sexta-feira, 16 de abril de 2010

NOTA DE IMPRENSA C.M.A.

Juromenha recebe sede da Rede Europeia de Turismo de Aldeia




A histórica aldeia de Juromenha, no Concelho de Alandroal, vai receber a Sede da Genuineland - Rede Europeia de Turismo de Aldeia. O antigo edifício da GNR, no Largo do Posto, foi o sítio escolhido para albergar a Sede deste projecto.

Genuineland é a designação resultante da fusão de “genuine” e “land”, duas palavras que remetem para a mensagem subjacente à marca, uma promessa de autenticidade e uma forte ligação à terra. Na prática, o projecto Genuineland visa o desenvolvimento turístico sustentável das regiões rurais, assente na promoção de uma oferta turística de qualidade e envolvendo os actores locais, como as Autarquias e outras instituições.
As actividades a implementar, no âmbito deste Projecto, visam o desenvolvimento do conceito de Turismo de Aldeia e de Turismo do Imaginário, como componente de animação turística das regiões envolvidas. O desenvolvimento de Planos de Aldeia, acções de promoção e animação turística, edição de materiais promocionais e acções de formação profissional são algumas das actividades a desenvolver.
Uma componente importante da Rede Europeia de Turismo de Aldeia -Genuineland passa pela definição e desenvolvimento de um conjunto de actividades de animação ligadas ao Turismo do Imaginário, ou seja às tradições de cada comunidade, à sua identidade e aos seus monumentos. «No fundo, pretende-se valorizar todo o património de cultura tradicional que permite diferenciar estas aldeias, esta Rede, de outras aldeias, de outras redes», explica Apolónia Rodrigues, coordenadora do projecto.
Actualmente o projecto envolve as regiões do Alentejo, Arad (Roménia), Lapónia (Finlândia), Lomza (Polónia) e Trentino (Itália). João Grilo, Presidente da Câmara Municipal de Alandroal, explica que «o projecto Genuineland é um claro exemplo da lógica que queremos implantar no nosso Concelho, ao nível doTurismo. É um projecto que valoriza os elementos diferenciadores das regiões como o Alentejo e que nos permite que sejamos conhecidos por aquilo que de melhor temos para oferecer, a nossa cultura, as nossas gentes e o nosso rico património paisagístico e arquitectónico. Por isso mesmo, para nós foi muito importante termos conseguido que a Sede da Rede Europeia de Turismo de Aldeia se fixasse em Juromenha».






Alandroal, 14 de Abril de 2010
Fonte: Câmara Municipal de Alandroal Gabinete de Imprensa

5 comentários:

  1. Mas... Juromenha não era vila? desceu a aldeia quando?

    ResponderEliminar
  2. MUDA de Juromenha descontente17 abril, 2010 09:46

    Começaram bem em relação ao pessoal de Juromenha na criação do primeiro posto de trabalho dessa SEDE DA GENUINELAND, colocando uma amigalhaça de fora
    da terra.

    E o que diz o ex-presidente de Junta de Freguesia, sr Paulo Infante desta palhaçada??????

    Não diz nada porque também anda a comer!!!!

    ResponderEliminar
  3. Anônimo disse...
    Na teoria o conceito é bom, vamos ver na pratica o que acontece e quais os benefícios reais.
    É que há muita coisa que falam em mostrar e que temos pouco, e o que há, com muita pena minha, é de fraca qualidade, falo nas questões culturais do nosso concelho, é que não basta falar em cultura do nosso concelho, temos que a mostrar, e convínhamos, que temos falta de tudo, o artesanato é pouco, cante alentejano temos os cantadores dos reis que fazem o que podem, mas não chega, outros representantes musicais característicos da região e não só, não existem, tirando a banda que em termos musicais tanto pode ser daqui como de Famalicão.
    Ouve uma pessoa da nossa terra que de facto quis implementar uma série de criações de manifestações artísticas e culturais, regionais e não só, mas o Nabais não quis ou não mostrou interesse, talvez porque achou que eram mais produtivos gastar dinheiro com o Tony Carreira, e só se ficou pela dança e teatro. Infelizmente para o nosso concelho o homem foi dispensado sem nunca ter podido fazer o que realmente cria para o nosso concelho, ouvi dizer que agora vem para cá outro profissional que também tem experiência e competência, Deus queira que sim, porque basta de brincar á politica e é preciso gente que saiba fazer coisas.
    No entanto a informação e contra informação da nossa Terra já vem desmentir isso, já dizem que afinal é o professor Jeremias que fica com o cargo, não tenho nada contra o homem, mas é mais um professor a acrescentar aos outros todos, e para quem como eu ouvi quer o antigo presidente e o actual dizerem da boca para fora que o dito é um incompetente na área cultural, dá para ver a coerência do Sr. Grilo.
    Enfim estamos cá para ver.

    Já agora, parece que as aulas de dança acabaram de vez, porque não pagam á professora desde Outubro e o teatro também deve acabar, pois continuam a dever aos professores, só falta acabar com a banda e depois tem para mostrar uma pouca de M…. e lá se vai uma das teorias do projecto, cultura tradicional e outras só se forem passeios pedestres e piqueniques no Guadiana, é que afinal não há dinheiro.....

    Carlos Alberto

    ResponderEliminar
  4. Muda de Juromenha descontente, e tu como não comes, ficaste de birra. Dedica-te à pesca e mata lá essa fomeca!!!

    ResponderEliminar
  5. PAulo Infante Presidente da -junta de Juromenha??!!!Em que século vive o meu amigo??A ultima vez que por lá estive o Presidente da Junta era o Sr.Imperial.Não abras os oslhos não...

    ResponderEliminar

Os autores do blogue não se responsabilizam pelos comentários colocados por terceiros.

Agradecemos que não seja utilizada linguagem ofensiva.

Reservamos o direito de não publicar ou apagar comentários impróprios.