sexta-feira, 17 de junho de 2016

DIVULGAÇÃO - FESTIVAL TERRAS DO ENDVÉLICO 2016 - ALANDROAL


Consulte programa completo do Congresso em:



16 comentários:

Anónimo disse...

Ora já cá está o programa definitivo, afinal saiu bem a tempo. Quem está mesmo interessado tem três semanas, ou um mês para o último fim-de-semana, para programar a sua vida e participar.

Anónimo disse...

Para esta festa de culto tem o Município dinheiro, para as festas de culto de facto ancestrais do nosso Concelho como a Boa nova e a festa de Nossa Senhora da Conceição não tem dinheiro.
A festa da boa nova tem uma comissão como se sabe e se em tempos atrás o Município também ajudava com meios e com dinheiro agora tem que poupar para o Endovélico e A festa de Nossa Senhora da Conceição são as associações e a união das juntas de freguesia que tem que a fazer, do Município tirando o palco, nada, claro está que gastam o que podem e que não podem no culto do Endovélico e daqui a 2 meses não tem dinheiro para o culto da nossa padroeira.
E por aqui me fico.

Anónimo disse...

Vá lá, estes levantam as duas mãos, já tivemos quem levantasse só uma e foi o que o mundo viu, e temos quem não lavante as mãos e as bata contra o peito, cada um faz com as mão o que quer, vivemos em liberdade e cada um escolhe o seu caminho.
Como Munícipe deste Concelho não entendo como é que um Município que tem que ser independente das questões religiosas, já que da política não o consegue ser, embarca numa coisa destas.

Anónimo disse...

O estudo do endovélico sim, toda a parte de arqueologia sim, que o Município se envolva e invista, sim, agora a encenação de cariz religiosa organizada, não.Que os particulares se metam nisso estão no seu direito, uma Autarquia simplesmente não deve e não pode, a não ser a do Alandroal que, mesmo sem dinheiro tudo pode fazer, assim quem "manda" o queira.
De forma diferente continua o quer posso e mando nesta ainda república das bananas, Alandroal.

Anónimo disse...

E grave da situação, digo mesmo muito grave, é que publicam cartazes que assumem um culto, não se trata de um espectáculo lúdico ou uma simples encenação para animar um evento, como se lê está no cartaz, CULTO E DEVOÇÃO A ENDOVÉLICO - CONFISSÃO RELIGIOSA WICCA CELTIBERA, e no cartaz está o logotipo do Município do Alandroal.
É caso para perguntar, será que alguém do Município pertence à Confissão Religiosa Wicca Celtibera?

Está por aqui mais um caso único, um Município a apoiar directamente cultos religiosos só podia ser no Alandroal.

E por aqui também me fico, apreensivo e espantado.

Anónimo disse...

E NINGUÉM DENUNCIA ESTE CASO?NINGUÉM PEDE EXPLICAÇÕES A ESTA GENTE QUE CONTINUA A FAZER O QUE LHE DÁ NA GANA SEM DAR CONTAS A NINGUÉM?
VIVEMOS NUM PAÍS DE REGABOFE ONDE PELOS VISTOS CONTINUA A HAVER DONOS DISTO TUDO E NO ALANDROAL NÃO DESARMAM , SAEM UNS, VEM OUTROS.

PAULA MARIA

Anónimo disse...

Sra. Presidente, explique se faz favor.

Como é que este apoio do Município a um culto religioso assumido é possível e o FAM que tudo complica viabiliza e porque é que para outras situações sem cultos religiosos à mistura o FAM não viabiliza.
Perguntar não ofende e como tal pergunto, será que alguém do FAM pertence à tal comunidade Lusitana ou outra do género?

O que está a dar é pertencer a grupinhos, políticos, religiosos, etc, etc, para ter apoios do Município do Alandroal. Este grupo religioso ou companhia teatral tem à anos consecutivos 1 actuação por ano assegurada no Alandroal e pelos vistos há sempre dinheiro, o resto é treta.

Estão apresentados.

E falavam dos outros.

Anónimo disse...

Quando se quer implicar implica-se por tudo e por nada, então o festival não é do endovélico? Obviamente terão que estar pessoas associadas ao culto a esse Deus. Deixem-se de artimanhas....

Anónimo disse...

"Obviamente terão que estar pessoas associadas ao culto a esse Deus"

Acho bem, mas pagas pelo Município não, ou somos agora patrocinadores de religiões?Tem então o Município de começar a pagar aos padres pelo seu trabalho nas procissões nas festas da Terra.

Deixem-se de desculpas, essas sim, manhosas, já que não tem argumentos.

Anónimo disse...

Anónimo Anónimo disse...
Quando se quer implicar implica-se por tudo e por nada, então o festival não é do endovélico? Obviamente terão que estar pessoas associadas ao culto a esse Deus. Deixem-se de artimanhas....

20 junho, 2016 11:07


Comentar e ter direito a opinião não é implicar a não ser quando os visados das críticas não tem argumentação para o contraditório.
Na verdade as pessoas associadas aos vários e diferentes cultos que temos nas nossas festas onde se inclui o endovélico, fazem falta, porque sem as ditas, padres, pregadores, entre outros, não há parte religiosa, mas o que todos sabemos é que os únicos que recebem dinheiro pelo seu desempenho e tem logística paga pelo município ( transportes, estadias, alimentação ) são estes druidas do endovélico, vem fazer e divulgar a sua religião, mas são pagos como um grupo de teatro que vem fazer um espectáculo de animação.
Não vale a pena pensarem que fazem as coisas e que as pessoas não vão ter conhecimento, porque no Alandroal como terra pequena, tudo se sabe. De facto há por aqui artimanhas estranhas caro comentador de 20 junho, 2016 11:07, mas tem que falar das mesmas noutro contexto e noutras direcções,ou pensará que somos todos parvos e ignorantes?

Anónimo disse...

NÃO SEI O QUE ANDA A FAZER A OPOSIÇÃO OU OS INDEPENDENTES QUE TEM COMO CAUSA O CONCELHO DO ALANDROAL E O DESENVOLVIMENTO.
UMA COISA SÃO FEIRAS MEDIEVAIS NOS CASTELOS OU PRAÇAS, EVENTOS QUE RETRATAM UMA ÉPOCA, LIMITANDO-SE A RECRIAR COSTUMES DE UM TEMPO, NESTE CASO DO ENDOVÉLICO TAL COMO SE LÊ NO CARTAZ DE FORMA ASSUMIDA " CULTO E DEVOÇÃO DO ENDOVÉLICO" OU SEJA, O MUNICÍPIO DO ALANDROAL, PROMOVE E PAGA A GRUPOS RELIGIOSOS PARA DIVULGAREM AS SUAS CRENÇAS.

APELO AQUI AO DEBATE DESTE CASO MUITO SÉRIO QUE SE ESTÁ A PASSAR AOS OLHOS DE TODOS.

Anónimo disse...

Este mês haverá Assembleia Municipal... Convido-vos a participarem com estas questões, ou será que só se interessam pelo concelho anonimamente.

Boa noite.

Anónimo disse...

Anónimo Anónimo disse...
Este mês haverá Assembleia Municipal... Convido-vos a participarem com estas questões, ou será que só se interessam pelo concelho anonimamente.
Boa noite.
20 junho, 2016 23:09

E o amigo quem é?????
Critica os outros mas faz o mesmo.
Perdeu uma boa ocasião para ter ficado caladinho.

Anónimo convicto e assumido.

Anónimo disse...

NÃO PODEMOS NEM DEVEMOS TER MEMÓRIA CURTA.
LOGO NA PRIMEIRA VEZ QUE ESTE GRUPO DO CULTO AO ENDOVÉLICO POR AQUI APARECEU, COISA QUE ACONTECEU NO ANTERIOR MANDATO QUE COMO TODOS SABEMOS ERA PRESIDENTE O SR. JOÃO GRILO, HOUVE LOGO VOZES QUE TAL COMO AGORA QUESTIONARAM SE AQUILO ERA UM CULTO OU UMA ENCENAÇÃO, TIPO GRUPO DE TEATRO A REPRESENTAR UM CULTO DE UMA ÉPOCA ANTIGA.
DEU MAIS JEITO AO EXECUTIVO DA ALTURA FAZER CRER QUE SE TRATAVA DE UM ESPETÁCULO LÚDICO E LÁ SE CALARAM MUITAS VOZES DISCORDANTES COM O APOIO DO MUNICÍPIO A UM CULTO PAGÃO.
COM O TEMPO AS COISAS TOMARAM OUTROS CONTORNOS E COMO A VERDADE É COMO O AZEITE, AFINAL DE CONTAS A TAL ENCENAÇÃO É NA VERDADE UM CULTO REAL DE UMA RELIGIÃO ORGANIZADA .
A CULPA NÃO É DE TODO DA DITA ORDEM OU CEITA RELIGIOSA, DÃO OPORTUNIDADE E CONDIÇÕES E ELES APROVEITAM PARA SE DIVULGAR E ESPALHAR O SUA FÉ, AFINAL DE CONTAS COMO SE FAZ EM TODAS AS RELIGIÕES.
A MEU VER, A CULPA FOI PRINCIPALMENTE DO ANTERIOR EXECUTIVO QUE NÃO SOUBE PARAR E CLARIFICAR AS COISAS NA ALTURA CERTA E TAMBÉM DO ACTUAL EXECUTIVO QUE SE LIMITA A DAR CONTINUIDADE A TUDO, NÃO TEM IDEIAS E POLÍTICAS PRÓPRIAS PARA OPINAR E DECIDIR, NA VERDADE SÃO UMAS MARIAS QUE VÃO COM AS OUTRAS, PENSAR PELOS VISTOS CUSTA.
E ASSIM SE PROMOVE ESTA MISTURADA DE ENDOVÉLICO HISTÓRICO, E ARQUEOLÓGICO,COM CULTOS RELIGIOSOS À MISTURA, TUDO TRATADO DA MESMA MANEIRA TIPO SALADA RUSSA QUE, COMO SE SABE NÃO PODE NEM DEVE SER ASSIM POR PARTE DE UM MUNICÍPIO QUE TEM QUE SABER SEPARAR AS ÁGUAS, POIS NEM QUE SEJA UM CÊNTIMO É DINHEIRO PÚBLICO QUE NÃO PODE SER GASTO COM GRUPOS RELIGIOSOS SEJAM ELES QUAIS FOREM.

FIZERAM MAIS UMA VEZ A CAMA MAL FEITA E AGORA LEVAM DE TABELA, E BEM, POIS TEM AS CRÍTICAS TODA A RAZÃO DE SER, UMA COISA DESTAS SÓ É POSSÍVEL NO ALANDROAL.

Anónimo disse...

Temos a oposição que todos sabemos porque casos como este deviam ser denunciados, vivemos na incompetência total.

luis disse...

Primeiro que tudo lamentar a cobardia de quem comenta não se identifica . Parabéns ao município pela iniciativa porque afinal de contas se estes senhores anónimos fosses informados saberiam que ha muitos anos que em Portugal existe a liberdade religiosa e qualquer religião tem direito ao seu Culto o Alandroal tem i culto mais antigo que pode existir e pena tanta ignorância da parte de quem critica e fala dos desprestigiadamente de cultos que não sejam católicos. E as associaçãos religiosas recebem sim e bem do que todos lhes vão la deixar. Porque tudo o que e feito la e bem pago por todos mas isso não faz mal, e i sr. Padre que pertence a uma associação que roubou e destruio tudo o que is nossos antepassados adoraram, mas o Alandroal possui um templo original que não conseguiram destruir.
Parabéns executivo