quinta-feira, 19 de julho de 2007

COMENTÁRIOS EM PÉ DE PÁGINA - RUBRICA DE ANTÓNIO BERBÉM

O Concelho do Alandroal, 54ª freguesia de Lisboa?

I.As surpresas e até o risível em política atingem-nos onde, às vezes, em democracias abertas e consolidadas, já não seria previsível que tal viesse a acontecer. Muitas vezes ferem a dignidade humana. Mas em outras ocasiões, vão sufocando lentamente mesmo aqueles que julgam apenas caminhar de vitória em vitória, até uma derrota final.
II.Era uma noite mais de festa eleitoral. O vencedor antecipado estava encontrado. Era do Partido Socialista. Mas talvez um tanto incomodado com o peso mínimo dos votos com que tinha sido eleito, haveria de proclamar quando chegou a sua vez, um bem frouxo, se bem que pragmático discurso da vitória. As Televisões faziam o seu papel em directo, comentando o facto, democraticamente extravagante, de António Costa o vencedor ter muito menos votos do que o M. Maria Carrilho vencido. Coisas da nossa democracia, é claro, e que deram para de imediato se perceber que a oposição critica ao governo, não terá deixado de avisar ou de oportunamente vir a fazer-se sentir.
Estávamos nisto. Mas então, não é que, de repente, o Alandroal passou a ser uma das «vedetas» da noite…
«Aqui Viemos sem saber como… e porque sim» disse um dos entrevistados! Miguel Sousa Tavares, ferino, apontou de imediato e com razão o caciquismo relho e paga-pouco destas passeatas.
III. Os motivos do passeio já toda a gente e todo o país conhecem e glosaram. Prosaicamente pode dizer-se que a causa principal deste “desatino/desaforo partidário”…desta vez socialista embora com velhas raízes em Portugal, foi só e apenas mais uma Excursãozita. Simplesmente até Mafra. Simplesmente até à rua do Hotel Altis onde, aliás, alguns ficaram entalados na porta…e nem sequer puderam entrar.
IV. Talvez este último incidente “não seja relevante”segundo M. Calha. Mas o que será certamente bastante desagradável são “os efeitos negativos” que estes factos acarretam para os próprios mentores e organizadores de tão ultrapassadas e pacóvias manifestações.
Impressionou a falta de tacto político e a demonstração de uma pura e desenfreada manipulação política. Deve magoar qualquer um a falta de respeito pelas pessoas. O país se sorriu e compreendeu, deve também ter-se interrogado se o ridículo, sobretudo em política, já alguma vez compensou? Conforme o insuspeito Vital Moreira comentou: “O Concelho do Alandroal não merecia ser exposto e estar a mercê de tanta falta de bom senso. O PS deixou de ser um partido moderno e europeu?
V. E logo agora, alandroalenses, haveria de suceder-nos uma coisa destas numa altura em que os eleitores estão cada vez mais exigentes em relação aos políticos e aos partidos que os representam.
Será que no Alandroal ainda não perceberam que o eleitorado está cada vez menos ancorado e que é extremamente sensível às conjunturas e às más / repetitivas prestações políticas e sociais também na nossa Terra, bastante recentes e discutíveis?
Para ser mais directo, pergunta-se se o Partido Socialista concelhio não tem nada a ver com as sequelas deste desprestigiante episódio, e não quer emendar-se e estar disponível para emendar a mão, pedindo desculpa aos alandroalenses?
Estará por conseguinte a faltar ao Partido socialista local, um discurso e uma prática política com um mínimo de verdade e ética? Já começou a valer tudo e tão cedo? Qual o grau de confiança que devem inspirar-nos os actuais autarcas no próximo futuro?
VI. Perguntamos também, se face aos níveis de abstenção verificados, Lisboa foi abusada pelos candidatos e reagiu mal? Lisboa terá sido nestas eleições a amostra fiel do país inteiro… e os Alandroalenses apenas a parte cómica de uma cena triste onde nos apresentaram apenas como infímos actores que só servem afinal para excursionar e agitar bandeirinhas?
Será que optando por este caminho, podemos esperar que a autarquia se mantenha capaz de continuar a promover o respeito pelas pessoas e a adoptar uma estratégia participada de desenvolvimento adequada a todo o Concelho?
VII. Finalmente todos ouvimos na noite das eleições em Lisboa e cada um à sua maneira dizer e prometer uma vez mais que iam reflectir. Pois bem, no Alandroal depois do aparente fracasso da Expo Guadiana, da euforia esvaziada das Excursões e Viagens tropicais desnecessárias, depois dos azares da Entrevista…ficará tudo como dantes? Ou será que somos todos tímidos e estamos algo envergonhados “com os nossos próprios populares alandroalenses” que desembarcaram no hotel Altis sem nunca lá terem entrado.
Presos que ficaram numa das portas demasiado giratórias que pouco têm a ver com a nossa realidade, o nosso modo de vida e as enormes dificuldades sociais. Sem cerejas, nem bolo que se veja. Talvez apenas repetindo mais um dos antigos e já gastos pirolitos…

António Neves Berbém
Julho/XVIII/MMVII

21 comentários:

Anónimo disse...

Cantas bem, mas não me alegras!

Anónimo disse...

Ó sr berbém eu tenho pena do PSD e do CDS coitados...
O José Miguel Júdice que foi o mandatário da candidatura do António Costa, agora também já está com pena deles, até já lhe receitou umas coisitas para ver se eles conseguem sobreviver...
Já estou arrependido de ter ido lá a Lisboa não porque isso me envergonhe, ou envergonhe o Alandroal mas sim porque a gente não deve bater nos mortos...

Anónimo disse...

Quando contratam mais figurantes para fazer figuras tristes ????????????????????????????????

Anónimo disse...

Caro Berbém,
Pensava que te conhecia bem,mas com o passar do tempo e depois de ler os teus "escritos" neste Blog, só me tens desiludido.Pensava que de facto eras uma pessoa formada e bem educada, pois infelizmente Formação nem sempre significa Boa Educação. Contra todos os meus prognósticos, saiste-me uma pessoa Formada, mas um "anormal" em termos de educação. Devo dizer-te, DESILUDISTE-ME, pois qualquer um daqueles idosos, porventura sem nunca ter ido à escola e apenas conhecedores da dureza da vida, tem muito mais EDUCAÇÃO que tu.
Dizeres que os Alandroalenses ficaram entalados na porta do Altis, é a maior anormalidade que já ouvi. Primeiro, porque não assisti na televisão a nenhuma dessas mentiradas que aí relatas, nem acredito que alguém ficasse à porta, pois eram simplesmente gente do Alandroal que quiz manifestar o seus apoio e solidariedade (será que sabes o significado desta palavra?) a um homem, um grande político, precisamente com origens no concelho do Alandroal (Terena). Sabias isso, ouaté isso desconhecias?
Segundo, se tu lá tentasses entrar, talvez tu é que ficasses "entalado" na porta do Altis, porque a essas festas não são admitidos os falsos socialistas, digo, xuxialistas; e porque o Sócrates ou o António Costa, nem sequer te passam cartão.

Conheço-te bem a ti e ao João Nabais. Acrescento que me estou "cagando", tanto para ti como para ele!
Mas uma coisa é certa. Ele da-te cartas em vários campos, enquanto tu só escreves aqui barbaridades.

PS: Já que aconteceu contigo no Alandroal, o mesmo que à Helena Roseta em Lisboa, ou seja, não adiantou andares a colocar-te nos biquinhos dos pés para integrares as listas do PS ou ocupares um tachinho qualquer, que eles nem assim repararam em ti, CANDIDATA-TE em 2009 à Câmara do Alandroal e verás como é. Verás como o Nabais, com todos os defeitos que tu e outros anormais insistentemente lhe apontam, te dá um "banhinho" a ti e ao resto da anormalidade. Em política, não basta parece-lo,é preciso sê-lo".

Um abraço e até breve.

Anónimo disse...

O comentario da ambiguidade -
1º estàs-se c.., para os dois a seguir já o Nabais é bom.
Da origem, do Antonio Costa, de Terena só tem a madrasta talvez por isso é que a pérola do Concelho, TERENA, está tmbém amadrastada. E em politica deve-se ser sério, honesto e educado.

Anónimo disse...

Este blog cheira mal...
Recentemente foi aqui bastante divulgada aquela questão dos cus...
Agora estão-se cagando...
Que porcaria!!!!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Ai, ai estes gajos embebedam-se e depois vêm para aqui cagar postas de pescadas.....ehhhhhhhhhhhhhhhhhh

Anónimo disse...

Pois é Sr. Tatá...

mais uma vez que assite aqui á sua queda para um dos lados...

pergunto eu

como é possivel..depois de tantos discursos da sua parte a tentar mostrar que é uma pessoa neutra, colocar aqui estes textos xenófobos do sr. berbém (letra pequena, pois claro!)? Nos textos dele só consigo ler "abaixo o ps" e "abaixo o João Nabais", será defeito das minhas lentes?

Anónimo disse...

ó xico manel a culpa desta merda toda é tua meu grande badameco!

Anónimo disse...

Gente, há gente muito mais exigente com os outros do que consigo próprio.
O Nabais é que tinha mesmo que ser perfeito, ao nosso jeito... pois claro!

Anónimo disse...

quem nao conhece ou nao conheceu o xico manel no alandroal?o que é que ele fez no alandroal?NADA!!!!!!!!!!!!pois agora ele e mais alguns estao a tentar passar uma imagem negativa do alandroal e de quem esta a fazer alguma coisa por o alandroal!ele viveu no alandroal enquato esteve a borla nas casas dos ctt!sem mais OBRIGADO

Anónimo disse...

Foi Presidente (o primeiro dos Bombeiros), inovou as Festas de Setembro, foi Director das Sociedades Artisticas (que o teu amigo destruiu), escreveu contra o facismo (que agora te permitem escrever estas bacoradas), esteve na Assemleia Municipal. fez parte da direção da Santa Casa da Misericórdia, foi "muleta" de muitos idosos quando foi necessário preencher papéis para arranjar reformas (pergunta aos mais idosos o que têm a dizer sobre ele), fundou e deu a cara pela unica rádio que o Alandroal teve e nunca mais voltou a ter.
O ter casa(que não era de borla) dos CTT fazia parte da remuneração estipulada. Nunca foi, isso posso garantir "lambe botas", nem precisou de servir de tapete para dar educação a dois filhos que já estão formados, e nunca faltou ao respeito fosse a quem fosse no Alandroal.
Tem formação e foi educado por pessoas de respeito e que ainda hoje são respeitadas,
Tem um blogue que dá a conhecer o Alandroal e onde todos podem falar, se o não fazem defendendo os seus pontos de vista é porque ou temem ser desmentidos, ou são cobardes, ou demasiado broncos para se sujeitarem a ouvir certas verdades.
Nunca vi nada escrito por ele que desabonasse o Alandroal, antes pelo contrário. Cumpre aquilo que sempre escreveu: dar voz a todos. Porque temem escrever defendendo os seus pontos de vista? têm mêdo que lhes falte a razão? Não têm maturidade para tal? não sabem escrever sem ofender? É essa a educação que vos deram?
Cresçam e apareçam.
Termino como já terminei outro comentário que aqui coloquei: TEMO PELO FUTURO DO ALANDROAL - com gentinha tão mal formada.

Um amigo do Chico.

Anónimo disse...

Ó amigo não vale a pena perder tempo com capachinhos destes.
O melhor é não se lhe ligar pêva. Eles querem e vêr se chateiam o Xico para ele desistir e vêr se a ignorância continua como dantes e eles se governarem à sua maneira.
Quer apostar que muitos dos que escrevem estas bacoradas nos comentários temem pelo tacho?
Não vê que até os termos que usam é para afastar as pessoas com alguma formação?
São todos tachistas com mêdo de perderem o mesmo.
Pergunte-lhes lá se conhecem outro Sócrates senão o que os governa?
Se conhecem outro João que fosse Rei de Portugal, senão o João Rei do Alandroal?
Se sabem quem foi Pêro Rodrigues, Diogo Lopes de Sequeira.
São de meter dó.
Concordo consigo pobre Alandroal!

Anónimo disse...

Ena pá que grande curriculum!!!
Este homem fez muito mais pelo Alandroal do que o Nabais.
A obra que ele deixou no Alandroal e que fica para a posteridade é bastante extensa e valiosa demais para ser ignorada. É uma obra ao nível das ideias. Até fundou uma rádio pirata que ainda hoje recorda com saudade.
Ao pé dele o Nabais é um burro e a sua obra em todo o concelho nada tem de intelectual. Tem mais a ver com a física. São coisas sem importância nenhuma...
São piscinas, centros e postos de saúde, creches, bibliotecas, o novo arquis, o fórum, o arranjo do velho edifício do município, o parque de feiras, rotundas, arranjos de ruas e estradas por todo o concelho. São coisas assim sem importância nenhuma para a qualidade de vida das pessoas. É um ignorante. Nem sequer preenche papeis para desenrascar os idosos, arranja-lhes apenas uns dinheiritos para ajudar na compra dos medicamentos e outras necessidades primárias.
Ainda por cima é teimoso que nem um burro, farta-se de levar purrada dos gajos do PSD e dos do PC e não quer parar quieto. O Sócrates, (aquele que ele conhece, não o outro) não lhe arranja o dinheiro suficiente mas ele não pára, anda sempre lá a chateá-lo, quer dinheiro para urbanizações e coisas do género. Eu penso que ele está é maluco. Devia fazer coisas para ele, olhar mais pelos seus interesses pessoais, como neste país, alguns têm feito e são apoiados sem reserva pelos seus munícipes. Isto de fazer obra para melhorar a qualidade de vida dos munícipes não dá nada. Eu acho que o Nabais devia ser preso, como alguns já têm sugerido. Doutro modo não se dá conta dele, ninguém o consegue parar e isto é uma desgraça, é o descalabre, é o fim do VELHO concelho do Alandroal. E eu, conservador como sou, não concebo de modo nenhum um NOVO concelho do Alandroal. Eu tenho medo do futuro... Abaixo o Nabais!!! Fora com ele!!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Mas que comparação tão parva. O que é que uma coisa tem a ver com a outra. Só mesmo de um "Lacaio" à procura de tacho, ou a querer conservá-lo. Então não foi para isto que elegemos o Senhor Presidente? Não é para isto que ele é pago com os nossos impostos? De fosse para ficar tudo na mesma tinhamos deixado ficar os que lá estavam.
Bolas , pode-se ser capacho, mas assim já se cai no ridiculo.
Uma coisa é trabalho voluntário, não remunerado outra é cumprir com aquilo para que se é pago.

Anónimo disse...

Só faltou mencionar os BMW`s e as dividas.

Comparar alguém pago, com obrigações e a quem são dados MILHÕES pelo Governo central para realizar as obras, com uma pessoa que faz e ajuda de forma voluntária e desinteressada, só mostra o limitado que és intelectualmente.

Anónimo disse...

Percebi-te...
E por isso digo-te:
Estás a pensar que estás aonde?
E pensas que estás a falar para quem?
Não sabes expôr os teus pontos de vista sem ofenderes?
Seu pretenso intelectual: fica sabendo que qualquer prestador de serviços, remunerado, ou não, tem direito à dignidade e ao respeito.
As instituições democráticas em Portugal funcionam. Usa-as se te sentes lesado.
A tua linguagem denuncia-te.
Conheces o nome dalgumas figuras de relevo e logo te julgas superior.
A humildade e a boa educação são óptimas companheiras do saber... Se é que de facto o possues.
Dou-te o benefício da dúvida.

Anónimo disse...

Calma ... Conheço-te do Blog, és ...... o anónimo.

Anónimo disse...

CAMBADA DE OPORTUNISTAS E LAMBE BOTAS!!!
TENHAM VERGONHA,O ALANDROAL MERECE SER REPRESENTADO POR PESSOAS HONESTAS...E DESINTERESSADAS !
A POLITICA É MERDA...
VIVA O ALANDROAL !
ALANDROALENSE PREOCUPADO.

Anónimo disse...

Porque será que andam tão nervosos e quezilentos? Será doa calores que se aproximam

Anónimo disse...

Como é que o Alandroal há-de ser cada vez bonito, se as pessoas insistem em mostrar as suas fealdades interiores e hipocrisias exteriores?