sexta-feira, 4 de julho de 2008

O ALANDROAL - SUAS INFRA-ESTRUTURAS V (REPOSIÇÃO)

(Publicado em Abril 2004)

COMÉRCIO, TURISMO
DESENVOLVIMENTO RURAL.


Terá o Comércio no Alandroal, progredido ou regredido?
Digamos que nunca o Alandroal foi terra de muito comércio, pois frequentemente os seus habitantes se tinham que deslocar a Vila Viçosa para adquirir certos e determinados bens, mal que ainda perdura nos tempos actuais.
No meu ponto de vista, e com a concentração de vários produtos que se podem adquirir num mesmo espaço o Comércio no Alandroal embora não atinja ainda o nível desejado já se encontra melhor, assim sendo já se pode adquirir qualquer electrodoméstico,
material de construção, mobílias e até se proceder à compra de um automóvel, a par da aquisição dos bens de primeira necessidade, que desde sempre se comercializaram.
De salientar ainda a construção do Mercado Municipal, e a realização dos Mercados Livres semanais que atraem para a terra um assinalável número de visitantes toas as Quartas-feiras.
Embora recentemente dotado de duas pequenas superfícies, continuo a defender que a instalação de um Super-Mercado seria necessário para o Alandroal, e que desde há muito se justifica.

Quantitativa e qualitativamente, o Alandroal deu um pulo de grandes dimensões no que respeita ao Turismo, e embora não nos possamos equiparar a localidades vizinhas, a verdade é que quer no que respeita a amesendentação ou alojamento podemo-nos orgulhar do que possuímos. No que diz respeito a Restaurantes são em abundância não só no Alandroal como nas Freguesias. Desde o galardoando A MARIA, passando pelo CENTRAL, RAMALHOS, CHAMINÉ; ZÉ DO ALTO, podemos degustar os melhores “pratos alentejanos”. Quanto a alojamento a RESIDENCIAL LANDROAL está à altura, e se procurarmos o agora tanto em voga Turismo Rural são múltiplas as escolhas: DOM PEDRO, CASA DE TERENA, GALHANAS, CASA DA SÃO, MONTE DO OUTEIRO, QUINTAL DO ROSSIO são alguns dos locais onde se podem fazer uma boas férias ou um saudável fim-de-semana.
E o que temos para mostrar? Tanta coisa...: O CASTELO, A IGREJA MATRIZ, A IGREJA DA MISERICÓRDIA, podemos “explorar” O ENDOVELICO, A BARRAGEM DO LUCI-FECIT, AS MARGENS DO ALQUEVA (ou será ainda Guadiana?) praticar CANOAGEM, e não esquecer que estamos no Concelho dos TRÊS CASTELOS (Alandroal, Terena e Juromenha).

Serão neste caso os habitantes, mais propriamente os residentes nas Freguesias que terão uma palavra a dizer, e digo isto porque é frequente ouvir queixas de preferências pela Sede do Concelho em detrimento das mesmas. Tal acusação, também já se verificou ao contrário quando o Presidente da Câmara era natural de uma Aldeia do Concelho.
Uma coisa é certa: no que diz respeito a saneamento básico, electrificação, fornecimento da água ao domicílio, todo o Concelho está devidamente servido, assim como de vias de circulação que ligam as diferentes localidades que o compõem.
Será suficiente para considerarmos, que está tudo certo? Creio que não...muita coisa há-de estar em falta... Têem a palavra os interessados.

Saudações Marroquinas
Xico Manel

1 comentário:

Anónimo disse...

nã deu