terça-feira, 28 de agosto de 2007

CÁ PELO ALENTEJO

Parque Alqueva : Quercus dá parecer negativo ao Plano de Pormenor

terça-feira, 28 Agosto 2007
A associação ambientalista Quercus revelou hoje ter dado parecer negativo ao Plano de Pormenor do Parque Alqueva, projecto turístico para Reguengos de Monsaraz, nas margens da albufeira.
O Plano de Pormenor do empreendimento, da responsabilidade da Sociedade Alentejana de Investimentos e Participações, liderada pelo empresário José Roquette, e classificado como de Potencial Interesse Nacional, esteve em discussão pública até ontem.
Em comunicado, a Quercus alerta para os "impactos negativos" do projecto, enumerando o abate de montado de azinho, a água necessária para os campos de golfe e o número "excessivo" de camas turísticas a criar.
O empreendimento vai ocupar três herdades, num território de mais de dois mil hectares.
http://www.dianafm.com/

Parque Alqueva: Autarca de Reguengos de Monsaraz contesta argumentos da Quercus

«Este é um projecto de tal forma importante para o concelho que sempre foi rigorosamente acompanhado. Cria 2 000 postos de trabalho e movimenta todos os agentes económicos locais, pelo que é imperioso que avance». Desta forma, Vítor Martelo resume a razão do apoio da Câmara de Reguengos de Monsaraz ao projecto turístico Parque Alqueva.
Em declarações ao Notícias Alentejo, o presidente da Câmara de Reguengos de Monsaraz acrescentou que o Alentejo, como todo o interior do País, precisa de desenvolvimento e de projectos como o apresentado pela SAIP – Sociedade Alentejana de Investimentos e Participações, liderada pelo empresário José Roquette.
Segundo o autarca, a defesa do ambiente é, inclusivamente, do interesse do promotor: «O contrário seria prejudicial ao desenvolvimento do projecto».
«É caricato falarem de falta de falta de água à beira de Alqueva», diz Vítor Martelo, acrescentando que os ambientalistas «quando falam em 17 mil camas esquecem-se de referir que se trata de um projecto que se prolonga ao longo de quase 20 anos».
http://www.noticiasalentejo.pt/

Sem comentários: