A POLÍTICA E O ENSINO.
-O deslumbramento de que muitos parecem estar possuídos, transmitindo do alto do seu saber nunca demonstrado claramente, chocando-se desalmadamente e sem glória, buscando soluções nunca inventadas e onde a clareza só conta quanto ao preço e onde os limites são falaciosos, com diagnósticos errados, cruzados e inconclusivos a curto prazo.
-A tese de que raramente me engano fez lei e história nada feliz, onde as observações se caracterizavam pela teimosia, pelo ideia de que “ eu quero, posso e mando “, em parcerias com as mesmas vaidades vinculativas quanto ás decisões e a falta delas em tempo útil.
-Infelizmente estamos hoje no mesmo ponto inicial, onde a desordem se acumula e, os problemas deixam vícios. Se não serão os mesmos, serão idênticos ou piores, o equilíbrio dos grupinhos do sector permanecem e formam lóbi, digladiando-se muitas vezes com ideias tão estranhas quão duvidosas. Tudo serve para arremesso nem que sejam aos apelos dos pais ou dos alunos, com total desaforo, falando deles sem representação, atendendo que no íntimo, estarão estes no fim da linha mas, utilizados quando aprouver.
-Conheci por fora e por dentro o sistema educativo, vivendo-o como um serviço cívico e ajuda despretensiosa em prol da resolução de posições extremadas existentes, sempre num espírito concordante e inovador de processos, sendo obrigado muitas vezes a engolir em seco por força dos grupinhos de professores, tudo servindo para excluir os pais, na resolução de assuntos inerentes aos seus filhos.
-As atitudes de poder ridículo vividas por mim com Presidente da Associação de Pais, situação reconhecida superiormente. No entanto para entrar na Escola, a propósito de acções inerentes como reuniões do Cons. Pedagógico onde tinha assento, primeiramente deveria pedir na portaria autorização do Cons. Directivo, posteriormente comunicar qual o assunto a tratar, ainda que toda aquela gente soubessem a minha identidade e funções.
-Como lamiré direi que, existindo óptimos profissionais no ensino, outros haverá uma grande parte que a sua verticalidade e confiança deixavam muito a desejar, nada tendo que ver com outros a quem agradeço terem contribuído na minha formação e de uma dedicação sem limites, lembrando a minha no Alandroal onde nasci e cresci, sem esquecer, numa idade já mais avançada, na Escola Académica no Conde Barão, no Liceu Pedro Nunes ou no Liceu Francês, onde a comparação poderia estar a milhas.
-Na certeza que com o passar do tempo, tudo muda e nada fica igual, sempre que o homem com sofismas contrapõe segundas intenções, contando com inteligências não testadas e poderes ilimitados, ainda que em nome de outrem, não deverão fazer finca-pé, nem se poderem sentir com as costas quentes e autorizadas para procederem com a real-gana lhes dá, substituindo-se ao coro, ainda que em determinado tempo e circunstância fosse verdadeiro.
-Por iniciativa de um grupo de pais americanos, pretendendo incutir nos seus filhos e familiares, uma educação pronta e sem qualquer desvios e interferências, organizaram-se de forma que a educação completa das suas crianças pudesse ser ministrada em casa, em viagem ou nas férias, tal como se estivessem numa escola privada ou pública.
-A este avanço tecnológico chamaram “Homeschool” que, consiste numa educação directa, sempre que a criança o deseje ou manifeste dificuldades, com uma satisfação tal que, o numero de adesões já ultrapassou o milhão de alunos, tendo chegado esta novidade á Austrália, ao Canadá e ao Reino Unido.
-Através das tecnologias móveis, os jovens podem fazer um click e aceder gratuitamente em tempo real, aos conteúdos programáticos disponibilizados através da Internet, Banda Larga com placas 3G, nas variadas plataformas e-learning encontram os testes ou as explicações de que necessitam.
-Este ensino solitário, ainda assim, garante completamente as aprendizagens, onde o respeito do ritmo de cada educando está assegurado, satisfazendo-se as suas necessidades e dúvidas, sejam elas qual forem, sem prejudicar o social, atendendo que estes, por sua vez, poderão em contínuo contactar com os seus colegas de carteira ou de turma, com o devido acompanhamento do mestre se for caso disso.
-A adaptação deste ensino, contornando as preferências e as necessidades dos jovens, possibilita que os pais ou os tutores e professores, no comando das aulas á distância se encarreguem de fornecer incentivos e pistas, ao mesmo tempo que personalizando este sistema, possam empreender um trabalho dirigido a determinados objectivos específicos aos mais atrasados e, com outras necessidades assim despistadas.
-Aspecto inovador e tecnológico que a mocidade aprecia, este processo inclui outros aspectos a considerar, se atendermos aos filhos de determinados desportistas, ou os artistas e porque não, todas as actividades onde a mobilidade é necessária ou imposta.
-Sem pretender tornar-me adivinho, começo a desconfiar de que os altos responsáveis deste quintal á beira mar plantado, tencionam aproveitar as tecnologia do ensino á distância, tanto mais que se poderá conexar o fecho de inúmeras salas de ensino, ao promover alguns conteúdos e aspectos do ensino, facilitando as comunicações e agilizando dispositivos, terminando com a entrega dos computadores já preparadinhos para o eleitorado testar e agradecer reverentemente.
Sem comentários:
Enviar um comentário