sábado, 10 de fevereiro de 2007

NOTÍCIAS DA C.M.A.

Primeiros “Cartões Jovem Munícipe” atribuídos no Alandroal

A Câmara Municipal de Alandroal atribuiu, na sua última Sessão Ordinária, que teve na passada quarta-feira, dia 7 de Fevereiro, os primeiros “Cartões Jovem Munícipe”.
Tendo em conta a necessidade de promover medidas de apoio aos jovens residentes no concelho do Alandroal, facilitando-lhes o acesso e a diminuição de custos em alguns serviços públicos e eventos culturais e desportivos promovidos pela Autarquia, foram ontem atribuídos os primeiros 20 Cartões.
O “Cartão Jovem Munícipe” assume-se como um instrumento útil no combate à desertificação e desenraizamento, fomentado a fixação dos jovens no Concelho.
É assim um instrumento para inverter a tendência demográfica de envelhecimento e diminuição da população pelo que foram atribuídos os primeiros incentivos de apoio à natalidade, num total de 8.500 euros.
A curto prazo, a autarquia de Alandroal pretende incentivar o estabelecimento de parcerias com empresas e comércio local, no sentido de beneficiar os portadores do Cartão com uma série de outras regalias e descontos também nos estabelecimentos e empresas aderentes.
Sendo uma das medidas consagradas com uma verba significativa no Orçamento Municipal para este ano, e previsto nas Grandes Opções do Plano para o período 2007-2010, a implementação do “Cartão Jovem Munícipe” é uma das prioridades deste Executivo Camarário.
Destinado a jovens com idades compreendidas entre os 12 e os 30 anos, o “Cartão Jovem Munícipe” pode ser requerido nos serviços da Câmara Municipal de Alandroal, sendo atribuído a título gratuito (preenchidos os requisitos constantes do Regulamento) e proporcionando no imediato um vasto leque de vantagens.

Em anexo imagem do Cartão

cartao jovem.JPG

Município de Alandroal apoia Novos Equipamentos de Apoio Social

A Câmara Municipal de Alandroal reunida em Sessão Ordinária, realizada na passada quarta-feira, decidiu a atribuição de vultuosos subsídios a Instituições de Apoio Social do Concelho para a Construção e Ampliação das estruturas de Apoio a Crianças e Idosos.
No âmbito do PARES – Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais, a Câmara Municipal deliberou a atribuição de subsídios num montante global de 380 mil euros, como forma a garantir o apoio por parte deste programa às IPSS`s do Concelho que viram os seus Projectos aprovados.
Assim, ao “Lar e Centro de Dia Cantinho Amigo de Santiago Maior”, foi atribuído um subsídio de 80 mil euros, com vista ao cumprimento das obras de Ampliação; à “Choupana – Associação para a Protecção e Desenvolvimento do Concelho do Alandroal”, foram atribuídos 150 mil euros, para a construção de uma CRECHE nesta Vila e à “APIT – Associação de Protecção aos Idosos da Freguesia de Terena” foi atribuído um subsídio, igualmente no valor de 150 mil euros, para a construção de um novo Lar de Idosos previsto para a Vila de Terena.
O PARES, é um Programa do Governo e tem como objectivo apoiar as Instituições Sociais com vista a aumentar a sua capacidade de resposta nas áreas da protecção da infância e no apoio social prestado a idosos e pessoas portadoras de deficiência, sendo o financiamento próprio em cada candidatura um factor preponderante na sua avaliação e selecção.
Os Projectos aprovados são fundamentais para requalificar o apoio às famílias e aos idosos e deficientes, razão pela qual o município de Alandroal decidiu apoiar as Instituições através da atribuição de subsídios, como forma de garantir a concretização dos Projectos.


Gabinete de Imprensa - CM Alandroal
gab.imprensa@cm-alandroal.pt

Sem comentários: