quinta-feira, 26 de julho de 2007

QUEM CANTA SEUS MALES ESPANTA

Em Português...claro
E de preferência Alentejano.


A ribeira do sol posto

Letra e música: Popular (Alentejo)
Intérprete: Ganhões de Castro Verde* (in CD "É Tão Grande o Alentejo", 1997)


A ribeira do sol posto
Tem uma ponte moderna
Depois da ponte estar feita
Toda a gente se governa

Toda a gente se governa
Ao passar por lá dá gosto
Tem uma ponte moderna
A ribeira do sol posto

Eu aprendi a cantar
Lavrando em terra molhada
Lá na solidão dos campos
Pensando em ti, minha amada

A ribeira do sol posto
Tem uma ponte moderna
Depois da ponte estar feita
Toda a gente se governa

Toda a gente se governa
Ao passar por lá dá gosto
Tem uma ponte moderna
A ribeira do sol posto

Mariana Campaniça

(Popular – Baixo Alentejo)

A Mariana Campaniça
Que lindos olhos que tem
Do Monte da Légua às Pias
À missa não vai ninguém

À missa não vai ninguém
À missa já ninguém vai
A Mariana Campaniça
Coitadinha não tem pai

Coitadinha não tem pai
E mãe também já não tem
A Mariana Campaniça
Que lindos olhos que tem

Marianita

Popular – viola campaniça e vozes (Ourique, Baixo Alentejo)
Recolha de José Alberto Sardinha (1984) (in CD n.º 5 de "Portugal - Raízes Musicais", JN/BMG, 1997)


Marianita és baixinha
Arroja a saia pela lama
Eu já te disse mil vezes
Levanta a saia, Mariana

Esta moda é que era a minha
No tempo em que eu a adorava
Esse tempo já findou
Tudo quanto é bom se acaba

Marianita és baixinha
Arroja a saia pela lama
Eu já te disse mil vezes
Levanta a saia, Mariana.

AINDA MAIS UMA...

Ó Águia Que Vais Tão Alta

Letra e música: Popular (Alentejo)
Intérprete: Ganhões de Castro Verde* (in CD "É Tão Grande o Alentejo", 1997)


Ó águia que vais tão alta
Voando de pólo em pólo
Leva-me ao céu onde eu tenho
A mãe que me trouxe ao colo.

A mãe que me trouxe ao colo
Ficou-me fazendo falta
Voando de pólo em pólo
Ó águia que vais tão alta.

Ó patrão dá-me um cigarro
Acabou-se-me o tabaco
Semente que eu lanço à terra
Fumando dá mais um saco

Ó águia que vais tão alta
Voando de pólo em pólo
Leva-me ao céu onde eu tenho
A mãe que me trouxe ao colo.

A mãe que me trouxe ao colo
Ficou-me fazendo falta
Voando de pólo em pólo
Ó águia que vais tão alta.

Colaboração:lugar-ao-sul@grupos.com.br

Sem comentários: