sexta-feira, 1 de abril de 2016

INFORMAÇÃO DA C.M.A.

            JÁ AVANÇOU A REPARAÇÃO DA PRAÇA DE TOUROS DA ALDEIA DA VENDA


Depois do arranjo feito no ano passado na Praça de Touros do Alandroal, chegou a vez da reparação da Praça de Touros da Aldeia da Venda. A Câmara iniciou esta semana os trabalhos de desmontagem que antecedem a preparação das melhorias a nível da estrutura, a substituição de madeiras, ferros, chapas e reparação dos bancos.
Esta obra corresponde a um anseio da população da Freguesia de Santiago Maior e permitirá a recuperação total deste equipamento cujo estado de degradação estava a agravar-se ano após ano. Estima-se que o custo total da reparação ronde os 25.000 € e prevê-se que os trabalhos estejam concluídos até ao final da primeira semana de Maio.
Via: Site C.M.A.

9 comentários:

Anónimo disse...


Que feliz eu ficaria, se um dia ao visitar o MEU LINDO ALANDROAL, (Terra que me viu nascer) visse os MAGNÍFICOS CHAFARIZES DE GRANITO, TRATADOS E EMBELEZADOS, BROTANDO DELES OS BELOS ALANDROS/ALOENDROS/LOENDROS, COM AS SUAS MARAVILHOSAS FLORES BRANCAS E AVERMELHADAS, e que, segundo rezam as Lendas,
FORAM ELES QUE DERAM ORIGEM AO BONITO NOME DE A L A N D R O A L !


Seria assim tão difícil a realização deste tão doce sonho?...

Anónimo disse...

AGORA COM AS TOURADAS PERTO DO FIM POR LEI, MAIS DIA MENOS DIA É QUE SE GASTA DINHEIRO EM PRAÇAS DE TOUROS, É PARA FICAREM PARA A HISTÓRIA.
COMO DIZ O COMENTADOR ACIMA PLANTEM ALOENDROS POR TODA A VILA PARA SE FAZER JUS AO NOME.

Anónimo disse...

Quero deixar à cabeça uma declaração bem clara: NÃO GOSTO DE TOURADAS.
'e há mais de quarenta anos que não ponho os pés numa praça de touros'
No entanto, e há sempre um entanto nestas coisas, tenho amigos muito queridos que apreciam esse espetáculo. E quando em contacto com esses amigos, em conversas diversas, logo amacio a minha vontade dos mandar para um certo sítio, devido à amizade que lhes tenho. E também tenho amigos que vivem do mundo taurino. Vou falar do António, amigo com quem, volta e meia, espreito umas madrugadas. "Aqui ficam as minhas desculpas porque o refiro sem o consultar".
Pois o António, homem esforçado e trabalhador, é equitador. Treina, ferra e tosquia cavalos de toureio. E também lhes faz tranças nas crinas e nos rabos. Trabalha para cavaleiros tauromáquicos. Ora se acabassem as touradas lá ficava o meu amigo António sem trabalho. E esse mal eu não lhe desejo.

Por estas e por outras é que eu vou calando a minha aversão às touradas.

Sem contar que se acabarem as touradas também se acabam os touros bravos.

Por último, peço para repararem que nem sequer falo da praça de touros da Venda nem da intenção da autarquia.

Anónimo disse...


(Meu de 02 abril, 16:53)

O motivo da existência destes chafarizes, foi a de saciar a sede aos animais,
(muares) para não terem que se deslocar junto á Fonte da nossa Praça da República; daí a razão de serem colocados nas principais entradas da Vila.
Foi, sem dúvida, um rasgo de muita inteligência, do então Presidente, Alexandre Manuel Fernandes. Finais dos anos 40, ou início de 1950.

Já o Presidente que se seguiu (Joaquim Martins) não comungou da mesma opinião, dado que logo que assumiu a Presidência, os mandou ENTULHAR.

É certo que os tempos mudaram e com toda esta evolução, NÃO PODIAM OS MESMOS
CONTINUAR A TER A MESMA UTILIDADE!

A VERDADE É QUE ATÉ HOJE NÃO HOUVE NENHUMA PRESIDÊNCIA QUE LHES TIVESSE DADO
UMA IMAGEM DIGNA, O VALOR QUE ELES MERECEM, UMA UTILIDADE Á ALTURA DA SUA TÃO APRECIADA ARQUITECTURA !

Que me desculpem, MAS TODAS AS PRESIDÊNCIAS FORAM CULPADAS DESTE DESLEIXO !

É com muita tristeza que escrevi este meu desabafo !...






Anónimo disse...

Praças de touros com traça alentejana ainda se percebe que sejam conservadas, se acabarem as touradas podem ter outros aproveitamentos e fazem parte da paisagem arquitectónica Alentejana, quer se goste ou não.
Praças de toiros desmontáveis é coisa de tendeiros, não deviam existir, não dignificam a arte e a tradição do toureio, são uma espécie pimba, foleira e de mau gosto.
Francamente, investir seja o que for com aberrações, não se entende, especialmente de gente inteligente e esclarecida.

Desculpem, mas também é um desabafo insignificante, mas sincero .

Anónimo disse...

POR AQUI É MAIS DE SE DAR ATENÇÃO A PROGRAMAS PIMBAS, ISSO SIM É O FUTURO E O CAMINHO DA COLTURA DO ALANDROAL.

Anónimo disse...

Até se estava a travar aqui uma conversa interessante sobre este assunto, mas, como não podia deixar de ser, o comentário das 23:54 veio trazer ao de cima o habitual: a coltura pimba.
Deixe lá isso, caro comentador/a. Olhe que não faltarão outras ocasiões para se espalhar e dizer de sua justiça. Aconselho-o apenas a esperar a hora propícia.

Anónimo disse...


comentário das 23:54 veio trazer ao de cima o habitual: a coltura pimba.

E porque será ?
Onde há fumo há fogo.
A dita está implantada por aqui quer o comentador que fiquemos indiferentes, e que nada se comente a cerca do habitual?
Comer e calar é o que dava jeito.
Como vos entendo.

Anónimo disse...

A coltura pimba existe porque tem quem se reveja no estilo e a consuma e no Alandroal é para diante, e como tal há quem a defenda como é o caso do comentador ou comentadora de 04 abril, 2016 15:52.