Cortesia da : http://www.dianafm.com/
Dia do trabalhador - Domingos Cordeiro
Terça, 01 Maio 2007
Comemora-se hoje o dia em 1 de Maio, efeméride de um outro que teve lugar em 1886 quando, 500 mil trabalhadores saíram às ruas de Chicago, nos Estados Unidos, em manifestação pacífica, exigindo a redução da jornada para oito horas de trabalho. A polícia reprimiu a manifestação, dispersando a concentração, depois de ferir e matar dezenas de operários. Mas os trabalhadores não se deixaram abater, todos achavam que eram demais as horas diárias de trabalho, por isso, no dia 5 de Maio de 1886, quatro dias depois da reivindicação de Chicago, os operários voltaram às ruas e foram novamente reprimidos: 8 líderes presos, 4 trabalhadores executados e 3 condenados a prisão perpétua.
Foi este o resultado desta segunda manifestação.
A luta não parou e a solidariedade internacional pressionou o governo americano a anular o falso julgamento e a elaborar novo júri, em 1888. Os membros que constituíam o júri reconheceram a inocência dos trabalhadores, culparam o Estado americano e ordenaram que soltassem os 3 presos.
Em 1889 o Congresso Operário Internacional, reunido em Paris, decretou o 1º de Maio, como o Dia Internacional dos Trabalhadores, um dia de luto e de luta. E, em 1890, os trabalhadores americanos conquistaram a jornada de trabalho de oito horas.
121 anos depois das grandiosas manifestações dos operários de Chicago pela luta das oito horas de trabalho e da brutal repressão patronal e policial que se abateu sobre os manifestantes, o 1º de Maio mantém todo o seu significado e actualidade.
Nos Estados Unidos da América o Dia do Trabalhador celebra-se no dia 3 de Setembro e é conhecido por "Labor Day". É um feriado nacional que é sempre comemorado na primeira segunda-feira do mês de Setembro e está relacionado com o período das colheitas e com o fim do Verão.
No Canadá este feriado chama-se "Dia de Oito Horas". Tem este nome porque se comemora a vitória da redução do dia de trabalho para oito horas.
Na Europa o "Dia do Trabalhador" comemora-se sempre no dia 1 de Maio.
Em Portugal, "o Dia do Trabalhador” é da maior importância para o movimento sindical e para aqueles que representa, mas também para todos os que defendem uma sociedade mais justa e solidária. O dia em se afirmam os valores do sindicalismo e a necessidade do progresso económico e social".
A efeméride que hoje se comemora por toda a Europa é, em Portugal, assombrada pela concentração de nacionalistas do PNR que marcaram uma concentração para o Largo do Rato, ao que dizem, pela “dignidade do trabalhador português”.
Tal manifestação, de cariz marcadamente xenófobo, esquece que os emigrantes que recebemos em Portugal são criadores de riqueza, fazem os trabalhados que a maioria dos portugueses não quer e, procuram na nossa terra, condições de vida que a sua lhe não proporcionou.
Estou certo que o ideal que sempre norteou os portugueses no dia que hoje se comemoramos – uma sociedade mais justa e solidária – saberá resistir, de forma democrática, àqueles que, valendo-se do facto de viverem em democracia, a negam todos os dias pelas práticas que adoptam.
Sem comentários:
Enviar um comentário