Hernâni Lopes foi Ministro das Finanças de um governo de Mário Soares, em mais um período de forte crise económica e social, década de 80,que,então,o país vivia com o FMI à perna, tal como já está hoje novamente a acontecer.
Cumpriu a sua tarefa. E como acontece com os bons políticos (o que, de resto, raramente acontece com os maus políticos...) cumprida a tarefa, saiu do poder. Até hoje.
Actualmente, é um conceituado Professor e especialista na Universidade Católica onde investiga e trabalha as questões do Desenvolvimento, à escala internacional, nacional e regional.
Na área das suas competências, avultam os estudos de Geopolítica, Geoestratégia e de Geoeconomia a qual explica as interacções do Homo Economicus com os espaços naturais envolventes.
Não admira pois, que estando atento aos problemas de Desenvolvimento Sustentado do seu país, tenha defendido e sustentado muito recentemente (vide Diário de Notícias) que "o Alentejo tem o maior potencial de crescimento do País e deve ser explorado até 2025", acrescentando que há "que fazer uma Leitura microgeopolítica que permitirá ver que esta região é a grande ogiva do Sul".
Dito isto, aqui fica a sugestão: porque não ter a séria ousadia de convidar o Professor Hernâni Lopes para vir ao Forum Transfronteiriço fazer uma conferência sobre o tema. E vermos todos qual o papel que poderá vir a acontecer ao Alandroal. Acreditem que seria um êxito...económico.
Que tal, se a Autarquia, levasse esta sugestão a peito e nos pusesse em conjunto, a saber e a prever quais são ou deveriam ser os Objectivos estruturantes de Desenvolvimento regional e local que mais interessam ao Concelho.
Garanto que valeria a pena. Afirmo ainda que não é impossível levar o Professor Hernâni Lopes ao Alandroal...e ver este acto, este sim, como um acto de verdadeiro conhecimento/investimento no futuro da Vila.
Vejamos pois, se é realizável...o Alandroal teria tudo a ganhar.
António Neves Berbém
2 comentários:
Vejam lá se alguem diz alguma coisa? Tá quieto. .. o assunto é sério e envolve responsabilidades daqueles que mandam, como tal "não toquem neste" que o gajo é capaz de trazer cá o gajo e ele abrir-lhe os olhos e dar sugestões que não se limitam a toques e danças.
Queres é protagonismo!
Quem não te conhece......
Enviar um comentário