A APRENDIZAGEM E A VALIDAÇÃO DE COMPETÊNCIAS.
- Meus caros pais e professores, deixar passar tanto tempo para que se chegasse á conclusão que, a educação em Portugal não estava adaptada ás necessidades, parecendo óbvia a falta de rigor em determinados meandros no seu seio, obviamente que os resultados chegariam mais dia, menos dia.
- Não seria oportuna para os instalados, tal alteração confortável ou desejável, a falta de visão e ineficácia confundia-se a cada passo sabe-se lá porquê, as mexidas no relacionamento entre professores eram urgentes, o feudo e algumas capelinhas organizadas dentro das Escolas com intrigas e falas ao ouvido onde os ciúmes, dores de cotovelo, vaidades e superioridades eram instigadas superiormente, a má memória dos ditos entendidos da profissão de ensinar, quando lhe interessava apelavam aos pais quando o cano rebentava ou a cozinha cheirava a gás, mudando de agulha logo de seguida esquecendo as ditas parcerias, exigiam e dificultavam a sua acção e a dos seus representantes sempre que podiam.
(Direi como ressalva e sem generalizar que, alguns pais e algumas Associações não teriam as condições, nem mereceriam total credibilidade representativa, com manifesta falta de conhecimentos para poderem na plenitude, abordarem e resolverem situações graves e dispares, sendo a sua acção exercida esporadicamente, com arrazoados defensores de classe e até de políticos, pouco ligados ao sector que pretendiam arbitrar, não devendo merecer o estatuto de parceiro sérios).
- Verdade é que essas Associações seriam a minoria. São conhecidas inúmeras peripécias entre os Conselhos Directivos e as Associações, pela recusa a aversão aos pais, no interior dos Estabelecimentos Escolares, exigindo a marcação atempada de vários dias á recepção dos pais individualmente e até mesmo dos representantes das Associações considerados á altura, corpos estranhos ao sector do ensino, com tal snobismo que chegava ao aconselhamento para que, nenhum ensinamento da matéria curricular pudesse ser transmitida do exterior mas, sendo essa a competência dos professores evitando assim distorções, no cumprimento restrito dos programas.
- Tempos penosos, difíceis e incompreensíveis por vezes, posso mesmo adiantar de o espaço necessário para a realização das Assembleias Gerais das Associações de Pais, onde estes se deveriam obrigatoriamente reunir, com sendo a Sede Oficial da mesma, pelos Estatutos localizada no interior da Escola, tinha obrigatoriamente ser paga uma verba arbitrária por antecipação, sendo que outra qualquer comunicação aos sócios, só poderia ser difundida boca a boca ou via CTT, ainda que existindo um placar para esse efeito, este estava colocado na entrada da Secretaria, onde o acesso era barrado para o efeito e tirado na própria portaria.
- Lamentar ou contrapor medidas outrora negadas, considerando-as hoje uma bênção, enviesadas ou de segundas intenções, provocar os pais será abuso a ira de pais que contrariamente ao que muitos propagam em defesa própria, não será defender os alunos e, muito menos defender o ensino ou a sua classe que, por incrível que pareça é cúmplice e co-autora desta tragédia, uma vez que o destino lhes deu poderes, para os quais não estavam preparados - A Gestão rigorosa, transparente e em parceria.
- A escola integrada, solidária com coesão, de qualidade e cidadania para todos, era o sonho de alguns poucos do meu tempo que, para isso queimaram neurónios, deram o corpo e a saúde, para já não falar da carteira ou, o tempo gasto de que as suas famílias careciam, para que novas fórmulas, estratégias a adoptar, face á mutação e condicionalismos que a nova juventude buscavam, numa tentativa de adoptar procedimentos mais apelativos, batendo-se até ao estoicismo por consensos que pareciam razoáveis.
- Uma Escola inclusiva será aquela em que, os parceiros trabalham em prol de objectivos comuns, no caso presente, o mesmo será dizer a defesa dos nossos alunos, seu crescimento, aperfeiçoamento e motivação para os estudos, onde os problemas devem ter uma visão solidária responsável e em igualdade, dando como exemplo, onde quando a bola de futebol ultrapassa o recinto, indo prejudicar terceiros, os custos não sejam repartidos e imputados a todos os pais, sabendo medir as responsabilidades de todos e de cada um sem empirismos, admitindo todos os meninos serem filhos dos pais, o que acontecia era livrando-se a Escola, os professores, gestores e Ministério de problemas que, sendo dos alunos, implicitamente serão de todos culpados e a Associação paga e ponto final, isto para não falar do seguro escolar ou a politica do livro e do seu custo.
- O contributo que poderia dar por esta causa ainda não terminou, pois continuarei a dar o meu contributo desinteressado e sem segundas intenções, acreditando de que nem tudo nesse tempo teria sido mau, a aprendizagem de então serve para a minha autoavaliação, permitiu a aquisição de competências e o incentivo para um dia voltar á escola para me valorizar, porque não numa universidade sénior ou numa tertúlia de amigos capazes de se instruírem mutuamente mas á margem do sistema escolar, com os princípios da aprendizagem informal, com prazer ocupando o tempo que me restar, quando dispuser dele.
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