terça-feira, 3 de outubro de 2006

A TERRA DO ENDOVÉLICO

a terra do endovelico.jpg

Introdução:

A Terra do Endovélico – O Deus dos Lusitanos – é um romance histórico escrito por José Galambas, e cuja acção se desenrola em locais do Concelho do Alandroal.
A obra com prefácio de Manuel Calado e ilustrações de Eunice Gomes, editado pela Zéfiro, ficciona uma história de amor vivida pelos nossos antepassados, sob as bênçãos do Deus Endovélico.
Depois de autorizado pelo Autor, o Alandro al propõe-se divulgar extractos da obra, dando especial atenção aos locais (do nosso Concelho), onde a mesma se desenrola.
Não só aos que fazem parte deste Concelho, mas a todos, aconselhamos vivamente a leitura de A TERRA DO ENDOVÉLICO – O DEUS DOS LUSITANOS.

O TEMPLO DA ROCHA

Os velhos e altos carvalhos lá estavam, como se quisessem fazer-lhe uma última despedida, sacudindo as suas ramagens novas e verdejantes, repletas de folhas e bolotas verdes. ........... Formavam, em conjunto, uma densa floresta, onde poucos eram aqueles que à noite conseguiam aventurar-se sozinhos........ Altos freixos acompanhavam, nesta floresta de carvalhos, quase toda a extensão de um ribeiro, de ambas as margens, serpenteando-se com as suas copas e ocultando a água que corria livremente por baixo.
.............
.............
Ele, o Chefe Guerreiro, estava no Monte Rochoso mais sagrado daquele belo local.
........
A floresta de carvalhos, o ribeiro e as rochas, rodeavam este monte, conhecido pelos seus habitantes como o Templo da Rocha.
...........
...........
O Chefe Guerreiro fechou os olhos. O cheiro da terra molhada era intenso e forte, dando-lhe vigor ao corpo e refrescando-lhe o espírito. Chegou à beira do precipício e saltou, gritando bem alto com o coração aberto e a plenos pulmões:
-Viriatho!!!


Sem comentários: