sexta-feira, 10 de novembro de 2006

NOTÍCIAS C.M.A.

Tauromaquia
Congresso Internacional no Alandroal


A UNICIVITAS – União Internacional das Cidades e Vilas Taurinas, que integra Municípios de Portugal, Espanha e França, reuniu em Assembleia Extraordinária no Município de Azambuja, no dia 03 do corrente mês de Novembro.
Nesta Assembleia-Geral, foi marcada a data e o local onde irá decorrer o X Congresso, sendo escolhido por unanimidade o Alandroal para receber este Evento, que vai ter lugar nos dias 06, 07 e 08 de Julho do próximo ano, durante a realização da Expo Guadiana.
A União Internacional das Cidades e Vilas Taurinas, com cerca de 70 localidades inscritas, tem como propósito apoiar e promover o desenvolvimento da tradicional “Festa Brava”, elevando o protagonismo das cidades e vilas taurinas; promover a realização de intercâmbios culturais relacionadas com a arte tauromáquica entre as cidades e vilas que compõem a União Internacional; divulgar a Festa Taurina; defender e pugnar pela tradição; organizar colóquios, seminários e palestras, assim como participar em organismos internacionais na defesa dos interesses da tauromaquia.”
Nesta mesma Assembleia, foram também eleitos os novos Corpos Sociais para o biénio 2006/07, cabendo ao Alandroal o cargo de Relator do Conselho Fiscal.
Para Presidente da Direcção foi eleito o município de Olivenza (Espanha); e como vice-presidentes Arles (França) e Angra do Heroísmo.
Para a Assembleia-Geral foram eleitos 3 Municípios portugueses; Barrancos como presidente, Coruche e Santarém, como vice-presidentes.
O Concelho Fiscal integra, para além do Alandroal como relator, os municípios da Moita na presidência e a Azambuja como vogal.

Porquê, o Alandroal!
Sendo o Alandroal um concelho de aficionados; tendo a Festa Brava profundas e antiquíssimas raízes entre nós; observando que os movimentos populares em torno desta temática são uma constante, foi consensual que o “Congresso da União Internacional das Cidades e Vilas Taurinas”, se realizará nos dias 6,7 e 8 de Julho, durante a realização da “V Expo Guadiana”, onde estarão reunidos vários oradores de renome internacional e onde serão discutidos temas de elevada importância para o futuro da actividade tauromáquica.
Recorde-se que o Alandroal tinha já sido eleito, no âmbito da Associação Nacional de Municípios, como Secretário da “Secção de Municípios com Actividade Taurina”, para o mandato 2006/2009, e que o Grupo de Forcados do Aposento de Alandroal integra a “Associação Nacional de Grupos de Forcados” desde o inicio do ano.
Por isso, e como refere o presidente da edilidade alandroalense; “esta recente eleição do Município para a União Internacional e a realização do próximo Congresso nesta vila, são motivo de orgulho e reconhecimento para o concelho do Alandroal”.
Ainda de acordo com as palavras do Presidente da Câmara; “a actividade tauromáquica está de tal maneira plasmada na matriz cultural da população do concelho de Alandroal que, ainda hoje, não há festa tradicional onde não se realizem largadas, garraiadas ou qualquer outra forma de tauromaquia popular”. “A Tauromaquia é um elemento importante da nossa Cultura Tradicional. É também Folclore, no sentido antropológico do termo. Assim, é uma honra para este Município e para todos os alandroalenses, acolher este “X Congresso da União Internacional das Cidades e Vilas Taurinas” no Alandroal.”

Gabinete de Imprensa CMA

Sem comentários: