quinta-feira, 22 de fevereiro de 2007

NOTÍCIAS C. M. A.

ASSINATURA DO PROTOCOLO DE GEMINAÇÃO MUNICÍPIO DE JERUMENHA (Brasil) / MUNICÍPIO DE ALANDROAL

O Município de Alandroal formalizou, no passado dia 14 do corrente mês de Fevereiro, o Protocolo de Geminação com o Município de Jerumenha, pertencente ao Estado Brasileiro do Piauí, através das assinaturas do Presidente do Município de Alandroal, João José Martins Nabais e o Prefeito de Jerumenha, Afonso Henrique Alves Pinto.
Apadrinharam este acto solene a representante do Governador do Estado do Piauí, Prof.ª Eliete Marreiros, o Presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Henrique Alves de Sousa e outras entidades civis e religiosas, locais e regionais.

A relação histórica entre o Município de Jerumenha e o Município de Alandroal é a mesma que existe entre Portugal e a fundação do Brasil.
De facto, Jerumenha (Brasil) foi fundada por Portugueses, com especial relevo para Francisco de Britto Freire, terceiro Governador da Capitania de Pernambuco, que antes tinha sido Governador da Praça de Juromenha (Portugal).
Jerumenha, é hoje um Município com cerca de 5.000 habitantes e uma área de 1.694 kms2.
Durante os discursos proferidos foi ainda recordado outro português, Gomes Freire de Andrade, primeiro conde da Bobadela, que nasceu em 1688 na vila de Juromenha (Alandroal). Considerado o melhor administrador da era colonial, sobrinho do Governador do Estado e da Província do Maranhão, era irmão de Henrique Luís Freire de Andrade, Governador e Capitão-General da Província de Pernambuco entre 1737 e 1746. Faleceu em 1763 no Rio de Janeiro.

Conforme o Presidente João Nabais frisou no seu discurso; “o facto de o fundador de Jerumenha, Francisco de Britto Freire, ter vindo das terras de Landroal, mais propriamente de Juromenha, cuja Fortaleza governava, transforma-nos em “irmão primogénito”, no sentido histórico do termo”.
Sublinhou ainda João Nabais que; “…, se os nossos antepassados, conseguiram encontrar formas de progresso comum, agora que nos reencontramos temos a responsabilidade de procurar novas formas de relacionamento que sirva os interesses e as aspirações das nossas populações.”
“No mínimo, exige-se de nós que reforcemos os laços culturais que nos são comuns e hoje vamos retomar a história melhorando a nossa memória colectiva.”
No final da Cerimónia de Boas Vindas, que decorreu na Câmara de Vereadores, foi atribuído o título de “Cidadão Honorífico de Jerumenha” ao Presidente da Câmara de Alandroal, João Nabais, ao seu Chefe de Gabinete, Francisco Chagas e ainda à Dr.ª Iliane Coura, Advogada, assessora da União Ibero-americana de Municipalistas e ilustre Mestre de Direcção e Gestão Pública Local na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, em Curitiba, que apadrinhou todo este processo desde o início.
Ficou também agendado que, ainda durante o ano de 2007, uma delegação oficial do Município de Jerumenha visitará o Alandroal.

Em anexo fotografia

assinaturaprotocolo.JPG

Gabinete de Imprensa - CM Alandroal
gab.imprensa@cm-alandroal.pt

Sem comentários: