domingo, 13 de julho de 2008

AGENDA CULTURAL DO ALANDROAL



Na visita que fiz este fim-de-semana ao Alandroal tive oportunidade de ver e consultar a Agenda Cultural relativa aos meses de Julho, Agosto e Setembro, que havia sido distribuída num “porta a porta” a todos os moradores.
Principalmente para todos aqueles, e ainda são alguns, que gostam do Alandroal mas lá não residem aqui lhes deixo alguns tópicos e novidades inseridos na referida Agenda:

Desporto:

Em conjunto com os Municípios de Borba, Estremoz e Sousel o Alandroal faz parte da organização dos "Jogos Zona dos Mármores”. Programados estão para o ainda mês de Julho um passeio BTT nocturno em Aldeia das Pias, dia 19; dias 20, 26 e 27 o II torneio de Futebol de Praia em Aldeia da Venda.
Em Agosto dias 2,3,9,10,16,17,23 e 24 prossegue o torneio de Futebol de Praia; Dia 30 Torneio de Malha em Ferreira de Capelins; dias 30 e 31 Torneio de Futebol de Praia na Venda.
Em Setembro: Torneio de Voleibol de Praia no Alandroal dias 6 e 7; dia 14 também no Alandroal um passeio de ciclo turismo.

Exposições:

Decore até 25 de Julho uma exposição de arte Cubana de vários artistas.
Já no mês de Setembro de 5 a 21 é a vez de JOÃO CARDOSO expor os seus trabalhos.

LAZER

Vários são os Artistas de renome que durante os próximos meses vão abrilhantar as noites no Alandroal.
Decorre durante esta semana Música, Dança Teatro a cargo de Artistas Cubanos: é o CICLO CULTURAL CUBANA.
Ainda durante o presente mês de Julho Sábado dia 26 RÃO KIAO E BANDA.

Já no mês de Agosto:

Dia 2 - BANDA SULTANS OF SWING
Dia 9 - SONS DE AFRICA – BANDA PARAKUKA
Dia 16 – BANDA RODIES (POP ROCK)
Dia 23 – BANDA BRASIL BRASIL
DIA 30 - GRNDE NOITE DO FADO – CARLOS MACEDO E FILIPA CARDOSO

Em Setembro:

Prepara-se o programa para o FESTIVAL DA JUVENTUDE que irá decorrer de 3 a 5, já a TRADICIONAL FESTA DE SETEMBRO tem lugar de 5 a 8.
Dia 13 – LATIN JAZZ – ANDRÉ SARBIB TRIO COM JOSÉ CARVALHO
Dia 20 – CICLO DE FADO COM OS FADISTAS TÂNIA OLEIRO – MARIA INÊS – MIGUEL PEDRO
Dia 27 – CICLO DE DANÇA COREOGRAFIA 4 TRABALHOS e 1 MUNDO
MOSTRA DE TRABALHOS COM ALUNOS DE DANÇA DO
ALANDROAL


Para começar o mês de Outubro logo dia 4 vai estar no Alandroal VITORINO.

12 comentários:

Anónimo disse...

De facto,face à variedade e intensidade musical da Agenda Cultural do Forum,Verão 2008, há que fazer uma coisa:Elogiá-la.
E dizer:para melhor está bem,está bem.
Para já,a Autarquia comprendeu e bem o que o FóRum precisava.

Todavia,não seria certamente má ideia que uma parte destes eventos culturais fossem partilhados pelo menos com Terena e Juromenha.Ou Santiago Maior.
Sempre era mais democrático e abrangente para todo um Concelho (com três castelos)que precisa de ganhar dimensão,e a sua marca de uma actuante presença cultural.
Como se espera que venha a acontecer.Assim a autarquia continue atenta...aos seus próprios objectivos.

Aproveitando a embalagem que agora se verifica no Forum Verão2008,parece ser chegada a altura de repensar o modo de abordar e realizar a Festa de Setembro fugindo, de vez,ao velho figurino que se apresenta já demasiado gasto e visto.Como,aliás,já foi por nós abordado.

Dizemos isto a pensar,por exemplo,numa maior Animação de Rua.Etc,etc.

Uma coisa é certa:vale mais fazer a Festa de Setembro,digamo-lo assim:curta e atraente do que muito longa e sem interesse nenhum...É a nossa opinião.


Saudações merecidas por vez à

Autarquia.


António Neves Berbém

Anónimo disse...

Que raio...
Agora não percebi esta.
O comentário é “anónimo” e por baixo assinado “António Neves Berbém”.
Depois e analisando o comentário, que representa de facto uma reviravolta de 180 graus na apreciação crítica, que ao longo dos tempos o Sr. Berbém tem feito, praticamente a tudo que se relaciona com as orientações que têm norteado o desempenho do actual executivo da autarquia, isto dá que pensar…
Será que é brincadeira dalgum engraçado?
A não ser…
Vamos esperar mais um pouco logo se verá o que se passa.

Anónimo disse...

Amigo,


Preocupe-se apenas com o conteudo do que está claramente escrito e verá com todo o agrado que V.próprio,às vezes,é menos fixista e imobilista do que julga ser.
É uma questão de treinamento, como dizem os brasileiros.

São os factos,os eventos e as circunstâncias em que são criados que implicam que, as criticas sejam boas ou más, devam existir e ter ou apresentar a sua própria autonomia.
E se, umas e outras existem, é para serem feitas com coragem, independentemente de pequenos e comodos calculismos de algibeira.

ANB

Anónimo disse...

"calculismos de algibeira"
Eureka!!!
Estou impressionadíssimo...
Mas não ao ponto de imitar o Arquimedes, que após ter feito a descoberta,.......... saiu de casa e completamente nu, terá percorrido as principais ruas de Siracusa gritando: eureka!

Anónimo disse...

"Não o poderia dizer, entenda-se bem, só por cortesia. A vida que esses cavalheiros levam é a causa de que todas as suas faculdades se reduzam à ironia barata, à crítica míope e à afirmação de uma presunção desmedida. Não têm outra coisa a fazer senão pôr a descoberta os erros e as faltas do próximo."
De facto, DOSTOIEVSKI, já imaginava estas coisas. Aliás, ele, no seu tempo, já confraternizava com as boas críticas.
Mas repare, se não houver a crítica, tudo transparece estar bom e bem... o que não convém, para já! Natural é, que não se ensoberba a alma de quem critica!
Pois bem, depois de um olhar sobre a agenda cultural, "tudo" parece concentrar-se no Arrequiz, entre este e o Fórum. Lembro que, Alandroal é muito mais que essa ínfima parte. Neste tempo de verão poderia haver mais animação de rua em outros lugares da vila e dando oportunidade a outros comerciantes.
Era bom ter em conta isto.

Anónimo disse...

Arquimedes,Dostoievski,e já agora e porque não, lembrar também Socrates,Platão,Tucidides,Herodoto?

Bom, é preciso ter muito,muito cuidado com as citações que fazemos.Muito menos o devemos fazer, se não conhecemos um mímimo que seja da obra.O ridículo mata, e está sempre à espreita...

Já quanto à ideia de que a Animação Cultural não se deve limitar ao Forum e aos Arrrequizes,devo dizer que estou de acordo.O Alandroal tem,de facto,outras potencialidades.É só tentar descobri-las e aproveitá-las.

E se isto não disse,foi apenas porque a critica positiva que foi feita não tem de ser perfeita.
Deve, isso sim, despertar as pessoas para irem expondo,e se possível, em conjunto, as suas ideias e alternativas próprias.

Depois o que importa é que a Autarquia esteja atenta.É para isso que existe.Deve ser essa uma das suas funções.
Se o não fizer, o melhor que tem a fazer é reconhecer a sua incompetência social e o seu autismo político.Por mais festas que faça.


ANB

Anónimo disse...

Tanta conversa da treta, não sei para quê!
Há questões mais importantes que ainda não foram referidas em relação ao funcionamento do Bar do Forum. Aquilo é só jogos de interesse. Só não vê quem não quer!
É um colaborador da câmara (Ze carvalho) que ganha o dinheiro que quer, que ninguém sabe quanto é.

É o presidente e o seu grupinho que até metem dó

É a questão dos impostos e da salutar concorrência daquele espaço em relação aos outros existentes na localidade

É muito triste quando a preocupação de muita gente, incluindo o executivo é o funcionamento de um Bar camarário. Isto é revelador do actual estado deste concelho

Anónimo disse...

O Bar não era para ser explorado pela Câmara...
Só que ninguém se disponobilizou para o alugar.

Anónimo disse...

"Amigos, peçam alegria a Deus. Sejam alegres como as crianças e como os pássaros no céu."

Anónimo disse...

Muito sinceramente, o meu enorme Obrigado, pela transcrição directa da citação do grande escritor russo.Fiquei mais elucidado.

Já quanto à exploração do Bar do Forum,o melhor que há a fazer,é colocar(pode ser aqui mesmo), Perguntas directas e objectivas relacionadas com a situação.
Obviamente dirigidas à Autarquia.

Pode acontecer que a resposta e os esclarecimentos venham rápidamente.

E se não vierem,insista.A ousadia e a persistência costumam sobretudo compensar...os temerários.


ANB

Anónimo disse...

"...O ridículo mata e está sempre à espreita...". As citações devem ser feitas sempre que se considere oportuno...por isso existem. E o contexto para utilizá-la foi ideal. Sou admirador vulgar de Dostoievski, que acho um bom escritor.
Sinceramente, não utilizei Sócrates pela ironia que possa trazer; Platão porque não estou para falar de amores... Os outros são pouco conhecidos. Se me perguntasse sobre Anaximandro, Heraclito, Aristóteles ainda faria umas citações giras.

Anónimo disse...

Pois amores não falas.....não te convem ne