terça-feira, 8 de julho de 2008

EM TEMPO DE FÉRIAS REBUSCÁMOS NOS ARQUIVOS



PROFISSÕES

publicado em fevereiro 11, 2004

PROGRESSO OU RETROCESSO?

Longe de mim questionar se o momento actual que se vive no Alandroal é de progresso ou retrocesso. Evidentemente que é de progresso, aliás bem visível, como tem sido desde o 25 de Abril.
Considerem este texto inserido no momento actual que se vive em Portugal, onde o desemprego não deixa de crescer, mas onde também as novas tecnologias não deixam de substituir os meios humanos nos seus afazeres. Serve também para recordar às gentes da minha geração, as artes e ofícios que se praticavam no Alandroal, e prestar homenagem àqueles que os exerciam.
PROFISSÕES EXTINTAS:
Ferreiros
Latoeiros
Ferradores
Cordoeiros
Ceramistas
Peixeiros
Relojoeiros
Abegão
Barbeiros
Engraxadores
Alfaiates
Carpinteiros
Sapateiros
Não me vou esquecer de outras profissões, que não sendo do meu tempo, foram exercidas no Alandroal, até porque os meus antepassados as exerceram: Pinceleiros e Aguadeiros.
Já agora, proponho um exercício de memória, e vamos lá saber, os nomes e locais onde estes artistas exerciam as suas profissões. Eu dou uma ajuda: Alfaiates—Chico Mira, na Rua Teófilo Braga, Pedro Lavadinho na Rua Mestre de Avis, actual Rua Dr.º Xavier Rodrigues.

4 comentários:

Anónimo disse...

A casa Tacão, das fotografias também merece ser mencionada.

Anónimo disse...

jpbr

Não esquecer o aguadeiro da velinha Fonte das Bispas.

O pai do maior entusiasta da festa brava no Alandroal, pelas 6 da manhã,já distribuia água fresquinha e pura pelo povoado,utilizando bilhas de barro da região.

Anónimo disse...

Voçê está enganadao! Engraxadores ainda os há por aí.

Ehhhhhhhhhhhhhh

Anónimo disse...

O tema reporta às nossas raízes,
não brinque com ele.