Uma parceria com: A DIANA FM
Programa MIT / Portugal
Domingos Cordeiro
Terça, 10 Outubro 2006
É amanhã, em sessão pública presidida pelo Primeiro-Ministro José Sócrates, na qual participarão elementos da administração do MIT e instituições portuguesas de investigação, que será oficialmente lançado o Programa MIT-Portugal. Para os menos atentos, diga-se que o MIT ( Massachusetts Institute of Technology) é um centro universitário de educação e pesquisa localizado em Harvard, nos EUA.
É um dos líderes mundiais em ciência e tecnologia e, até 2005, 61 dos membros da sua comunidade haviam recebido o Prémio Nobel.
O Programa que amanhã será lançado surge no seguimento do Protocolo de colaboração estabelecido entre o Governo e o MIT, em 24 de Fevereiro último.
Envolverá centros de investigação, docentes, investigadores e alunos, na forma de consórcio entre escolas de engenharia, faculdades de ciências e tecnologia e escolas de economia e gestão em 7 universidades portuguesas, incluindo empresas e laboratórios.
Trata-se de uma programa de investigação e educação avançada, para um período de 5 anos, que vai mobilizar 65 milhões de euros de financiamento público, dos quais 32 milhões se destinam às instituições de ensino e de investigação.
Para aqueles que em Fevereiro passado diziam que o Protocolo então assinado não passava de propaganda política, aqui fica a resposta.
O programa em causa significa o reconhecimento, por parte do MIT, da excelência dos centros de investigação portugueses e do empenho do Governo em reforçar a ciência e tecnologia e em promover a cooperação internacional nestas áreas.
O processo de globalização colocou Portugal, e outros países à nossa escala, numa situação que nos impede de continuar a competir com base na mão-de-obra barata e nos baixos custos de produção.
Só uma verdadeira aposta na investigação, desenvolvimento e qualificação dos nossos recursos humanos nos permitirá crescer económica e socialmente.
Não tenho dúvidas que os Portugueses são tão bons como os demais, assim lhes sejam concedidos os meios para que possam desenvolver as suas capacidades.
Sabendo que o Governo vai cortar no orçamento de todos os Ministérios, com excepção do da Ciência, para o qual propõe um aumento de verbas de 64%, o lançamento do Programa MIT – Portugal mais não é do que o aprofundar de um caminho de internacionalização do conhecimento português e uma forma de o colocar ao serviço do crescimento económico do País.
A isto chama-se ambição pelo conhecimento que, necessariamente, nos levará ao crescimento económico através da inovação de base científica, atraindo novos talentos e criando actividades de maior valor acrescentado.
Estamos no bom caminho.
Sem comentários:
Enviar um comentário