terça-feira, 10 de julho de 2007

CRÓNICA DE OPINIÃO DA RÁDIO DIANA/FM

:http://www.dianafm.com/

‘7 Maravilhas de Portugal’ - Domingos Cordeiro

Tuesday, 10 July 2007
Os Portugueses escolheram no passado sábado, das 21 maravilhas em concurso, aquelas que consideraram ser as ‘7 Maravilhas de Portugal’.
Tratou-se, não de uma decisão de sábios ou historiadores, consequentemente baseada em conhecimento e ponderação, mas antes, o que contou foi o acesso à internet ou à rede de telefone.
Os portugueses elegeram como ‘maravilhas portuguesas’ um conjunto de monumentos que estão muito presentes na memória de todos, por muito tratados na nossa história.
Foram, assim, eleitos os Mosteiros de Alcobaça, dos Jerónimos e da Batalha, a Torre de Belém, os Castelos de Guimarães e de Óbidos.
De fora ficaram, entre outras maravilhas, quatro que representavam o Alentejo: O Castelo de Marvão, o Palácio Ducal de Vila Viçosa, as Fortificações de Monsaraz e o Templo Romano de Évora.
Poder-se-á dizer, é certo, que foi seguido um critério democrático para a eleição.
Mas não foi, seguramente, um critério justo porque levou a que ganhasse quem mais poder de voto tinha.
Com efeito, tendo o Alentejo 530 mil habitantes, quando na grande Lisboa residem cerca de 4 milhões de habitantes, estes resultados não surpreendem.
Valeu o empenho de todos os alentejanos nesta eleição desigual e, em particular, dos seus autarcas que tudo fizeram para divulgar o nosso património.
Valeu, ainda, a divulgação acrescida daquelas ‘nossas maravilhas alentejanas’ pois, pelo facto de estarem admitidas a concurso, trouxeram até nós variadíssimos órgãos de comunicação social que delas e da Região falaram.
Nem tudo foi mau, mas quando olho para as ‘7 maravilhas de Portugal’ eleitas pelos Portugueses no passado sábado, não consigo entender porque razão, por exemplo, não elegeram, ao menos, uma ‘maravilha alentejana’ para o lugar da Torre de Belém, a que não acho graça por aí além.

10 de Julho de 2007
Domingos Cordeiro

Sem comentários: