segunda-feira, 17 de outubro de 2016

A PROPÓSITO DE CINEMA, A PROPÓSITO DO CINE CLUBE DOMINGOS MARIA PEÇAS – UMA MEMÓRIA

O texto que se segue foi recepcionado como comentário. Porque retrata uma agradável recordação, não só do filme mencionado mas também do local e da maneira como se assistia à projecção, merece sem dúvida figurar em primeira página:

 "Rio Bravo" este era o título dum filme de Howard Hawks.Datado de 1959. Passou no Alandroal aí por volta de 61/62. Nos casarões. Era verão, lembro-me bem, pois eu não teria mais de 12/13 anos. Ainda não ia ao cinema sózinho. Acompanhava o meu avô que já andaria pelos sessenta e tal. Éramos espectadores da geral e, como tal, teríamos que levar cadeira. Ele, o meu avô, sofria de asma, doença crónica, que uns anos mais tarde, poucos, o levaria. E lá ia eu, troteando atrás do velho, carregando uma cadeira articulada para ele se sentar. Eu, com dificuldades acrescidas porque a cadeira não era objecto fácil de transportar para um puto que mal acompanhava as passadas do mais velho, pagante dos bilhetes. O meu assento seria junto da restante gaiatagem na gaiola da fossa. Mas que raios, o que eu queria era ir ao cinema. Ficou-me daqui (desta e doutras), esta manía do cinema, vejam bem. Entre outras coisas, o meu avô, deixou-me este vício do cinema, vício profundo, semelhante ao dos cigarros, que, passados cerca de sessenta anos, ainda se mantêm. Do filme não irei falar, embora o tenha bem presente. Este apontamento apenas pretende salientar que foi o Senhor Domingos Maria Peças que passou esta fita no Alandroal. E manifestar a minha satisfação pelo retomar do Cine Clube neste blogue. 

Um cinéfilo anónimo 


1 comentário:

artemiso peças disse...

Excelente memória deste digno anónimo que dedica ao cinema ambulante na pessoa do meu querido Pai Domingos Maria Peças e ao extraordinário blogue AL TEJO.
Os meus agradecimentos.
Artemiso Peças