Com o início do mês de Agosto, sinónimo de Festas, o fim do Verão e o aproximar do Outono, fecha-se o ciclo das Festas tradicionais por essas freguesias fora.
Como que a servir de ensaio geral para a Tradicional Festa na Sede do Concelho, a última do ciclo Festivo e, como tal a ter lugar já no mês de Setembro, quer se queira quer não, há-de ser sempre a Festa que une todos os Alandroalenses, por menos pompa que a mesma possa vir a ter. Um pouco por todo o Concelho já se realizaram as Festas a pretexto do Santo Padroeiro.
E se durante o mês de Julho algumas tiveram lugar, será sempre no Mês de Agosto que a maior parte tem lugar: Nossa Senhora do Loreto, em Juromenha, no primeiro fim-de-semana, Nossa Senhora do Rosário, na freguesia do mesmo nome no segundo, S. Brás na Mina do Bugalho e Santo António em Ferreira, no quarto.
É altura de um são convívio entre todos. Muita animação, o reencontro com as velhas amizades, o regresso desejado daquele que teve que abandonar a terra procurando uma vida melhor, e que as saudades já há muito se faziam sentir.
É a Banda que passa a trazer alegria a todos, é aquele “artista”, que tanto gostamos de ver na Televisão e que agora “cá vem”, e o “rancho” que tanto ouvíamos na rádio e que vai estar presente. É o moço que vai arriscar numa pega a uma vaca, logo na “tourada”, para que aquela que ele “pretende” saiba que é rapaz valente e à noite no baile, com o “conjunto” que vem de fora seja o seu par toda a noite.
É a “velhota” que não se há-de ir deitar sem comer uma rodada de “brinhol”, e quem sabe talvez o marido não se “enfrasque”, e a “festa” possa continuar noite fora.
É o nosso Povo, são as nossas gentes, as nossas tradições.
Que perdurem...
Sem comentários:
Enviar um comentário