Súplicas, superstições e inteligência á mistura.
-Muito se tem escritos sobre os folhetins da descrença, da desordem e da incúria, contrapondo-se prazos e formas, onde não faltam as promessas e os acordos sólidos, belas ideias e realizações a curto prazo, com derrapagens e ultimatos á mistura, com indicadores para todos os gostos e feitios.
-É o faz-de-conta em movimento, ignorando o que não interessa e realçando com formalidades a esmo, hipóteses e aspirações pouco clarificadas, onde os altos voos se propalam e atropelam, com intenções apenas alinhavadas e no ouvido.
-A forma incipiente e quase amadora com que tais notícias vêem a lume, utilizadas com habilidade, indiciam pelo menos, uma de duas razões: A crença faz parte da resolução dos problemas como a paixão da educação, ou estes admitem-se como auscultação e reacção do Zé, fazendo render o peixe e esperando que o tempo passe e novos ventos tragam ideias diferentes e susceptíveis de possíveis consensos.
-O tarot desperta interesse em muita gente, onde a resposta para muita coisa que diariamente nos acontece, é aceite, como se a astrologia estivesse directamente ligada a mudanças da sociedade e a cartomancia pudesse substituir-se á medicina, á tecnologia, ás entidades monetárias e por fim ás várias inteligências que, pareciam dominar o bem estar e a vida.
-Os contra-sensos dominam a nossa sociedade, quando uns falam em solidariedade e a possibilidade de doar parte do IRS ao Banco Alimentar, outros há que consomem verbas em consumismos específicos, como sejam a electrónica, as telecomunicações, o entretenimento e extravagâncias do visual.
-Sabendo-se que o poder da publicidade é ilimitado, podendo vender cascas de alho; sabendo-se que a televisão cultiva e ensina muita coisa; o catolicismo com algumas das suas práticas desviantes, deixou de ser religião homogénea, os retornados e os vindouros de todo o mundo chegam a nós, imbuídos de esperanças, maleitas e modos de pensar diferentes, onde as crenças fazem parte de um quotidiano e de práticas, onde o espiritismo é assumido.
-Não vão distantes os anos onde o empirismo reinava em Portugal, e os soldadores tinham o ganha-pão assegurado e bem remunerado; onde as mesinhas práticas raramente se curavam com dinheiro, mas sim com ervinhas e folhas, as abelhas e outros animais como as osgas, as lagartixas, o sapo e os lacraus, misturados com sais variados desde os de ferro, de cobre e os de zinco.
-Outra via seria a utilização dos cristais, as benzeduras ou as bruxarias e a leitura da sina na palma da mão, onde as ciganas aproveitando a aceitação desta maneira fácil de dar respostas aos males de cada um, ou das suas dúvidas na vida corrente em relação ao mau olhado, a confiança ou a falta dela em relação ao seu conjugue, as maldades e as espertezas na feitura das partilhas familiares ou até mesmo na tentativa da manipulação do seu futuro e da sua felicidade… Coisas que a crendice é capaz de alterar ou saber, quando pretende estimular o meio.
-Se antigamente a vida era dominada pela falta de formação e informação, hoje o avanço da tecnologia e o conhecimento passou a denominar como inteligência, conceito novo para o entendimento do homem e do mundo que o rodeia.
-A ideia de possuidor de inteligência, não é consensual, atendendo que a demonstração do seu contrário, necessita da mesma forma, determinado sentido inteligente. Não necessitaremos de procurar muito para encontrar indivíduos inteligentes que não conseguem singrar na vida.
-A tentativa da utilização de testes da inteligência, causa por vezes polémicas quando utilizados para definição de comportamentos raciais ou até mesmo sociais, com aptidões e experiências diferentes, sendo que as vivências emocionais são factores a ter em conta, influenciando os mesmos.
-Tecnicamente são conhecidas várias formas de inteligência, onde o QI do indivíduo poderá enquadrar-se em regras próprias, cumulativamente com outras se sentido popular. Assim poderemos elaborar um catálogo por palpite sobre o modo de actuar e de pensar de determinado indivíduo:
Inteligência lógica - Demonstração e aptidão para validar hipóteses matemáticas.
Inteligência cinestésica - Controlo de movimentos ao utilizar objectos e utensílios.
Inteligência intrapessoal - Aptidão para se compreender a si mesmo.
Inteligência duvidosa …
Inteligência saloia …
Inteligência…
-Inteligência interpessoal é a aptidão que consegue compreender, harmonizar e responder adequadamente ao seu semelhante. Assim sendo, os possuidores destas qualidades superiores, preocupam-se na criação de expectativas e afirmação de confiança generalizada.
1 comentário:
http://laranjavicosa.blogspot.com/
Consultem, comentem e votem.
Enviar um comentário