quarta-feira, 18 de julho de 2007

QUEM CANTA SEU MAL ESPANTA

Sempre, sempre em Português.

Caracóis

Letra e música: Popular
Intérprete: Amália Rodrigues* (in "Vou Dar de Beber à Dor", 1968, reed. EMI-VC, 1992; "O Melhor de Amália: Vol. II - Tudo Isto é Fado", EMI-VC, 1985, reed. 2000)


Ai janelas avarandadas
Ai janelas avarandadas
Mora aqui algum doutor
Mora aqui algum doutor
Ai eu venho-me aconselhar
Ai eu venho-me aconselhar
Ai ando mal com o meu amor
Ai ando mal com o meu amor

São caracóis, são caracolitos
São os espanhóis, são espanholitos
São espanholitos, são os espanhóis
São caracolitos, são os caracóis
[bis]

Ai um dia fui a Espanha
Ai um dia fui a Espanha
Comi lá com os espanhóis
Comi lá com os espanhóis
Toucinho assado no espeto
Toucinho assado no espeto
No molho dos caracóis
No molho dos caracóis

São caracóis, são caracolitos
São os espanhóis, são espanholitos
São espanholitos, são os espanhóis
São caracolitos, são os caracóis
[bis]

Oiça Lá ó Senhor Vinho

Letra e música: Alberto Janes
Intérprete: Amália Rodrigues (in "Oiça Lá ó Senhor Vinho ", 1971; reed. 1992; "O Melhor de Amália: Volume II -Tudo Isto é Fado", 1985, reed. 2000)


Oiça lá ó senhor vinho,
vai responder-nos, mas com franqueza:
porque é que tira toda a firmeza
a quem encontra no seu caminho?

Lá por beber um copinho a mais
até pessoas pacatas,
amigo vinho, em desalinho
vossa mercê faz andar de gatas!

É mau procedimento
e há intenção naquilo que faz.
Entra-se em desequilíbrio,
não há equilíbrio que seja capaz.

As leis da Física falham
e a vertical de qualquer lugar
oscila sem se deter
e deixa de ser perpendicular.

"Eu já fui", responde o vinho,
"A folha solta a bailar ao vento,
fui raio de sol no firmamento
que trouxe à uva doce carinho.

Ainda guardo o calor do sol
e assim eu até dou vida,
aumento o valor seja de quem for
na boa conta, peso e medida.

E só faço mal a quem
me julga ninguém
e faz pouco de mim.
Quem me trata como água
é ofensa, pago-a!
Eu cá sou assim."

Vossa mercê tem razão
e é ingratidão
falar mal do vinho.
E a provar o que digo
vamos, meu amigo,
a mais um copinho!


Nota: Este fado também é cantado, entre outros, por Mariza (in "Fado em Mim", 2001).

Colaboração:lugar-ao-sul@grupos.com.br

Sem comentários: