segunda-feira, 16 de julho de 2007

CRÓNICAS DE OPINIÃO DA RÁDIO DIANA/FM

Transcrição da crónica diária transmitida aos microfones da :http://www.dianafm.com/

Um novo meio - José Faustino

segunda-feira, 16 Julho 2007
Exceptuando alguma imprensa que dispõe de secções de media, a comunicação social, normalmente, pouco fala da sua própria actividade e cada um dos órgãos de comunicação social, por si, só muito excepcionalmente o faz.
É uma dessas excepções que hoje aqui vou fazer.
Não o faço por mim mas porque me parece que todos os que têm colaborado e colaboram com a Rádio Diana merecem esta referência.
Pode-se dizer que a Rádio Diana quando iniciou a sua emissão em Abril de 1986, iniciou um novo ciclo da comunicação social em Évora e na região.
Sem deixar de fazer aqui o justo reconhecimento daqueles que na imprensa nos antecederam e, que depois, ao longo dos anos, nos têm acompanhado, parece-me igualmente justo afirmar que foi o surgimento desta rádio que, em Évora, mudou o panorama da comunicação social local e regional.
A Rádio Diana quando surgiu posicionou-se de forma bastante diferenciada dos órgãos existentes, desde logo, pelo formato inovador apresentado e pela abertura a novos colaboradores do mais variado leque de proveniências, com um Estatuto Editorial de grande abertura e pluralismo.
Pouco tempo depois, surgiram mais duas rádios, os jornais existentes responderam positivamente e também surgiram outros projectos editoriais que infelizmente não vingaram.
Nos primeiros anos da sua existência, a Rádio Diana constituiu-se como uma autêntica escola onde se iniciaram a maioria dos profissionais de comunicação social existentes na região, especialmente na área do jornalismo.
Apesar da rádio se ter mantido sempre fiel à sua formatação inicial, ela foi evoluindo com a introdução de técnicas e métodos inovadores, como foi o caso da passagem para o sistema auto-operado, depois a automação e mais recentemente a integração total de toda a operação em estúdio e a racionalização de meios humanos e técnicos e das próprias instalações.
No ano passado, ano do vigésimo aniversário, a Rádio Diana iniciou uma nova experiência com a abertura do seu site na Internet e logo de seguida a colocação da emissão on-line.
O site que se aproxima rapidamente de um milhão de visitantes e que se encontra, presentemente, com uma média diária de cinco mil visitas, pode considerar-se, sem qualquer dúvida, como um novo meio de comunicação social diário sedeado em Évora.
Se a rádio, pelas suas características locais de cobertura, está limitada a Évora e à região, o site tem expansão universal, tal como a emissão on-line.
Mas é, de facto, o conteúdo escrito do site que representa a grande inovação e a importância enquanto meio de comunicação social.
Este novo meio, com apenas dezoito meses de existência, está naturalmente no seu princípio, esperando-se para breve importantes inovações que, certamente, permitirão um aumento significativo de audiência.
Numa região onde o mercado publicitário é escasso, proporcionando magros rendimentos e consequentemente pouca capacidade de investimento, o êxito alcançado por esta casa tem residido sempre na capacidade e empenho profissional de todos os seus colaboradores.
Pessoalmente sinto-me recompensado, por ter o privilégio de pertencer a esta maravilhosa equipa que tem merecido a preferência de ouvintes e leitores.
Bem-haja a todos!

16/07/07
José Faustino

Sem comentários: