quarta-feira, 12 de outubro de 2016

O ALENTEJO A “DAR CARTAS”

A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) pegou em mais de 400 vinhos e azeites de 20 produtores alentejanos e levou-os esta semana para Lisboa, numa acção de promoção da dieta mediterrânica. A prova de vinhos e azeites alentejanos, que vai decorrer no Centro Cultural de Belém a 14 e 15 deste mês inclui a presença de produtores e especialistas dos sectores para provas de vinho comentadas, provas de azeites, seminários e para ensinarem o que liga com o quê, isto é, que vinhos para que comidas e vice-versa.

Seara de Vento’ é o título do novo filme de Sérgio Tréfaut, uma adaptação da obra de Manuel da Fonseca que foi filmada entre os concelhos alentejanos de Beja, Moura e Serpa. A obra deverá chegar às salas de cinema nacionais no próximo ano.

O Museu Interativo do Megalitismo de Mora é um dos projectos candidato aos Prémios do Jornal Construir. A obra recentemente inaugurada esteve a cargo do Gabinete CVDB Arquitectos e resultou remodelação na totalidade da antiga estação CP daquela localidade alentejana do distrito de Évora. O museu inclui mais de 100 peças megalíticas recolhidas no concelho e cedidas por outros municípios e toda uma tecnologia que permite a interactividade com o visitante, nomeadamente filmes em 3D, hologramas e vitrinas interactivas.

 A Universidade de Évora (UÉ)  todos os semestres recebe cerca de duzentos alunos Erasmus. São estudantes oriundos de Itália, Polónia, Brasil, Colômbia, Alemanha.

A empresa mineira Eczacibasi ESAN, da Turquia, já está instalada em Aljustrel, no sentido de desenvolver os trabalhos de prospecção e pesquisa de minérios na Faixa Piritosa Ibérica, ao abrigo de um contrato assinado, no início do ano, com a Empresa de Desenvolvimento Mineiro (EDM).

Sem comentários: