segunda-feira, 14 de julho de 2008

EM TEMPO DE FÉRIAS REBUSCÁMOS NOS ARQUIVOS

Publicado em Janeiro de 2005


SONHAR ACORDADO

Há relativamente pouco tempo, postei um desabafo, a que dei o título em epígrafe, e no qual dava conta do meu sonho de ver o espaço “Arrequizes”, devidamente utilizado como espaço verde, onde se pudesse desfrutar de bons momentos de convívio e lazer.
É com grande prazer e alegria que vejo, quando das deslocações à minha terra, que o “sonho” se está a transformar em realidade. Já se torna imprescindível uma visita às obras, e constata-se com orgulho que ali se projecta algo de grande, e que aquele espaço não se vai apenas confinar a um jardim. Basta observar a planta e respectiva maqueta.
Muito bem... o meu aplauso.
Mas os meus sonhos no que se refere aos espaços até há pouco tempo, devotado ao abandono, não se limitam aos “Arrequizes”. Outro local existe no Alandroal, que desde sempre me cativou, e no qual despendi, muitas energias, e que não bastas vezes me acarretou grandes preocupações e aborrecimentos: A ESPLANADA.
Talvez muitos de vós ignorem tudo o que representou outrora a “Esplanada”, convém portanto fazer uma breve resenha daquilo que representou para o Alandroal tal espaço.
A “Esplanada”, foi projectada na era de 40 por três Alandroalenses, que procuravam assim um espaço de convívio e lazer, não só para actividades lúdicas, mas tão bem para práticas desportivas. Assim ali se realizavam nas noites quentes de Verão, não só bailes, como patinagem artística, jogos de hóquei, cinema e outras actividades. Deveu-se a sua construção aos Senhores: Joaquim Martins, (abastado lavrador), Doutor Barrento (veterinário municipal), e Doutor Xavier (insigne médico local, cuja memória se encontra perpetuada em busto destacado na Praça).
São recordações que ficam para sempre gravadas na nossa memória, as noites de bailes, as noites de patinagem, os concursos, as peças de teatro que me foi dado na minha meninice assistir. Recordo com saudade os bailes abrilhantados por essa magnifica orquestra que dava pelo nome de BASS, considerada a melhor no Sul do País, oriunda do Alandroal, na qual pontificavam a família Salomé (Vitorino e Janita inclusive), mais o Manuel Roma, O Barradas o Berbens...bem longe levaram o nome do Alandroal!
Depois por razões que nunca descortinei entrou a “Esplanada” em decadência, tornando-se um dos locais mais degradados do Alandroal.
Em 1974 da “Esplanada” apenas restava o ringue de patinagem e os muros em decadência. Até o bar e a cabine de projecção tinham sido deitados abaixo.
Foi então que um grupo de “saudosistas” e Alandroalenses de gema, no qual me incluo, mais o Alberto, os Balsantes (Luís e Manuel), o Zé Fontes, o Zé Belo, resolveram recuperar a “Esplanada”. Não foi fácil, pois se houve anuência por parte dos outros dois proprietários o Senhor Joaquim Martins, só cedeu após verificar que se não fosse a bem seria a mal. Isto passou-se na altura em que” o Povo é quem mais ordena”.
Mereceu a pena, não só por se ter verificado na altura que quando é para o bem de todos o Povo se une, e de uma assentada, com a colaboração de toda uma população a “Esplanada” voltou a funcionar.
Embora se voltassem a realizar bailes, concertos, actividades culturais, cinema, ainda que dotado de um Parque Infantil, o brilhantismo de outrora não voltou.
Estávamos em pleno PREC, e embora abertos a todas as facções, quando era uma não da cor a “coisa” tinha boicote pela certa. (PERGUNTO:MUDOU ALGO NOS TEMPOS QUE CORREM, NO MEU ALANDROAL?).
Talvez a sua melhor utilidade tenham sido os torneios de futebol de salão, em prol do Juventude Sport Alandroalense, que na altura da fundação do Clube traziam àquele espaço um sem número de assistentes. Mas isso acabou...
Na altura, mostrou-se o Juventude Sport Alandroalense interessado na compra do local para uma futura sede.
O que posso garantir é que fiquei sozinho, com o “menino” nos braços, pois todos foram desistindo, e que quando procedi à entrega das chaves na Câmara Municipal, o fiz com a promessa de que o local seria a nova Sede do Alandroalense.
JÀ FOI HÁ TANTOS ANOS!!!
Conclusão: o meu sonho II é que do local se faça uma Sede digna do Clube que já vem sendo digno de possuir tal Sede, se possível com campo de futsal, e porque não com Campo de Futebol nas traseiras, com bancadas e relva.
SONHAR È FÁCIL...

Saudações Marroquinas
Xico Manel

Sem comentários: