quarta-feira, 2 de agosto de 2006

NOTICIAS DO ALANDROAL

De Elvas a Évora com passagem pelo Alqueva
22º Transportugal Accenture-Microsoft em meados de Setembro


Realiza-se, entre 15 e 17 de Setembro, o 22º Transportugal Accen-ture-Microsoft, a segunda edição de 2006, comemorativa dos 20 anos de existência deste que foi o primeiro grande evento do Clube Aventura. A caravana irá passar pela barragem do Alqueva, com percursos aliciantes que tocam a albufeira do lago responsável por profundas mudanças na configuração da vasta planície alentejana.
A equipa do Clube Aventura elegeu as cidades de Évora e Elvas como «quartel-general» de um evento que, mais uma vez, conta com a adesão de um grupo de entusiastas conquistados pelos constantes encantos do Transportugal.
Os encantos de um Alentejo carregado de pergaminhos misturam-se por caminhos onde a história se cruza, constantemente, com a força de um sólido património. Habituado a desvendar um país cheio de recantos surpreendentes, esta jornada do Clube Aventura regressa a esta região para, desta vez, se dedicar a mais de quinhentos quilómetros traçados na plenitude de uma acolhedora planície.
A 15 de Setembro, a cidade de Elvas vai abrir as suas muralhas para receber a grande caravana que, durante três dias, irá animar, com cor e movimento, diversos concelhos alentejanos. A etapa inaugural, com cerca de 180 Km, presta especial atenção à Serra da Ossa. Caminhos de montanha vão contrastar com «estradões» de planícies, fazendo justiça à diversidade do mais afamado passeio todo o terreno do país. Deixando para trás a Elvas, os concelhos de Alandroal, Vila Viçosa e Redondo vão lançar a caravana numa ronda histórica entre castelos, paralela à afamada rota dos vinhos alentejanos, onde dezenas de produtores de qualidade marcam presença. Porque este passeio realça, constantemente, a história do nosso país, as portas da Cidade Património Mundial abrem-se a todos os participantes para desvendar recantos e ruelas seculares. Para a Praça do Giraldo, convergem percursos desde as portas de Moura ou Avis, com inevitáveis passagens pelo templo romano de Diana, Sé Catedral de Évora, Convento dos Lóios ou igreja de São Francisco. Para o dia 16 de Setem-bro, 2ª etapa, estão marcados cerca de 250 Km que irão eleger as margens da grande albufeira da Barragem do Alqueva para o seu percurso. Reguengos de Monsa-raz, Mourão e Portel vão ser os concelhos trilhados. Aqui, a plenitude da planície alentejana enquadra diversos pontos de interesse como o Cromeleque dos Al-mendres, uma vasta formação de menires que nos remete para o período Neolítico.
No último dia, dá-se o inevitável regresso a Elvas, com pouco mais de cem quilómetros a percorrerem Terra de Deuses e indo ao encontro de Guerreiros ou Moiras Encantadas. Os castelos de Juromenha, Terena ou Alandroal são sentinelas da planície, dominando uma paisagem que não é fácil de esquecer. Provas especiais de navegação e regularidade, transposição de obstáculos e diversos exercícios de campo serão focos de animação para um passeio fora de estrada mais uma vez carregado de inúmeros pontos emotivos.
http://www.motor.online.pt/

Sem comentários: