ENDOVÉLICO RENASCIDO
O Alandro al mostra-lhe algumas fotos, e extractos da referida reportagem, elaborada por Conceição Antunes (texto) e Nuno Botelho (fotografias).
O Alandroal conserva na paisagem vestígios ligados a deuses pré – romanos. As escavações arqueológicas em São Miguel da Mota revelam que o local já foi um santuário do Endovélico. O culto ainda hoje é celebrado por pagãos ou rosacrucianos.
A terra está húmida das últimas chuvas. Só se ouvem os passos dos peregrinos no caminho que sobe até à Rocha da Mina, uma intrigante formação rochosa que lembra um animal de tamanho bíblico em pose de esfinge. Lá em cima, a paisagem alentejana serpenteada pelas águas do rio Lucefecit parece vir da origem dos tempos. Os irmãos da Confraria da Rosa e do Templo erguem os braços ao céu, numa prece silenciosa ao deus Endovélico. ………..
Um galo de penas coloridas é solto…….
……o galo simboliza o acordar , o renascer….
………..
………..
A São Miguel da Mota, todos os anos acorrem grupos de pagãos em Junho, por alturas do solstício de Verão, num “caminho do silêncio” que também passa por Castelinho ou Outeiro da Águia,…….
……………..
…………….
A ideia de criar uma marca
……..
E adianta que um projecto ainda mais ambicioso é a criação de um Centro de Estudos do Endovélico em São Miguel da Mota, o local do antigo santuário. O que irá envolver a expropriação para interesse público daquela propriedade privada.
……
A Câmara do Alandroal vai lançar ainda um evento anual, o Festival do Endovélico, com música céltica e do mundo, para arrancar já em Junho de 2007.
……..
………
2 comentários:
O "nosso" ENDOVÉLICO de novo em destaque... Muito Bem!!!
Também eu, estou de acordo, quanto ao resgate (urgente) do espólio arqueológico do culto ao deus Endovélico, que é considerável, para o local sagrado, como é devido, bem como a criação de um Centro de Estudos na região, desde que este não invada solo sagrado.
Caso haja o tal festival celta (música) e não só, bem gostava de lá ir também...
Alpha Aurigae
mais um político parolo a prejudicar a sua terra! deixem os festivais à zambujeira. já basta o quanto aquela territa tem sido estragada.
Enviar um comentário