quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

A CRONICA DE OPINIÃO TRANSMITIDA HOJE NA DIANA/FM

JOSÉ POLICARPO
         A sorte nem sempre é nossa amiga!!!
As nossa vidas estão condicionadas a muitas coisas, desde logo pela herança genética. Bons genes, são, em princípio, garantia de menos problemas de saúde. Infelizmente, o coronavírus veio condicionar a vida de todos, só não sabemos ainda em que medida e dimensão. Estamos na presença de uma epidemia, mas o cenário de uma pandemia não estará afastado.
Segundo os técnicos, a pandemia significa que todos os continentes ficam afetados por uma doença. Portanto, no caso do coronavírus, a doença tornar-se-ia disseminada pelo mundo inteiro.
Com efeito, o que é do conhecimento geral, é o que é noticiado pela comunicação social. Estaremos na presença de um surto confinado a alguns países. O cenário de pandemia está por ora afastado.
Porém, se houver a notícia de que estamos na presença de uma pandemia, nada me garante que não possa haver uma corrida desenfreada e descontrolada, a bens de primeira necessidade, como, também, a fármacos, com tudo aquilo de mau que isso acarretará.
Na verdade, aparentemente, o que os órgãos de comunicação social parecem estar interessados informar, e, não está em causa a preocupação demonstrada pela mulher do português afetado pela doença, porque é devida, ainda por cima está no Japão e nas condições que todos conhecemos, é o lado novelesco da situação. Porventura, dará mais audiências do que informar de forma didática e pedagógica.
Dito isto, tenho para mim que, é do mais elementar bom senso, que as autoridades competentes; governo, direção geral de saúde e autarquias, já deviam estar no terreno a informar as populações como lidar com esta doença de forma preventiva.
Porque o que se pode constatar, admito com humildade, que possa estar errado, mas é a minha perceção, é de que os portugueses continuam a viver da mesma forma, com as mesmas rotinas, como se nada de extraordinário estivesse a acontecer no mundo. E, sobretudo, aqui tão perto, como é o caso de Itália, onde já morreram pessoas devido ao coronavírus


Sem comentários: