quinta-feira, 17 de agosto de 2017

DA HISTÓRIA DE TERENA – FORAIS AFONSINOS

"Quando se encontra sem se procurar é porque já procurou muito antes de se encontrar."

Já tinha dezoito anos quando fui para o colégio Diogo Lopes Sequeira estudar.
O presidente da Junta de então, amante da história de Terena, hoje tão esquecida e maltratada pelo Poder Local, disse-me; (parece que o estou a ouvir neste momento)
- Tenho na Junta um documento que tu gostarias de ler, trago-o de lá uma tarde, tu copias e no outro dia de manhã vou lá pô-lo.
Assim sucedeu.
Tinha aquela idade e já entendia os perigos que daí podiam advir.
Um dia uma senhora que diziam que era americana, e que aqui viveu algum tempo, para estudo da história e dos costumes da Vila, e, estando eu cá de férias, pediu-me se sabia algo acerca da História da Vila de Terena.
Passei a Carta de Foral à máquina de escrever, no Ministério da Marinha, curiosamente em papel amarelo e enviei à senhora.
Penso que a terei utilizado, posteriormente, como consulta, o certo é que me esqueci onde a tinha arquivado.
Procurando outro documento encontrei-a e não pode deixar de a enviar para o blog, isto porquê?
Nalguns mandados camarários e este que decorre não foge à regra, fala-se ou melhor só se fala nos Forais Manuelinos e não nos Afonsinos.
Não consigo entender porquê, se estes são mais antigos e por ventura serão os originais.
Para os leitores que certamente como eu se interrogam aqui fica a Carta de Foral de Terena.
Obrigado por ter lido.
Hélder Salgado

Terena, 06-08-2017

2 comentários:

Luis Lobato de Faria disse...

Bom trabalho e já vão 755 anos de Terena

Anónimo disse...

Não é politica amigo Luis. Poucos lhe dão o devido valor. É o Alandroal que temos.