segunda-feira, 12 de fevereiro de 2007

NOTÍCIAS DE INTERESSE SOBRE O ALANDROAL

No : http://jn.sapo.pt/

Exposição de jogos antigos nas Termas da Cividade

Denisa Sousa

Um dos alunos do 7.º ano diz bem alto, acompanhando a frase com o respectivo gesto de polegar levantado "Esta exposição é 'muitaaa' fixe!". As professoras sorriem, enquanto tentam pôr ordem nos mais irrequietos, que descem e sobem as escadas. A crer nas reacções, a mostra sobre jogos antigos, patente até ao dia 13 de Abril no Núcleo Museológico das Termas Romanas do Alto da Cividade, em Braga, conseguiu fascinar os visitantes.
Incluindo 25 painéis fotográficos, com explicações, e oito réplicas de tabuleiros de jogo, a iniciativa "Pedras que jogam" mistura conceitos como a Matemática, Arqueologia, História, Património, Antropologia e Sociologia. Talvez a Sónia, a Filipa e a Márcia nem saibam que os seus jogos preferidos podem ter sido uma evolução de disputas de outras épocas, de cariz matemático e abstracto.
No país, vários monumentos, sobretudo igrejas, capelas e fontes, têm este tipo de jogo esculpido em paredes e pavimentos, desde Guimarães, Borba, Alandroal, Viseu, Lamego, Bragança, Estremoz ou Évora. O que só prova a tendência do ser humano para este tipo de actividades, simultaneamente intelectual e de lazer.
A exposição, criada pelo Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, pode ser vista, gratuitamente, todos os dias úteis, das 9.00 horas às 12.30 e das 14.00 às 17.00 h. As marcações são feitas pelo 253278455. Recentemente, foi visitada por agentes da Polícia Municipal, no âmbito de uma acção de formação.

Sem comentários: