domingo, 3 de abril de 2016

O BORDA D´ÁGUA NO MUNDO RURAL

CONSELHOS DO TÓI  DA  DADINHA  A TODOS OS QUE SE INTERESSAM PELA AGRICULTURA E PECUÁRIA

Baseado no:
« QUEM EM ABRIL NÃO VARRER A EIRA E EM MAIO NÃO REGAR A LEIRA, ANDA TODO O ANO EM CANSEIRA »


                                 AGRICULTURA – HORTA – JARDINAGEM – ANIMAIS

 AGRICULTURA – Mondar e “sachar” os campos semeados anteriormente; rega matutina. Semear milho e grão de bico, plantar batata nas terras mais secas e, no final do mês, nas terras mais fundas.

HORTA – Semear no Crescente ( dia 14 ) e em local até à colheita, abóboras, beterraba, bróculos, cenoura, couve, melão, melancia, pimento, rabanete, salsa, etc. Em viveiro semear cebola, pepino e tomate. Limpar os rebentos (ladrões) nos enxertos efectuados nas árvores de fruta. Na vinha, fazer os tratamentos contra o míldio, oídio e outros; adubar as castas mais envelhecidas.

 JARDIM – Semear estrelas do Egipto, girassóis e malmequeres; colher as flores dos lilases, margaridas, etc. Plantar begónias, dálias, gladíolos e jarros.

ANIMAIS – Higienizar, bem, as vacas leiteiras. Separar (?) os vitelos das mães. Tosquiar as ovelhas no Minguante ( dia 30 ).

E … porque aí estão as Festas dos Prazeres (da Boa Nova) de Terena, tanto do agrado “dos menos e mais novos viventes” dos mais variados sítios da Região, vamos até lá. QUE NÃO SEJAMOS AGENTES PARA O DESAPARECIMENTO desta secular manifestação de cultura onde, porque não, devemos e podemos falar de Agriculturas, de Hortas, de Jardins e de Animais … em fraterno  convívio … à Borda d' Água.

Despeço-me com amizade

Tói da Dadinha   




2 comentários:

Anónimo disse...

E o borreguinho, crocante, a estalar na brasa, não é compadre Tói?
E, já agora, algum tintol a correr!

Anónimo disse...

Compadre
Com a clarividência meteorológica que "matricia os Alandroalenses" (do Carambô ás Casas Novas) lhe digo que toda a noite, madrugada fora e durante a manhã caíram, caíram torrentes de água A CÂNTAROS ... como "ouvíamos dizer".
Tenebrosas nuvens e, pior ainda, temerosas imagens "dos Astros" nos ameaçavam.
Temeu-se o pior. O caos!!!
Tsunamis, arrasadores de residências, de resortes e de paredões.
Do lucifécit ao alqueva e à vigia, pavorosamente "aflitivos".
Mas, a natureza tem destas coisas.
Provoca "medrosos" e "temorosos" incidentes.
Sem causas.
Foi o caso.
Sossegue a sua alma Compadre.
O borreguinho, assado em peça de barro da inigualável Escola da "Olaria de Redondo"e acompanhado "de tintol a correr" (7 e 1/2 mais um), foi degustado no nº. 19 da Rua Dr. António José de Almeida ... com a Lena sempre ali tão perto.
É tanto quanto agora escrevo, na duvidosa inquietude de que me escasseiem capacidades para comentar as sempre recordadas e bonitas Festas da Santa Cruz próximas.

Com "Prazeres"