quinta-feira, 3 de agosto de 2006

O ALANDRO AL NO ORIENTE

UM ALENTEJANO EBORENSE RADICADO NA ASIA DESDE 1964, GOSTA DE VIAJAR , ESCREVER RELATOS DE VIAGENS, MEMORIAS EM MACAU E POEMAS.

O BUDISMO


amuletos.bmp
AMULETOS
Amuletos sagrados do Buda são um negócio rentável na Tailândia.
Feitos em pedra, barro ou metal e templos há que os fabricam em comemoração de bonzos famosos já falecidos.
Existem lojas especializadas na venda de amuletos e revistas com fotos e preços dos amuletos.
Por vezes o preço de um amuleto sagrado atinge somas astronómicas. Chineses residentes em Hong-Kong e Singapura para já não falar nos tailandeses são os principais compradores e a Tailândia é o melhor local para se realizarem esses negócios.
Os tailandeses acreditam que transportando ao peito um amuleto com a imagem do Buda ou de bonzo famoso o protege e o afasta dos maus espíritos. Esses amuletos não podem ser usado aos pares mas sim em número impar até ao máximo de 9.
Polícias existem que não usam colete à prova de bala mas sim um amuleto e dizem que assim ficam protegidos da mesma forma.
Muitos condutores de viaturas automóveis não usam o cinto de segurança conforme a lei o determina e segundo a sua opinião usando um amuleto ficam protegidos. Esta a mentalidade da maioria do povo tailandês.
O negócio de amuletos no ano de 2000 atingiu a soma de 10 biliões de baths ou seja 25 milhões de euros. Muitos homens e crianças usam como amuleto um pénis, feito em
madeira ou pedra, para que lhe seja incrementada a sua virilidade sexual.
O povo tailandês acredita no poder das tatuagens, nos tempos antigos usavam-se para protecção contra as armas brancas e actualmente ainda existem imensas pessoas que assim pensam.
O Yan é um desenho representando símbolos místicos que protegem contra os maus espíritos. Estes símbolos podem ser vistos por todo o lado desde automóveis, táxis, templos, nas portas das casas etc.etc…
Wen Kam é o termo usado para definir as más acções. O povo tailandês acredita que as más acções praticadas tem um importante lugar no budismo e por isso todos aqueles que as praticarem serão castigados.
Quando uma pessoa morre é seguido pelas suas más acções e será enviado para o inferno onde será torturado, depois será reencarnado e levará uma vida que lhe será difícil pois terá que pagar por todas as más acções praticadas, só depois da sua segunda morte serão consumidas as más acções.
Alguns jornais locais narram histórias do Wen Kam dizendo não ser necessário aguardar pela próxima vida para se saber das suas acções praticadas elas serão castigadas ainda em vida.
Os tailandeses referem-se a Wen Kam quando a sorte não lhes é favorável é a má sorte que está ligada à próxima vida, para a aliviar fazem ofertas para ganharem mais mérito.
Na caverna de Pak Ou junto à margem do rio Mekong perto de Luang Pra Bang no Laos existem milhares de imagens do Buda, tocá-las ou retirá-las do local é expressamente proibido.
Um dia umas pessoas sabendo da fama destas imagens roubaram algumas e quando chegaram a casa ficaram doentes não havendo medicamento algum que os curasse. Esses males só passaram depois da devolução das imagens.
Durante os primeiros dias de ordenação de novos bonzos estes quando meditam são assaltados por maus espíritos para testar a sua fé.
Pessoas que vivem junto do rio Mekong especialmente na zona Isan acreditam imenso na Phajanak, tanto os tailandeses como os laoitanos não se atrevem a nadar no rio com medo da Phajanak que é uma serpente peixe enorme. Muitas pessoas dizem ter visto essa serpente peixe em torno de árvores.
eilos.bmp
Em 1973 esta serpente foi capturada por militares norte americanos, tinha 29 pés de comprimento.
Outra das tradições é soltar pássaros ou deitar peixes ao rio para dar sorte.
Junto aos templos podem-se ver estes comerciantes explorando este insólito negócio tal como esta imagem representa.
comerciantes.bmp
António Cambetas

Sem comentários: