http://crisempontosdeluz.blogspot.com
Fazendo parte de cinco concelhos (Borba, Vila Viçosa, Alandroal, Redondo e Estremoz) a serra dOssa é o maior relevo do Alentejo Central situando-se o seu ponto mais elevado no Alto de S. Gens, com 653 metros.
Actualmente esta é a maior plantação contínua de eucaliptos de Portugal, 6000 hectares com mais de 11 milhões de árvores que a transformaram numa quase monótona paisagem e por conseguinte numa diminuição da sua biodiversidade.
Ontem amanheci (felizmente e até à data tem sido assim todos os dias). E saboreando da minha condição priveligiada de quem tem uma janela com vista não só para um quintal de galináceos, mas também para a Serra DOssa, esvoacei as cortinas, abri bem os olhos da minha janela e pensei: Dormi outra vez de lentes.
http://teoriadasuspiracao.blogspot.com/
Por terras de Endovélico
Neste fim-de-semana andei por terras de Endovélico, o "Deus-Chefe" do panteão lusitano, despromovido na cristianização ao ser travestido de S.Miguel. Apesar de a informação ser reduzidíssima, sempre se consegue ver, na estrada entre Redondo e o Alandroal, uma minúscula placa de madeira que aponta para o Santuário e para outros pontos arqueológicos de presença lusitana. Saindo da estrada falta só vencer 4 Kms por caminhos de cabra (daqueles que desalinham as direcções e castigam as suspensões), até chegar ao local onde antigamente estava um santuário a Endovélico.
Sem comentários:
Enviar um comentário