segunda-feira, 16 de outubro de 2017

A CRONICA DE OPINIÃO TRANSMITIDA HOJE NA DIANA/FM



MARIA HELENA FIGUEIREDO
ORÇAMENTO DE ESTADO PARA 2018 – É TEMPO DE FAZER AS                                                CONTAS CERTAS
Os últimos dois anos têm mostrado, mesmo aos mais cépticos, como o Bloco de Esquerda estava certo quando Catarina Martins desafiou António Costa para negociar no dia a seguir às eleições de 2015 e quando negociou com o Partido Socialista um acordo para travar o empobrecimento e para a recuperação dos rendimentos dos trabalhadores, dos reformados e pensionistas, que tão maltratados tinham sido pelo Governo do PSD e do CDS.
Não foi um acordo de princípios o que o Bloco negociou. Foi um acordo com medidas e metas concretas e foi um acordo para cumprir na actual legislatura.
Na 6ª feira passada o Governo entregou no Parlamento a sua proposta de Orçamento de Estado para 2018, o 3º orçamento desde a celebração do acordo com o Bloco de Esquerda.
Um dos pontos verdadeiramente importantes em que o Bloco de Esquerda insistiu e que está já consagrado na proposta do Governo é a alteração dos escalões de IRS.
O aumento do mínimo de subsistência e a introdução de 2 novos escalões irão permitir uma significativa recuperação de rendimentos e beneficiar 1 milhão e meio de famílias, reduzindo os impostos para todos os contribuintes – sejam eles trabalhadores ou reformados – com rendimentos até aos 40.000 euros brutos.
Esta é uma medida deveras importante não apenas pelo impacto directo nos rendimentos das famílias que terá no próximo ano, mas porque introduz uma alteração para futuro à estrutura do IRS.
Outros pontos de negociação importantes para o Bloco de Esquerda e que foram fechados foram a vinculação de mais 3500 professores contratados, através da alteração da norma travão e da realização de uma nova vinculação extraordinária, a recuperação das pensões, especialmente, das mais baixas, que vão crescer acima da inflação – recuperação muito modesta, mas que consolida o caminho iniciado – e o descongelamento das carreiras da função pública até ao fim da legislatura e não em 4 anos como o Governo pretendia.

Na sua proposta o Governo não incluiu a eliminação do corte de 10% no subsídio de desemprego a partir do 6º mês, já acordada em Junho passado com o Partido Socialista, nem o aumento em 2 % da derrama do IRC para as empresas com lucros acima de 35 milhões de euros, mas o Bloco de Esquerda está confiante de que será possível incluir estas duas medidas, repondo o que é da mais elementar justiça para com os desempregados e aumentando a justiça fiscal.
Ainda assim há áreas em que é preciso que o Orçamento de Estado apresente respostas concretas. Por exemplo:
É preciso reduzir o número de alunos por turma, é preciso alargar a gratuitidade dos manuais escolares ao 2º ciclo do ensino básico e é preciso melhorar o fornecimento das refeições e recuperar as cantinas escolares.
É preciso pôr fim às cativações na saúde e repôr as isenções de taxas moderadoras para os doentes crónicos. É preciso que todos os utentes tenham médico de família no final de 2018
Como os anteriores dois orçamentos, o de 2018 resultará da negociação concreta, medida a medida, proposta a proposta. Muito foi possível acordar e propostas que o Bloco de Esquerda considera essenciais foram acolhidas na proposta apresentada pelo Governo. Mas os avanços são ainda insuficientes para repor efectivamente os rendimentos perdidos por trabalhadores e pensionistas durante a governação da direita. A negociação prosseguirá no Parlamento no debate na especialidade
As próximas semanas nos dirão até onde é possível chegar.
Até para a semana



Sem comentários: