sexta-feira, 17 de agosto de 2007

TRADIÇÕES ALENTEJANAS

ORAÇÕES

Oração do desmanchado

Santana Maria
Santana Isabel
São João
Isto é tão verdade
Como os ossos das pessoas que vão ao seu lugar.
Em louvor de Deus e da Virgem Maria
Pai Nosso, Ave Maria.
(reza-se o Pai Nosso e a Ave Maria)
Ofereço estas Santas Orações à Senhora Santana
Que avente este mal para lá do mar
Para que já não torne a voltar.

REZAS

Reza para afastar o quebranto

Deus é
é Deus
Deus me benza
Benza-me Deus.
Deus me fez
Deus me criou
Deus me tire o “cobranto”
Que a luz me “acobrantou”.

MEZINHAS

Hemorroidal – banha com malvas e cascas de romã.
Estômago – erva-cidreira, hortelã, pimenta e salsaparrilha.
Intestinos – malvas, alecrim, urtiga-branca
Tensão alta – cinco folhas de oliveira, alecrim e alpista.

SOPAS

Açorda

Ingredientes
1 bom molho de coentros ou poejos, ou uma mistura de ambos.
2 a 4 dentes de alho
1 colher (sopa) bem cheia de sal grosso
4 colheres (sopa) de azeite
1,5 litro de água a ferver
400 g de pão caseiro (duro)
4 ovos

Preparação
Pisam-se num almofariz, reduzindo-os a papa, os coentros (ou os poejos) com os dentes de alho, a que se retirou o grelo, e o sal grosso. Deita-se esta papa na terrina ou numa tigela. Rega-se com o azeite e escalda-se com água a ferver, onde previamente se escalfaram os ovos (de onde se retiraram). Mexe-se a açorda com uma fatia de pão grande, com que se prova a sopa. A esta sopa dá-se o nome de "sopa mestra".Introduz-se então no caldo o pão, cortado em fatias. Os ovos são colocados no prato ou sobre as sopas na terrina, também conforme o gosto.
Muitas vezes, na água utilizada já se cozeu uma posta de pescada ou de bacalhau. Também pode ser acompanhada com sardinhas assadas.

(para a semana há mais)

Sem comentários: