quarta-feira, 17 de maio de 2017

CRONICA DE CINEMA - Dr Egas Branco

Homenagem do Al Tejo a Domingos Maria Peças - cine                                  clube Domingos Maria Peças

                               SNOWDEN, de Oliver Stone


 Não só é excelente cinema como Oliver Stone fez, uma vez mais, uma obra de grande importância, na denúncia da monstruosidade em que transformaram o seu país, os EUA, e dos perigos que isso representa para a Humanidade. 
Numa sala quase cheia o impacto sobre os espectadores foi grande, assistindo em silêncio preocupado ao desvendar da existência e acção de um sistema tentacular, que se abate sobre todo o mundo, com raras excepções, podendo atingir quase tudo e quase todos, onde quer que estejam. 
E muitos, por falta de conhecimento científico, nem se aperceberão verdadeiramente da gravidade do que está a acontecer. Porque não se trata de ficção, é a realidade.
Confesso que eu próprio, apesar da experiência profissional de anos em áreas tecnológicas afins, fiquei nalguns momentos do filme quase surpreso com a dimensão do ataque à privacidade dos cidadãos e da falta de escrúpulos que está por trás das decisões políticas que levam à utilização de tais meios. Os antigos informadores das polícias políticas, do tempo da inquisição ou dos fascismos, de que a PIDE e a GESTAPO são dois exemplos terríveis, bem nossos conhecidos, são agora praticamente dispensáveis, é conclusão óbvia. 
Egas Branco

1 comentário:

artemiso peças disse...

Mais uma excelente crônica
escrita no Blog Al Tejo
pelo Dr. Egas Branco inserida no
CINE CLUB DOMINGOS MARIA PEÇAS.
OS MEUS SINCEROS AGRADECIMENTOS
A TODOS OS ALANDROENSES E EM PARTICULAR AO BLOG ALMOÇO TEJO NA PESSOA DO SR. FRANCISCO TATA E NO SR. DR. EGAS BRANCO.

Artemíso Peças