sexta-feira, 16 de abril de 2010

NOTA DE IMPRENSA C.M.A.

Juromenha recebe sede da Rede Europeia de Turismo de Aldeia




A histórica aldeia de Juromenha, no Concelho de Alandroal, vai receber a Sede da Genuineland - Rede Europeia de Turismo de Aldeia. O antigo edifício da GNR, no Largo do Posto, foi o sítio escolhido para albergar a Sede deste projecto.

Genuineland é a designação resultante da fusão de “genuine” e “land”, duas palavras que remetem para a mensagem subjacente à marca, uma promessa de autenticidade e uma forte ligação à terra. Na prática, o projecto Genuineland visa o desenvolvimento turístico sustentável das regiões rurais, assente na promoção de uma oferta turística de qualidade e envolvendo os actores locais, como as Autarquias e outras instituições.
As actividades a implementar, no âmbito deste Projecto, visam o desenvolvimento do conceito de Turismo de Aldeia e de Turismo do Imaginário, como componente de animação turística das regiões envolvidas. O desenvolvimento de Planos de Aldeia, acções de promoção e animação turística, edição de materiais promocionais e acções de formação profissional são algumas das actividades a desenvolver.
Uma componente importante da Rede Europeia de Turismo de Aldeia -Genuineland passa pela definição e desenvolvimento de um conjunto de actividades de animação ligadas ao Turismo do Imaginário, ou seja às tradições de cada comunidade, à sua identidade e aos seus monumentos. «No fundo, pretende-se valorizar todo o património de cultura tradicional que permite diferenciar estas aldeias, esta Rede, de outras aldeias, de outras redes», explica Apolónia Rodrigues, coordenadora do projecto.
Actualmente o projecto envolve as regiões do Alentejo, Arad (Roménia), Lapónia (Finlândia), Lomza (Polónia) e Trentino (Itália). João Grilo, Presidente da Câmara Municipal de Alandroal, explica que «o projecto Genuineland é um claro exemplo da lógica que queremos implantar no nosso Concelho, ao nível doTurismo. É um projecto que valoriza os elementos diferenciadores das regiões como o Alentejo e que nos permite que sejamos conhecidos por aquilo que de melhor temos para oferecer, a nossa cultura, as nossas gentes e o nosso rico património paisagístico e arquitectónico. Por isso mesmo, para nós foi muito importante termos conseguido que a Sede da Rede Europeia de Turismo de Aldeia se fixasse em Juromenha».






Alandroal, 14 de Abril de 2010
Fonte: Câmara Municipal de Alandroal Gabinete de Imprensa

5 comentários:

Anónimo disse...

Mas... Juromenha não era vila? desceu a aldeia quando?

MUDA de Juromenha descontente disse...

Começaram bem em relação ao pessoal de Juromenha na criação do primeiro posto de trabalho dessa SEDE DA GENUINELAND, colocando uma amigalhaça de fora
da terra.

E o que diz o ex-presidente de Junta de Freguesia, sr Paulo Infante desta palhaçada??????

Não diz nada porque também anda a comer!!!!

Anónimo disse...

Anônimo disse...
Na teoria o conceito é bom, vamos ver na pratica o que acontece e quais os benefícios reais.
É que há muita coisa que falam em mostrar e que temos pouco, e o que há, com muita pena minha, é de fraca qualidade, falo nas questões culturais do nosso concelho, é que não basta falar em cultura do nosso concelho, temos que a mostrar, e convínhamos, que temos falta de tudo, o artesanato é pouco, cante alentejano temos os cantadores dos reis que fazem o que podem, mas não chega, outros representantes musicais característicos da região e não só, não existem, tirando a banda que em termos musicais tanto pode ser daqui como de Famalicão.
Ouve uma pessoa da nossa terra que de facto quis implementar uma série de criações de manifestações artísticas e culturais, regionais e não só, mas o Nabais não quis ou não mostrou interesse, talvez porque achou que eram mais produtivos gastar dinheiro com o Tony Carreira, e só se ficou pela dança e teatro. Infelizmente para o nosso concelho o homem foi dispensado sem nunca ter podido fazer o que realmente cria para o nosso concelho, ouvi dizer que agora vem para cá outro profissional que também tem experiência e competência, Deus queira que sim, porque basta de brincar á politica e é preciso gente que saiba fazer coisas.
No entanto a informação e contra informação da nossa Terra já vem desmentir isso, já dizem que afinal é o professor Jeremias que fica com o cargo, não tenho nada contra o homem, mas é mais um professor a acrescentar aos outros todos, e para quem como eu ouvi quer o antigo presidente e o actual dizerem da boca para fora que o dito é um incompetente na área cultural, dá para ver a coerência do Sr. Grilo.
Enfim estamos cá para ver.

Já agora, parece que as aulas de dança acabaram de vez, porque não pagam á professora desde Outubro e o teatro também deve acabar, pois continuam a dever aos professores, só falta acabar com a banda e depois tem para mostrar uma pouca de M…. e lá se vai uma das teorias do projecto, cultura tradicional e outras só se forem passeios pedestres e piqueniques no Guadiana, é que afinal não há dinheiro.....

Carlos Alberto

Anónimo disse...

Muda de Juromenha descontente, e tu como não comes, ficaste de birra. Dedica-te à pesca e mata lá essa fomeca!!!

Anónimo disse...

PAulo Infante Presidente da -junta de Juromenha??!!!Em que século vive o meu amigo??A ultima vez que por lá estive o Presidente da Junta era o Sr.Imperial.Não abras os oslhos não...