segunda-feira, 28 de julho de 2008

O ALENTEJO É A ESPERANÇA DE PORTUGAL

Notícia do : http://www.acorianooriental.pt/

O titular da pasta da Agricultura falava aos jornalistas no final de uma visita a duas herdades de produção de uvas de mesa no concelho de Ferreira do Alentejo (Beja) e que apresentaram projectos para financiamento através do ProDer.
Trata-se da Herdade Vale da Rosa, a maior produtora de uva de mesa em Portugal e propriedade do empresário António Silvestre, que, juntamente com um sócio italiano, é também proprietário da Herdade do Uval.
"São exemplos que orgulham o Ministério da Agricultura" e "demonstram que o Alentejo pode dar tudo o que o país precisa", frisou Jaime Silva.
Neste sentido, o governante defendeu que "o Alentejo pode continuar a produzir cereais, mas se produzir outro tipo de produtos, com mais valor acrescentado, diferenciados e muito valorizados nos mercados internacionais, vai criar ainda mais riqueza e mais emprego para os alentejanos e para o país".
Com 174 hectares plantados, 147 dos quais em produção, a herdade Vale da Rosa prevê produzir este ano 4.000 toneladas de seis variedades de uva de mesa, duas das quais sem grainha, que serão comercializadas em Portugal (80 por cento) e exportadas para Inglaterra, França e Bélgica (20 por cento).
Desde 2004, António Silvestre já investiu mais de 3,1 milhões de euros na Herdade Vale da Rosa e prevê investir 3,4 milhões de euros este ano e quase 7,5 milhões de euros em 2009, para atingir os 234 hectares plantados e produzir 5.000 toneladas de uvas em 2010 e chegar às 7.000 toneladas em 2012.
A Herdade do Uval, com 55 hectares plantados, 27 dos quais em produção, produz várias variedades de uvas sem grainha.
Em 2007, António Silvestre e o sócio investiram quase 1,8 milhões de euros na Herdade do Uval e prevêem investir mais de 4,8 milhões de euros para atingir os 80 hectares plantados em 2009.
As duas herdades empregam em média 384 trabalhadores ao longo do ano e cerca de 500 durante as alturas de colheita e poderão empregar uma média de 692 trabalhadores em 2012 e que poderá chegar aos 900 nas alturas de colheita.
Durante a visita de hoje ao Alentejo, Jaime Silva inaugura também, a meio da tarde, uma nova adega e um complexo de enoturismo, com arquitectura e decoração marcadas por influências árabes, resultado de um investimento de 15 milhões de euros na Herdade Monte da Cal, no concelho de Fronteira, a 35 quilómetros de Portalegre.


Notícia do : http://www.correiomanha.pt/

Alentejo recebe duas fábricas

O fabricante brasileiro Embraer vai criar duas fábricas de componentes de aviões no Alentejo, num investimento inicial de 148 milhões de euros e que o ministro da Economia, Manuel Pinho, considera que vai criar centenas de postos de trabalho.
O acordo que vai permitir a instalação de duas fábricas em Évora foi assinado este sábado pelo primeiro-ministro português, José Sócrates, e pelo presidente do Brasil, Lula da Silva, em Lisboa.

Sem comentários: