terça-feira, 20 de março de 2018

CRONICAS DE CINEMA - Por Egas Branco

  Uma homenagem do Al Tejo a Domingos Maria Peças
                                   VICEROY'S HOUSE (Adeus Índia) 
A não perder o belíssimo filme da cineasta, nascida na comunidade indiana do Quénia (1960), Gurinder Chada, VICEROY'S HOUSE (ADEUS ÍNDIA). 
É que a obra passa-se nos meses que antecederam a independência daquele grande país asiático que os ingleses colonizaram durante 3 séculos mas que, antes de serem obrigados a sair, no final dos anos 40 do século XX, pela revolta e luta do povo indiano, manobraram, fomentando ódios religiosos entre hindus, muçulmanos e sikhs e protegendo os políticos que eram mais favoráveis à divisão que pretendiam (o muçulmano Jinnah, que seria o primeiro presidente do Paquistão), conseguindo provocar a fragmentação da Índia, para servir os interesses do capitalismo e do imperialismo, principalmente para não deixar a Índia libertada cair para o lado do socialismo, utilizando também a ingenuidade política do último vice-rei, Lord Mountbatten, escolhido para o lugar por isso mesmo, ainda que contasse com o apoio da sua mulher, humanista e mais inteligente. Mas tudo isso eles devem ter previsto... 



Dividir para reinar, foi sempre o lema dos colonialistas, qualquer que fosse o império colonial em causa, o britânico, o português ou outro qualquer.
E por trás de mais este crime contra os povos está a sinistra figura do político ultraconservador Churchill, que o conflito mundial de 1939-45 havia catapultado para o poder na Grã-Bretanha.
Ele causou, segundo a história, uma das maiores, senão a maior migração da história da Humanidade, com muitos milhares de vítimas. Só provavelmente o bárbaro ataque e invasão militar pelo imperialismo norte-americano e europeu ao mundo árabe, neste início do século XXI, terá causado maior número de deslocados. Crimes contra a Humanidade que a História não deixará esquecer.
Gurinder Chada, a realizadora, neta de gente vítima dos turbulentos tempos que os ingleses criaram, fez uma obra que emociona porque conseguiu transmitir-nos também, através de meia dúzia de personagens, os dramas humanos que acontecem em tais situações. 
Fez-me lembrar um outro filme, que retrata outro dos crimes do imperialismo contra a Humanidade, bem mais recente, que foi desmembramento da Jugoslávia, entre outros no Leste Europeu, em que o imperialismo também fomentou nacionalismos e divisões religiosas, utilizando grupos neo-nazis sempre que necessário. Refiro-me à obra-prima de Emir Kusturica, "A Vida é um Milagre". Em ambos os filmes, um homem e uma mulher são separados pela guerra, estúpida e irracional, entre as comunidades a que pertencem. 
É talvez por tudo isto que o filme passa quase ignorado do grande público, por ser desvalorizado, até pela omissão, pela crítica dominante nos media portugueses. E no entanto o filme é muito bom!
Egas Branco


Sem comentários: