segunda-feira, 15 de outubro de 2018

BOAS E MÁS NOTÍCIAS


BOA NOTÍCIA
Os trabalhadores da extração das pedreiras vão ter acesso a um regime especial de atribuição de pensão de invalidez e velhice.
A medida terá sido acordada entre o Bloco de Esquerda e o Governo do PS na negociação do Orçamento do Estado para 2019.

A novidade é dada hoje pela dirigente bloquista Maria Helena Figueiredo na sua crónica de opinião na DianaFM.
“Não quero deixar de fazer referência ao acordo alcançado com o Governo em matéria de importância para o para o nosso distrito, especialmente para Borba, Estremoz e Vila Viçosa”, afirma.
“Para os trabalhadores da extração nas pedreiras, o Bloco de Esquerda conseguiu acordar com o Governo um alargamento do regime especial de acesso as pensões de invalidez e de velhice até agora só beneficiavam os trabalhadores do interior das minas, reduzindo a idade normal da pensão de velhice em 1 ano por cada dois de serviço efectivo de trabalho na extração da pedra, tornando-lhes aplicável o Decreto-Lei nº 195/95”, acrescenta.

MÁ NOTÍCIA
O teto de uma das salas do Convento da Saudação, em Montemor-o-Novo, desabou este fim-de-semana devido ao mau tempo.
O convento situado no interior do Castelo de Montemor-o-Novo acolhe O Espaço do Tempo, do coreógrafo Rui Horta.
Nas redes sociais, Rui Horta escreveu foi “um dia triste” e que não queria que “chegasse e chegou”.
“Um dia que marcará para sempre o nosso desespero e impotência, pondo a nu a fragilidade da Cultura no nosso país”, afirma o coreógrafo.
“O buraco no tecto do Convento da Saudação é a metáfora clara para o desprezo a que foi entregue a cultura em Portugal”, acrescenta.
O Convento de Nossa Senhora da Saudação pertenceu à Ordem Dominicana e acolheu sempre grande número de religiosas, até que, no século XIX, foi ocupado pelo Estado, que aí instalou um asilo (permaneceu até aos anos 60 do século XX).
Fonte:  http //www.dianafm.com

Sem comentários: