segunda-feira, 13 de março de 2017

A CRONICA DE OPINIÃO TRANSMITIDA HOJE PELA DIANA/FM É DA RESPONSABILIDADE DE BRUNO MARTINS

                                DIREITO DE RESPOSTA
Reservo-me ao direito de resposta ao que foi dito no programa “Praça do Município” da semana passada emitido pela DianaFm. Um dos temas de análise foi a candidatura do Bloco de Esquerda aos órgãos autárquicos em Évora. Dado que não existe uma única personalidade que pudesse contestar as afirmações caluniosas e defender o trabalho autárquico realizado, pelo Bloco, nestes últimos anos e a candidatura do Bloco anunciada este mês, venho por este meio esclarecer os ouvintes desta rádio.
Queria, além de responder a João Simas (deputado municipal da CDU) e a Nuno Alas (deputado municipal do PSD), responder particularmente à Elsa Teigão (que tem sido deputada municipal do PS em substituição e que se apresenta como candidata à Câmara Municipal de Évora). Tentaram passar a ideia de que o Bloco tem pautado a sua acção por um conjunto de propostas inconsequentes e por um vazio total. Pois bem, caros João, Nuno e Elsa, aqui vão umas notas (pensava que estavam mais atentos nas reuniões):
1) Quem tomou a dianteira para a revisão do Regimento da Assembleia Municipal de Évora, propondo que os munícipes pudessem intervir no início das reuniões e que os processos peticionários ficassem mais ágeis e de inscrição obrigatória na ordem de trabalhos das reuniões da Assembleia Municipal? Não se lembram? Eu digo-vos: Foi o Bloco de Esquerda.
2) Qual foi o único partido a fazer propostas de alteração à proposta de IMI apresentada pelo executivo? Apresentou a CDU, o PSD ou o PS alguma proposta? Não! Lembram-se? Logo no primeiro ano? Lembram-se que o Bloco forçou que fosse votada a proposta de minorar o IMI para as freguesias rurais e majorar o IMI para os prédios devolutos/degradados? Lembram-se que, a partir daí, este pequeno grande pormenor passou a constar da proposta da Câmara? Se não fosse o Bloco? Eram vocês a propor? Nada! Não propuseram nada sobre a matéria!
3) E sobre a Derrama? Algum dos partidos que Vossas Excelências representam apresentou alguma proposta? Estão esquecidos? Eu relembro-vos: não apresentaram uma única proposta. Foi o Bloco o único partido a apresentar a proposta do lançamento de derrama reduzido de 0,1% para as micro, pequenas e médias empresas.
4) Apresentaram Vossas Excelências alguma proposta contra a precariedade? Preocuparam-se Vossas Excelências com o assunto? Levantaram, por vossa iniciativa, o assunto ou o debate sobre a matéria? Não, não o fizeram. Foi o Bloco, desde a primeira hora, a questionar e a propor. Lembram-se de terem votado a recomendação do Bloco a impedir a utilização abusiva de contratos emprego-inserção por parte da Câmara?
5) E sobre as pessoas com deficiência? Falaram algumas vez Vossas Excelências sobre estes cidadãos e cidadãs? Relembro-vos mais uma vez: nunca! Foi o Bloco que propôs, entre outras coisas, a adaptação dos parques infantis para crianças com deficiência. Lembram-se de ter votado a recomendação? Eu lembro-me bem.
6) E sobre os problemas da Taxa de Ocupação do Subsolo e as consequentes cobranças das empresas que, na altura, preocupavam grande parte da população? Quem propôs a realização de uma Assembleia Extraordinária sobre o assunto?
7) E sobre a questão do Centro Comercial às portas de Aviz? Muita conversa por parte de Vossas Excelências, muitas ideias e opiniões, mas quem foi o único partido a exigir que, antes de qualquer decisão, se realizasse um estudo exaustivo sobre os impactos que este empreendimento poderia trazer ao Concelho? Foi o Bloco, não foi?
8) E falemos da automatização da tarifa social da água prevista em Orçamento de Estado? Enquanto Vossas Excelências andavam a fazer sabe-se lá o quê, já o Bloco estava a propor na Assembleia Municipal que Évora aderisse ao sistema de automatização da atribuição deste apoio.
9) E sobre a exploração mineira na Boa Fé? Sejam sinceros: quem foi o partido a levantar a questão na Assembleia Municipal? Quem foi? Quem foi o partido, que ao levantar a questão, permitiu um amplo debate que culminou na recusa da declaração de interesse municipal de tal projecto?
10) E sobre a isenção de IMI no Centro Histórico. Apresentaram Vossas Excelências alguma tomada de posição na Assembleia? O Bloco apresentou uma tomada de posição, fundamentada e escrita. E vocês?
11) Quantos documentos escritos enviaram Vossas Excelências à Câmara com propostas para o Plano de Actividades? São capazes de me dizer?
Querem mesmo que continue? Posso continuar…
Meus caros e minha cara, podem dizer que não concordam com nada disto. Agora, dizer que o Bloco não apresentou propostas consequentes e responsáveis é uma afronta e uma mentira colossal. Desafio-vos aqui, publicamente, a que apresentem, tal como o Bloco fez, o balanço da vossa actividade na Assembleia Municipal e na Câmara Municipal. Não o farão com certeza. Vocês sabem bem porquê… O vazio foi total e Évora merecia bem melhor.
Até para a semana!
Bruno Martins


Sem comentários: