quinta-feira, 21 de julho de 2016

ORBITAS da TORRE do RELÓGIO - Rubrica de A.N.B.

I)
Apreciando o problema na perspectiva da “orbita externa da Torre do Relógio”, vamos tratar, ainda que de uma forma muito sucinta, “do problema das sanções” que a União Europeia vem discutindo no Eurogrupo e com as quais anda a ameaçar, dia sim dia não, países membros como Portugal.
Em primeiro lugar, é preciso saber que nenhum estado membro alguma vez cumpriu o conjunto das regras dos Tratados; os primeiros a incumpri-las foram aqueles que andam agora a exigir que se cumpram as ditas regras.
Como é o caso da França e da Alemanha que agora mesmo tem um “superavit comercial excessivo” (6%) em incumprimento claro dos Tratados e do que devia estar a fazer.
Mas, o mais grave, é que no colégio de Comissários da União Europeia cada comissário numa linguagem cifrada de que estamos cansados vai informando e dizendo uma coisa e o seu contrário. Conforme os dias.
Daqui resulta que a União Europeia acaba por não ter uma voz e uma posição confiável demonstrando uma claríssima falta de liderança interna e externa. Excepto quando se ouve o tom grosseiro do Sr. Shauble.
É tanto assim que funcionários da segunda linha burocrática da União Europeia, também se sobrepõem aos Estados como se estes já não tivessem soberania nenhuma sobre os povos que legitimamente representam e defendem.
Em síntese como se a União Europeia se parecesse com “um galinheiro de burocratas” onde, de facto, falta um galo credível e autorizado que defenda o que é realmente importante: os interesses justos, equitativos e solidários de todos os Estados membros. Dos maiores aos mais pequenos.

ii)
Se há politicos em que não acreditamos, minimamente, a partir da visão que a orbita interna (e nacional) da Torre nos concede, um deles, é sem a menor duvida, um tal Durão Barroso.
É um produto político perverso das repetidas leituras que terá feito de Maquiavel isto para não citar outros maquiaveis. O maquievelismo constante que demonstra, na acção politica, fazem dele um actor politicamente muito perigoso. Na medida em que é também extremamente ambicioso, não olhando a meios para atingir os fins. 
Fugiu de Portugal, fez-se (ou fizeram-no) Presidente da Comissão Europeia e depois do episódio das Lajes onde apoiou a invasão do Iraque de G. Bush, deve ter julgado que tinha as portas abertas para ser Secretário Geral da ONU. Passando rapidamente por cima de um outro português com uma estatura humana muito diferente, socialista e universalista chamado António Guterres.
Enganou-se na mudança!
O resultado alternativo é conhecido: acaba de chegar a Presidente do Goldman Sachs que é um antro de má riqueza mundial e banco de pesados malfeitores da Humanidade.
Ele, o Durão, que nunca pense vir a ser candidato a Presidente da Republica porque nessa altura, se calhar, teria a lição que ainda não teve. Seria recusado e perdedor porque o povo português não tem uma memória assim tão curta. Parece-nos mesmo que Durão Barroso foi afinal incapaz de arriscar contra Marcelo. Antes assim!  

iii)
Na “orbita interior da Torre do Relógio” o que há, por hoje, para salientar relaciona-se com o “ruído ensurdecedor” do Partido Socialista relativamente às próximas eleições autárquicas no Alandroal.
Como militante socialista com intervenção desde a primeira e difícil eleição para PR de Mário Soares, em 1986, afirmamos que não é assim, com coniventes silêncios deste tipo que se constrói seja o que for.
Por outras palavras e aqui seguimos o conselho de um grande e sabedor mestre destas coisas. Dizia ele que “ninguém deve fazer às escondidas aquilo que pode fazer às claras”.
Com isto estou a dizer que, como é óbvio, as alianças, os pactos, e as coligações são, por vezes necessárias. O que não é desejável é que tudo seja feito pela “porta do cavalo” e sem dar conhecimento algum do que se pretende vir a representar. O desafio é outro: um máximo de abertura e diálogo quanto mais cedo melhor.
É claro que não ignoramos que o processo político exige algumas precauções nas suas diversas formulações e apresentações. O que não concebemos, é que seja feito pensando apenas que as pessoas e os eleitores são facilmente instrumentalizáveis.
Seguramente não é este o melhor caminho para sairmos vencedores num desafio eleitoral que não pode circunscrever-se unicamente às ambições pessoais seja de quem for.
Há que perceber coisas simples e que a evolução da democracia exige uma crescente abertura e a participação dos que votam e se interessam pela vida pública.

   António Neves Berbem
     ( 21/7/2016)





24 comentários:

Anónimo disse...

ELES ANDAM NA SOMBRA,NÃO É ESTE O PS QUE QUERO E FAÇO PARTE, ANDAM POR AQUI UNS SENHORES QUE SE ACHAM DONOS DISTO TUDO, E ATÉ ESSE, O VERDADEIRO DONO DISTO TUDO ( FALO DO TAL SALGADO ) JÁ DEIXOU DE O SER.
CONTINUAM POR AQUI A FAZER PELA VIDA E TUDO VALE PARA O CONSEGUIREM.

Anónimo disse...

Sabemos que existem e que estão trabalhando ativamente sem que sejam notados. Estão corroendo por dentro o paciente, o PS. O resultado é previsível: destroem o paciente e a seguir, extinguem-se por não terem mais quem os alimente. Se não conseguirmos uma vacina a tempo o futuro do paciente está deveras comprometido

Anónimo disse...

Para mim já está comprometido à muito, um partido sem liderança está condenado, e a verdade é que o Nabais independente de todos os erros que cometeu tinha a capacidade de ser líder, coisa que depois nunca mais se viu.
De certo que haveria gente competente para o cargo mas que não sequer meter em políticas de forma profissional, e o que temos tido, com todo o respeito, é gente muito fraquinha politicamente falando e nenhum com o tal condão de líder, coisa que se tem ou não tem, há quem tente uma vida inteira e nunca o consiga, é como ter jeito para jogar à bola.
Está de facto o paciente bem doente e com o que se avizinha se calhar morre de vez para as nossas bandas.

Anónimo disse...

Caro comentador de 21 julho, 2016 23:41, eu ainda vou mais longe dizendo sem qualquer problema aquilo que é o meu pensamento e o de muitos Socialistas dignos do nome.
O PS no Alandroal chegou onde chegou a nível do Concelho e da região de Évora pela mão do Sr.João Nabais, havia de facto um PS com pouca expressão no Concelho e pouca atividade antes do tempo Nabais, um pouco semelhante com este PS atual que não se dá por ele.
Sou e sempre fui do PS e na verdade há coisas que me magoam e que me fazem pensar com muita magoa que, quando o povo diz que as pessoas da política são todas iguais é na verdade uma triste realidade.
Não se entende que o PS da concelhia do Alandroal e regional que, muito deve a um seu militante se esteja a fazer de esquecido e pratique um dos piores defeitos que, é a ingratidão, e permita que haja nas suas hostes gente que, tudo esquece e para quem tudo é descartável, que cospe no prato de quem lhe deu a sopa.
O homem foi julgado e ilibado da maioria das suas acusações, e na verdade as razões porque foi condenado são muito estranhas e duvidosas, na verdade o cidadão Nabais pode concorrer a eleições e ser candidato, como é possível que o PS, ou melhor certa gentinha do PS equacione ter como seu líder para as próximas eleições outra qualquer pessoa que não o maior líder que o PS do Alandroal já teve?????
Apelo a todos os Socialistas convictos e não aqueles que vão e vem conforme as conveniências, que estejam atentos e que não concitam injustiças e ingratidões, cada um que pense por si e não vá atrás do que alguns descarados oportunistas andam a manobrar, fazendo do PS uma força política sem carater, e sem respeito pelos seus.
25 de Abril sempre.

Anónimo disse...


OBS.( resposta aos 4 Comentários anteriores)

Convém,em todo o caso, ter presente que os Srs. JN e JG criaram os seus

próprios movimentos eleitorais (o MUDA e o DITA) com os quais tentaram ser

eleitos presidentes contra o Partido Socialista sendo os dois obviamente

expulsos estatutariamente.Sem apelo e muito justamente.

Dirão que isso é passado. Mas, o que também acresce é que ainda ninguém

viu, até hoje, que os ditos movimentos se tenham dissolvido para assim

regressarem à sua condição de base.O que seria partidariamente muito

higiénico.E ate defensável de um ponto de vista de ética republicana.

Aproveita-se esta oportunidade para deixar dito, de uma vez por todas,

que o grande e incontornável erro poltico do Sr João Nabais foi quando

encetou

no seu 2º mandato uma corrida louca de gastos sumptuosos ( muitos dos

quais com interesse pessoal). Sem reparar que a população já estava a

ver tudo e o seu resultado.

Quanto ao mandato seguinte do SR. J. Grilo foi mais do mesmo; foi um

mandato de fachada que não reconduziu o Concelho aquilo que parecia

prometer. Reverteu mais do que inovou até porque a escola não tinha

sido boa.

Se é isto que se perfila, novamente para 2017, então, poderemos

observar que não haverá sangue novo,gente nova, ideias novas que

augurem ao Concelho um futuro diferente e novo...uma vez que as duas

personagens são exactamente as mesmas.E não se Muda de pele de um dia

para o outro.

Claro que há sempre a hipotese de melhorar mas o que não pode

acontecer é que o PS dê agora cobertura à repetição de erros

antigos.

Dissolvam os seus movimentos, regressem por uns tempos à sua

condição de militantes de base, não tenham pressa. Escrevam,pensem,

reposicionem-se porque o Partido Socialista é um partido com largo

assento na História nacional e politica. Nacional e Local.

E, para finalizar, não façam acordos tão imediatos, tão pobres

politicamente e tão pouco participados pelos seus militantes.

O Alandroal e com ele 7 séculos de História agradece, desapegos

desta natureza.São estes que dignificam e são ganhadores.


Saudações democráticas


Antonio Neves Berbem

Anónimo disse...

Se é isto que se perfila, novamente para 2017, então, poderemos

observar que não haverá sangue novo,gente nova, ideias novas que

augurem ao Concelho um futuro diferente e novo.




Tem razão caro Berbem, mas não basta comentar, porque não dá o amigo a cara?
Como diz o outro, falam, falam , mas não os vejo fazer nada.

Anónimo disse...

Caro Berbem, no ps tem aparecido gente nova e com sangue novo, o que não quer dizer que esse novo tenha qualidade e augure um futuro diferente, e tem essa juventude ideias novas também, basta ver a ideia que está aí da eventualidade de o ps fazer uma coligação com o Muda. ou do ps aceitar um convite do Muda para uma coligação, como preferir.
Tenho neste caso que dar razão a alguns comentadores acima, dado este cenário de vazio de liderança do ps do Alandroal em que o importante é competência e conhecimento na matéria, isso sim bem mais importante que ser novo e ter sangue fresco.
No estado ao que isto chegou é caso para dizer, volta Nabais estás perdoado.

Anónimo disse...

Importante é a presidente Mariana continuar a pôr a casa em ordem pagando os desvarios socialistas que endividaram o concelho.

Anónimo disse...

“grande e incontornável erro poltico do Sr João Nabais foi quando

encetou

no seu 2º mandato uma corrida louca de gastos sumptuosos ( muitos dos

quais com interesse pessoal). Sem reparar que a população já estava a

ver tudo e o seu resultado.”


Olhe que não é como diz caro Berbem, os megas concertos foram feitos no primeiro mandato e não no 2º.

O homem gastou mas fez, e lá continua o amigo assim como outros amigos a quererem ser mais papistas que o papa, o homem não foi julgado por gastos sumptuosos de interesse pessoal, mas o amigo sabe mais que os Juízes e tem mais credibilidade que os ditos, e como tal temos todos que concordar com as suas opiniões.

Concordo quando diz que o homem gastou onde não devia, era outro tempo, tinham os Município e todos os comuns cidadãos os bancos a oferecer dinheiro e cartões de credito dourados, era fácil ir na corrente, mas tirando esse facto foi o João Nabais um Presidente empreendedor e não tenho eu nenhuma dúvida e se calhar o Berbém também não , que politicamente e com capacidade e saber para governar uma Autarquia, não temos no Alandroal outro candidato que se lhe compare.




E por aqui me fico.

Anónimo disse...

O senhor Berbém se quer saber o que se passa no PS do Alandroal venha colocar as suas questões em sede própria. Já que é militante, venha às reuniões, pague as cotas e participe nas votações. Verá assim que neste partido não se faz nada às escondidas de ninguém.

Militante PS do Alandroal com muito orgulho

Anónimo disse...

"Verá assim que neste partido não se faz nada às escondidas de ninguém."


Não é bem assim, um militante já com menos orgulho e com medo do que aí vem.

Anónimo disse...



OBS.


Já fui, já coloquei questões,tornarei a colocá-las, e para sua informação

tenho as quotas em dia até 2017( o pagamento é semestral). A conjuntura

partidária é contudo outra conforme espero que venha ainda a tempo

perceber.

Agradeço,Caro Comentador das 14.11, os seus cuidados de militância.


Com as melhores saudações democraticas


Antonio Neves Berbem

Anónimo disse...


O caro comentador de 23 Julho, 2016 09:02
Diz:
"a ideia que está aí da eventualidade de o ps fazer uma coligação com o Muda. ou do ps aceitar um convite do Muda para uma coligação"
Essa ideia agrada ao MUDA porque duvida que possa obter maioria absoluta.
Duvida também que consiga mais votos que o DITA. Fazendo um acordo prévio com o PS, o DITA poderá aliar-se ao PC.
Conclusão: o PS com o anterior candidato perdedor será a força política menos votada de todas. E digo porquê: Os votos dos socialistas vão para o MUDA e para o DITA. Poucos vão sobrar para o PS e é provável que até o PC mesmo desgastado o suplante.
Qualquer acordo prévio entre o PS e qualquer um dos dois movimentos é contra natura visto que foram criados para derrotar o PS.
Falta ao PS um candidato capaz de convencer os eleitores e não estou a vê-lo.
De qualquer modo, o PS deve concorrer sem coligações.
Depois, logo se verá…

Anónimo disse...

Caro Sr. Francisco, visito muitas vezes o seu blog mas é a primeira vez que deixo aqui um comentário, é um desabafo sentido de um militante de muitos anos do PS que se sente envergonhado com o que está a acontecer no PS do Alandroal, que embora não seja novidade para alguns, deixo aqui o meu desabafo porque as verdades tem que ser conhecidas de todos e o caso tem que ser denunciado sem medos, para que os Socialistas acordem de vez e façam alguma coisa pelo que resta do PS do Alandroal.

Assim é que está bom para esta gente, os tais novos com ideias novas que por aqui falaram, se todos os militantes fossem às reuniões, ou quase todos, como devia ser, lá se acabava os compadrios e possivelmente a dita aliança não ia em frente, assim, são sempre os mesmos a votar e a decidir, apoiados por mais uma serie de novos militantes que estão a entrar a toda a hora como formigas no carreiro, que são migrantes do MUDA para poderem levar a água ao seu moinho, está a coisa garantida e no bom caminho, controlada. Tudo concertado e combinado aos olhos de todos. Culpados há, e são todos aqueles onde também me incluo, que não estamos presentes e que deixamos que meia dúzia de iluminados “ SOCIALISTAS “ decidam por todos conforme dá jeito nas suas metas pessoais.

Um militante envergonhado e com culpas no cartório.

Anónimo disse...

RESPONDENDO À VISÃO POLÍTICA DO COMENTADOR DE 24 julho, 2016 01:27 COM OUTRA VISÃO POLÍTICA, SE ME É PERMITIDO.

De qualquer modo, o PS deve concorrer sem coligações.
Depois, logo se verá…

24 julho, 2016 01:27


Tem razão caro comentador, o problema é o tempo e há gente que tem presa em chegar ao poder, se não for como Presidente pode ser como Vice ou até mesmo como Vereador, é preciso é chegar lá e para isso vale tudo, até fazer alianças seja com quem for, principalmente quem os ajude a chegar ao poleiro e alinhe na coisa.

"Qualquer acordo prévio entre o PS e qualquer um dos dois movimentos é contra natura visto que foram criados para derrotar o PS"

Mas caro comentador, por favor não venha com tretas, esta era escusada, que se saiba todos os movimentos ou todos os partidos quando vão a eleições estão lá para se derrotar uns aos outros, a não ser quando há alianças, que como se tem visto estão na moda e não são de todo contra natura.

O que é contra natura é o PS fazer uma aliança com o MUDA, todos nos lembramos das cobras e lagartos que diziam uns dos outros, das acusações a raiar a ofensa que foram feitas entre as duas partes, para não falarmos da opiniões sobejamente conhecidas que o candidato do PS tinha do candidato do Muda e o contrário.

Já uma aliança com o DITA faz todo o sentido, porque o candidato do DITA saiu pelos problemas que tinha na justiça com os quais o PS não quis estar ao lado, pois os Partidos tem as suas regras, mas o caso está arrumado, não está o candidato do DITA impedido pela lei de se candidatar seja por quem for, e quem na verdade, bem ou mal, fez o PS do Alandroal ser alguma coisa, foi o candidato do DITA que até poderia ser o candidato do PS, coisa que não sei se o mesmo aceitaria, mas que muitos militantes do Concelho gostariam de ver, e se calhar o PS com o candidato do DITA e logicamente com o regresso ao partido dos votantes deste movimento, lá limpava o PS as eleições, pois como estão as coisas entre CDU / MUDA, não me parece que tenham de novo entendimento possível.

Anónimo disse...

pois como estão as coisas entre CDU / MUDA, não me parece que tenham de novo entendimento possível.
24 julho, 2016 11:50

Já que todos falam lá vai.
Entendimento cdu/ muda até pode haver, depende de quem vai ser o candidato cdu.
Se for a actual Presidente o rumo pode ser um, se for o actual Vice o rumo pode ser outro.
Em relação a uma aliança com o dita o cenário é o mesmo, também tudo é possível dependendo do candidato cdu.
Promete a novela capítulos cheios de acção e suspense, e outro remédio não terá a CDU que fazer aliança com alguém porque se não o fizer arrisca-se a ser ridicularizada com um resultado sem precedentes pela negativa, é que depois de 4 anos de uma desgovernação destas vão levar muita pancada.

Reformado

Anónimo disse...

Já que todos falam lá vai.
O DITA e o seu líder morreram para este concelho no dia em que passaram a rasteira ao MUDA.
E o concelho está bem pior do que podia estar por causa disso.

Anónimo disse...

O comentador de 24 julho, 2016 11:50
Diz:
"caro comentador, por favor não venha com tretas, esta era escusada"
Eu digo:
Isso é na sua visão. Eu entendo que é bastante discutível a decisão da criação do DITA. O PS não expulsou o João Nabais do partido. Ele devia ter aguardado com calma pela oportunidade propícia. E ela está agora a chegar. Se ele se candidatar pelo PS ganha com maioria absoluta.
Doutro modo acontece o que escrevi em 24 julho, 2016 01:27
Você diz:
"o PS com o candidato do DITA e logicamente com o regresso ao partido dos votantes deste movimento, lá limpava o PS as eleições"
Não, o PS não “limpava as eleições”. O PS ajudava o DITA a ganhar as eleições, o que é diferente.
Porém essa hipótese está em aberto, mas duvido que consigam maioria absoluta. Porque ainda haverá muitos socialistas a votar no MUDA. Não se esqueça que os votos do MUDA são votos do PS contra o DITA.
Terminando o DITA, muitos votos do MUDA regressariam ao seu partido: o PS.
Depois há as opções dos apartidários e o que todos estão a ver é que nos dois primeiros mandatos do PS, todo o concelho do Alandroal sofreu uma revolução nunca antes vista.
Nunca mais ninguém teve capacidade para dar continuidade a essa grande e boa lufada de ar fresco, que tirou o Concelho do Alandroal da “lista dos concelhos mais atrasados da Europa” e o colocou no que se refere ao progresso, pelo manos em equivalência com os concelhos nossos vizinhos.
Muito haveria a falar sobre o que terá levado o João Nabais a interromper a partir do segundo mandato, uma carreira que tanto o dignificou a ele como ao Concelho do Alandroal, para depois ter de sair pela porta das traseiras. Era de prever, só ele é que não foi capaz de ver isso a tempo. As asneiras pagam-se caras mas também servem como uma vacina. Penso que estará agora imune contra tais malefícios embora haja ainda por aí uma espécie de parasitas que a vacina poderá combater. Penso que está em condições de pegar no trabalho que interrompeu e levá-lo em frente, se, se rodear de gente séria e quadros competentes.
Esta análise é a conclusão a que cheguei, depois de durante longo tempo ter trocado impressões com uma variada gama de pessoas, capazes de apreciar esta questão sem paixões, interesses pessoais ou fanatismos.
É portanto à luz dos acontecimentos, uma análise de cabeça fria do momento presente.
Poderá no entanto vir a ser corrigida consoante os desenvolvimentos que este processo possa vir a ter no futuro.
Boa tarde.

Anónimo disse...

"O DITA e o seu líder morreram para este concelho no dia em que passaram a rasteira ao MUDA. "

não sabia que não serem capaz de organizar uma candidatura cumprindo todos os requisitos exigidos, era uma rasteira de alguém.
Para a próxima trabalhem bem, façam as coisas bem feitas, sejam competentes.

Anónimo disse...

Caro comentador de 24 julho, 2016 15:12.
Quando as pessoas já olham os outros de cima normalmente dá asneira, a humildade nunca fez mal a ninguém, agora quando se canta vitória antes de tempo e já se tem tudo como garantido, acontecem muitas vezes erros que são fatais é o chamado facilitismo.
O MUDA só deve a si mesmo e aos seus dirigentes o terem ficado de fora e não poderem ter participado nas ultimas Autárquicas, sobre esse erro tem o comentador que pedir explicações e pedir responsabilidades a quem de direito, se tivessem feito as coisas dentro da lei bem podiam ter feito queixa que nada tinha acontecido.
Deu para ver que afinal quem se dizia bem preparado para enfrentar e resolver os problemas da Autarquia, afinal não estava preparado.
Como diz o ditado, O PEIXE MORRE PELA BOCA.

Carlos Cavacas

Anónimo disse...

Esta análise é a conclusão a que cheguei, depois de durante longo tempo ter trocado impressões com uma variada gama de pessoas, capazes de apreciar esta questão sem paixões, interesses pessoais ou fanatismos.
É portanto à luz dos acontecimentos, uma análise de cabeça fria do momento presente.
Poderá no entanto vir a ser corrigida consoante os desenvolvimentos que este processo possa vir a ter no futuro.
Boa tarde.

24 julho, 2016 15:58

Caro comentador, em conversa que tive com o dirigente do PS no Alandroal, diz o dito que nada está decidido, mas também diz que o PS está cheio de novos militantes que tem entrado nestes últimos tempos como se fossem cogumelos espontâneos, de gente assumida do MUDA, preparados claro está para votarem na hora certa para que a coligação seja PS/MUDA.
Fica aqui a informação para que se percebam os contornos destas coisas em que tudo vale para se chegar ao poder, na verdade nada disto é ilegal, podem também associar-se no PS as pessoas do DITA, nada as impede.
Há de facto uma conclusão a tirar, está a trabalhar mais activamente para a vitória e com mais antecedência o MUDA do que o DITA, é bem visível que está a lutar mais pelo futuro, e se o DITA não dá corda aos sapatos, arrisca-se a dançar mais uma vez e nem precisam de ser por 7 votos, basta 1.

Anónimo disse...

O que para aqui vai...

As órbitas estão fora de trajectória...

Vai ser grande o choque!!!

Anónimo disse...

POIS VAI, A VER VAMOS SE O CHOQUE EMBORA COM VOLTAGEM DIFERENTE NÃO VAI SER SEMELHANTE OU DE À 4 ANOS.

Paula Maria

Anónimo disse...

Anónimo Anónimo disse...
O que para aqui vai...

As órbitas estão fora de trajectória...

Vai ser grande o choque!!!

25 julho, 2016 14:01



Eles por aqui andam e convencidos, a ver vamos se a trajectória vai ter órbitas de colisão e quem vai sobreviver ao choque.Tem que começar por ter alguém competente para formalizar uma candidatura, coisa que para esses lados parece complicado.

É de facto muita parra e pouca uva, são de factos gigantes com pés de barro que sozinhos não vão a lado nenhum, bem hajam as muletas, e todas servem, nesse aspecto não são esquisitos.