terça-feira, 19 de abril de 2016

AUGUSTO MESQUITA ESCREVE PARA MEMÓRIA FUTURA A NOMEAÇÃO DE UM CONTERRANEO PARA CÓNEGO DO CABIDO DE ÉVORA


                       Francisco Couto nomeado cónego do Cabido de Évora

 A 24 de Março último, o Arcebispo de Évora D. José Alves nomeou para a função capitular (cónego) do Cabido de Évora, cinco sacerdotes: António Sanches do Redondo, Elias Martins de Coruche, Júlio Roxo de Fronteira, Carlos Melo de Arraiolos e o nosso conterrâneo Francisco Hipólito Santanita Machado Couto.
            Perante uma multidão, que tornou pequena a Catedral de Évora, no dia 10 do corrente mês de Abril, os novos cónegos fizeram o juramento canónico e profissão de fé, marcando desta forma a entrada no Cabido. Porque este, exerce a função de colégio de consultores, compete-lhes aconselhar o Bispo no governo da Diocese, e a dinamização da Catedral.
            O Padre Couto como carinhosamente é tratado na sua Terra Natal, nasceu em 29 de Junho de 1972. É filho da Exma. Senhora D. Maria Joaquina Santanita Couto e do Senhor Joaquim António Machado Couto. Frequentou a Escola Conde Ferreira e teve como professora a D. Maria Florinda Água Morna. Concluído o ensino primário, em Outubro de 1984, com 12 anos de idade, ingressou no Seminário de Vila Viçosa e em Outubro de 1989 transferiu-se para o Seminário de Évora, e formou-se em teologia pelo Instituto Superior de Teologia de Évora. Em 3 de Fevereiro de 1992, perdeu o pai, vítima de doença prolongada. Francisco possui quatro irmãs, criar cinco filhos naquela situação, não foi nada fácil para a D. Maria Joaquina.
Ordenação de diácono
           No Domingo, dia 9 de Junho de 1995, o Polidesportivo de Mourão, após excelente ornamentação, virou uma autêntica Catedral, para acolher mais de um milhar de cristãos que participaram na ordenação do Diácono Francisco Couto e do Presbítero Marcelino Caldeira, para o serviço da Igreja eborense.  
                                                                 Ordenação sacerdotal
 No dia 29 de Junho de 1996, precisamente no dia em que comemorava o seu 24.º aniversário natalício, Francisco Couto escolheu a Igreja de S. Domingos para receber das mãos do Senhor Arcebispo de Évora D. Maurílio de Gouveia, o poder e a graça de exercer funções e ministérios eclesiásticos que se referem ao culto de Deus e à salvação das almas. Mais de 50 sacerdotes concelebraram com o Arcebispo de Évora nesta bonita cerimónia.
            Após esta solenidade, que foi acompanhada por cantores do Seminário e pelo Coral de S. Domingos, seguiu-se um jantar de confraternização no salão polivalente da Escola Secundária, aberto a toda a comunidade e visitantes, oferecido pelas pessoas de Montemor que, prontamente se disponibilizaram para oferecer abundante refeição, símbolo da partilha comunitária da alma montemorense, que excedeu as melhores expectativas.
 Missa Nova
O novo sacerdote celebraria no dia seguinte, a sua Missa Nova, na Igreja Matriz da sua Terra Natal, que se encontrava superlotada de fiéis.
            De Setembro de 1996 a Setembro de 1999 esteve como Prefeito no Seminário de São José (Caparide) Lisboa. Por decisão do Senhor Arcebispo, o Padre Couto assumiu como Pároco in solidum as paróquias de Santa Luzia, Nossa Senhora da Assunção e S. Brás de Varche, e de capelão da Santa Casa da Misericórdia e do Estabelecimento Prisional de Elvas.
 Doutoramento
 No dia 10 de Março de 2003, o Padre Francisco Couto concluiu o doutoramento no Instituto Litúrgico de Santo Anselmo, em Roma, defendendo a tese Ordo Initiationis Puerorum qui aetatem catecheticam adepti sunt. Uma proposta a partir de uma releitura Litúrgico-Pastoral. O nosso conterrâneo terminou o seu doutoramento obtendo a nota máxima: “Summa Cum Laude”, o equivalente a 20 valores. É obra!
            Depois de ter efectuado um trabalho extraordinário, que mereceu por parte dos elvenses os maiores elogios, no dia 2 de Outubro de 2011 o Padre Montemorense é colocado em Vila Viçosa no Santuário de Nossa Senhora da Conceição, também conhecido por “Solar da Padroeira” por nele se encontrar a imagem da Padroeira de Portugal.
            Além de pároco do referido santuário e da paróquia de São Romão – Ciladas, o Padre Couto é ainda, Capelão da Fundação da Casa de Bragança, Presidente da Caritas de Vila Viçosa, Director do Departamento da Pastoral Litúrgica, Vice-Presidente do Serviço Nacional de Acólitos, coopera com a equipa da Obra Nacional da Pastoral do Turismo, é Membro da Assembleia Internacional do CIM (Coetus Internationalis Ministrantiun), e Professor no ISTE na disciplina de Liturgia.
            O Padre Couto é um talentoso conferencista, que tem usado da palavra um pouco por todo o lado. Ainda no dia 7 de Março último, integrado nas comemorações do Dia de S. João de Deus, na Capela do Hospital que tem o seu nome, brindou os montemorenses com uma brilhante conferência intitulada “Misericórdia e Hospitalidade”.
            Para esta nova etapa da sua vida, a “Folha”, que em 2007 e 2008 contou com a sua valiosa colaboração, deseja-lhe as maiores felicidades. Parabéns Cónego Francisco Couto por esta prestigiante nomeação.
           
Augusto Mesquita
Abril/2016





Sem comentários: